- 11 de julho de 2025
Justiça condena ex-deputado
Acusado pelo Ministério Público Estadual de desviar dineiro de servidores do seu gabinete na ALE, quando foi deputado estadual, o empresário Chico das Verduras, foi condenado ontem a três anos e meio de prisão por crime de peculato.
A condenação cabe recurso.
"Artesanais"
A Polícia Civil desmantelou um laboratório de prepara do drogas "artesanais". O albergado Fábio Bandeira da Silva foi preso em um laboratório de drogas onde armazenava e preparava cocaína, no bairro Jardim Tropical.
É fato, Xingú
Igual ao ditado que diz que "onde há fumaça, há fogo", quando um político vem a público "desmentir boatos", pode ter certeza de que se trata de fato verdadeiro. E foi o que fez na semana passada o deputado Jânio Xingú afirmando que o G14 não está em crise interna com descontentamentos de parte de alguns membros, com desconfiança de "puladas de cerca" de outros.
Rolando Lero
Aderir à proposta do líder do G14, George Melo, de "pela governabilidade" que nada mais é do que ser da base governista mas não liderados pelo homem do milagre da multiplicação, Mecias de Jesus, não está convencendo a maioria dos membros do grupo. "Isso é papo de Rolando Lero", disse um G14 revoltado.
"Grupo do Jalser"
À Coluna, um deputado comentou que o G14 na realidade sempre foi o GJ, "Grupo do Jalser", que é quem verdadeiramente lidera o G14. Ocorre que, alguns deputados, com esse discurso de "pela governabilidade", já entraram na base do governo. Não assumiram publicmente isso, mas já estão votando com quer o dona Suely Campos.
Os resultados de algumas votações em plenário e nas comissões provam isso.
Bases governistas
"Hoje, na realidade, o governo conta com três grupos de deputados que o apóiam: o comandado pelo Mecias; o liderado pelo Soldado Sampaio, e agora os três ou quatro "pela governabilidade" do GJ", comentou a fonte.
Calçar as sandálias da humildade
Se candidato for à Prefeitura de Boa Vista - o que tudo indica -, o ex-governador Chico Rodrigue só precisa de uma dosezinha de humildade para a oisa ficar mais justa: dividir os pouco mais de 100 mil votos que obteve na eleição passada, com quem trabalhou e pediu votos para ele como os deputados Jalser Renier, Maria Helena, Xingú, Shéridan, Jorge Everton e outros; como a prefeita Teresa Surita; como o senador Romero Jucá, e até como o ex-governador Anchieta Júnior. Ou seja, os pouco mais de 100 mil votos de Chico, se dados diretamente a ele, se muito, representaria uns 10% desse monte que ele se apropria.
13° das dividas
A chegada do fim de ano traz em muitas pessoas a expectativa de receber o 13º salário. Uma pesquisa da Associação Nacional dos Executivos em Finanças mostrou que a maioria irá usar o benefício para pagar dívidas.
A pesquisa mostra que 74% dos brasileiros usarão o dinheiro para pagar o que já estão devendo. A grande maioria diz que a prioridade é quitar ou diminuir a dívida do cartão de crédito e do cheque especial. Os dados apontam ainda que os gastos com presentes de Natal não devem passar de R$ 500,00.
Vai mal
Reflexo de como anda o governo de dona Suely Campos: Matadouro pertecente à Codesaima não emite nota fiscal porque a empresa não pagou o serviço de internet.
Avisem madame
Alguém precisa informar à governadora que hoje em dia, tão importante como pagar a energia elétrica e fornecimento de água, é pagar o fornecimento de linha de internet.
Parceria Foto Ribamar Rocha (FolhaBV)
Foi assinado ontem na ALE o protocolo de intenções com o Tribunal de Justiça para que as decisões do PROCON Assembleia sejam homologadas pela Justiça Estadual. A parceria agilizará os processos inciados na ALE.
Depoimento na PF
O ex-presidente Lula deve ser convocado a depor no escândalo de venda de medidas provisórias, que, segundo a Polícia Federal, rendeu R$ 2,4 milhões a seu filho Luiz Cláudio Lula da Silva só no caso da MP 471, que prorrogou benefícios fiscais para montadoras de automóveis. Já investigado por tráfico internacional de influência, Lula também foi denunciado em casos de corrupção no âmbito da Operação Lava Jato.
Roraima continua em greve
Após 21 dias de paralisação, bancários de 24 estados e do Distrito Federal decidiram ontem à noite encerrar a greve da categoria, iniciada no dia 6 de outubro. Em todos os bancos privados, as agências voltam a funcionar hoje. Em alguns estados, os funcionários dos bancos públicos decidiram manter a greve. (Veja abaixo a situação em cada estado).
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propôs reajuste de 10%, em resposta à reivindicação de 16% da categoria. Os sindicatos nos estados de Mato Grosso e Roraima rejeitaram a proposta e decidiram manter a greve em todos os bancos.
FHC aperta "start" da renúncia
Em entrevista ao programa "Roda Viva" da TV Cultura, São PAulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, pode ter apertado o botão de "start" para a onda de pedidos para que a presidenta Dilma Roussef, renuncie.
"Tinha que ter uma renúncia com grandeza. A presidente Dilma não pode desconhecer o que nós conhecemos, que a economia está em uma situação desesperadora, que há uma crise política. Ela tinha que dizer: 'eu saio, eu renuncio, mas eu quero que o Congresso aprove isso, isso e isso'", sugeriu.
Avisem madame 2
Institutos nacionais de metereologia anunciam um perído grande de estiagem em Roraima. A squeimadas que já vêm ocorrendo, pelo o que está sendo previsto, são só um aperitivo do que deverá vir nos próximos meses.
Dois meses
Semana que vem completam dois meses que o Ministério Público de Contas protocolou pedido de afastamento da governadora dona Suely Campos e da primeira filha, Daniele Campos, da chefia da Casa Civil, e até hoje, só os nomes para compor a comissão que irá analisar o parecer da comissão da Consultoria Jurídica da ALE, foram apresentados.
Suspeitas e confirmações
Se antes havia supeita de que o pedido feito pelo procurador geral do MPC, Paulo Sérgio Souza, serviu para que surgisse no G14 a tal proposta "pela governabilidade", hoje, pelo andar da carruagem, já tem gente afirmando com todas as letras que o pedido serviu, sim, para ajustes entre alguns do G14 com o governo.