- 11 de julho de 2025
Prazo para CPI do Selmão
Diante do pedido protocolado na Assembleia Legislativa de Roraima pelo Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima), que solicita a instalação de uma CPI para investigar indícios de irregularidades nas contas do Fundeb (Fundo Nacional da Educação Básica), e do posicionamento de vários deputados em favor da investigação, o presidente da Casa, deputado Jalser Renier, solicitou da Comissão de Educação que apresente em 10 dias, um relatório das possíveis irregularidades apontadas pelos professores e suas demandas.
Jalser Renier explicou que antes de instaurar a CPI, devem ser esgotadas todas as formas de diálogo entre Comissão e professores, e que precisa seguir os tramites exigidos no Regimento Interno da ALE-RR. “O primeiro passo é o diálogo. Eu preciso do aval da Comissão de Educação, que foi criada para ouvir os anseios da classe, saber o que o Governo está fazendo, o que não está fazendo, quais são as condições de conversas que ainda poderemos ter. E aí sim, exauridas as conversas, e se não chegar a lugar nenhum, vamos adotar termos mais ríspidos baseados no Regimento Interno e na Constituição Estadual. Independência não é guerra. Por essa razão, vamos fazer o nosso trabalho com responsabilidade. Instalada a CPI, vamos investigar também o Governo anterior, doa a quem doer”, concluiu o presidente.
Convite
Corre informação extraoficial de que diretores de escolas públicas, sob orientação do Palácio Hélio Campos, estão entrando em contato com pais de alunos convidando-os para o desfile de 7 de Setembro. O convite viria junto com novo uniforme padrão dos estudantes da rede pública de ensino estadual.
Protesto
Já do lado dos professores indígenas que apoiam a greve a informação é que eles pretendem aproveitar a data para promoverem um ato de protesto contra o governo de dona Suely Campos.
Vem mais
Os professores indígenas entraram em greve cobrando direitos trabalhistas, depois exigiram a exoneração da primeira irmã e secretária de Educação, Selma Mulinari. No início da semana já exigiam uma CPI na Assembléia Legislativa para apurar denúncias de gastos irregulares na pasta. Daqui a pouco será o impeachment de dona Suely Campos que será exigido pelos "parentes".
Até os estudantes
E para dar mais dor de cabeça à dona Suely, lideranças estudantis protestaram contra o governo e contra a greve, exigindo entendimento diante da perda de aulas que já comprometeu o ano letivo. Uma carta pedindo o entendimento entre os dois lados foi entregue no Palácio Hélio Campos para conhecimento e providencias da governadora.
O que é prioridade para dona Sula?
Não faltam questionamentos à dona Suely sobre o que é prioridade de verdade no seu governo, como os custos com publicidade em rádio e TV, como o contrato de quase R$ 400 mil para banquetes com lagosta, salmão e bacalhau, como os gastos de milhões de reais com pintura de escolas com as cores do seu partido, o PP, enquanto professores cobram por melhorias salariais e a greve prejudica milhares de estudantes.
Prefeita brinca com a PF
A Polícia Federal afirmou ontem que a maior dificuldade na busca pela prefeita "ostentação" de Bom Jardim (MA), Lidiane Rocha (PP), tem sido a quantidade de pistas falsas que ela deixou. Segundo o chefe da Delegacia de Combate ao Crime Organizado no Maranhão, delegado Fabrizio Garbi, as pistas foram plantadas para fazer a PF se perder. Ele, no entanto, diz que ela será capturada.
"Nós pegamos gente muito mais experiente em fugir, a qualquer momento ela poderá ser presa", disse o delegado.
Conhecida pela ostentação de bens de luxo, vaidade em excesso e uma condição financeira muito superior à da população de Bom Jardim, Lidiane está foragida desde o dia 20 de agosto. A prefeita é suspeita de desvios de recursos da educação municipal e fraude à licitação que podem alcançar 15 milhões de reais.
Informando novamente
Para o amigo leitor menos atento, a Coluna volta a informar: a prefeita ostentação Lidiane Rocha é do PP, partido de gente boa como Paulo Maluf, João Pizzolati e Neudo Campos.
De volta pro aconchego
E o ex-governador José de Anchieta vai deixar a ponte aérea BSB/BV/BSB e fixar novamente residência em Boa Vista, onde está o motivo que já o fez perder 10 quilos só de alegria.
Festas, bebidas e piscina
O que será que ainda falta ser mostrado sobre as "atividades" dos detentos da Penitenciária de Monte Cristo?
Ontem o estado e a governadora dona Suely Campos ficaram sabendo pelo Portal G1 que presos fazem festas com direito a "banho de piscina". As imagens foram descobertas por um policial militar durante uma vistoria nas celas onde celulares foram apreendidos, e teriam sido tiradas recentemente. Em outras fotos, presos aparecem com bebidas alcoolicas.
Cadê as provas, "sogrão'?
Com aquela cara de quem acabou de acordar, o primeiro sogro e secretário Josué Filho disse em entrevista que "está tudo sob controle" na PAMC, e que as fotos são antigas. Mas se são antigas, por que diabos elas não foram divulgadas antes? Como o "sogrão" pode afirmar isso sem qualquer laudo ou perícia que comprove o que afirma?
É só verificar
Se há dúvida de Josué Filho, quanto às datas das fotos apreendidas, basta verificar nos próprios celulares apreendidos a data em que foram tiradas que o registros estão lá.
Investigação
Diante de tudo isso que vem há um bom tempo ocorrendo na Monte Cristo, não é oportuno a Assembleía Legislativa e o Ministério Público Estadual apurarem tais denúncias colhendo depoimentos de agentes penitenciários, policiais, e dos próprios presos?
Reflexão
Imagem que chocou o mundo ontem, de uma criança que era um dos 12 refugiados sírios que morreram afogados tentando chegar à ilha grega de Kos, causou reflexão nos governos de vários países.
O que a Máfia respeita e cuida
Entre as semelhanças de comportamento e regras que há entre a Máfia e alguns políticos, a proteção e respeito com as esposas é uma delas. Raro, muito raro, um mafioso desrespeitar essa regra numa disputa com outro concorrente. De igual forma isso tem sido uma espécie de lei para políticos que evitam a qualquer custo envolver suas esposas em qualquer situação ilícita.
Políticos e "políticos"
Porém, nem todo político tem esse respeito e cuidado com suas esposas. Daí, nas justiças estaduais e Federal, correrem processos contra companheiras de políticos enroladas até o pescoço em crimes que vão de peculato, desvio de dinheiro público, sonegação fiscal, enriquecimento ilícito, apropriação indébita de salários alheios, à formação de quadrilha.
Musa
Em Roraima, vergonhosamente, é realidade que algumas esposas de políticos respondem processos criminais acusadas de roubo de dinheiro público, apropriação de salários de "laranjas" e formação de quadrilha no famoso Escândalo dos Gafanhotos. No entanto, há entre elas, quem fez questão de participar ativamente das "atividades" do marido. E assim, tem até quem virou celebridade nacional em reportagem vista por milhares de pessoas no YouTube e outras milhares na revista Época como musa de mais outro escândalo.