- 11 de julho de 2025
Cavar cacimbas no inverno, dona Suely?
Há mais de um mês iniciou o inverno (período de chuvas) em Roraima, e parecido com o de que 2012, trechos de rodovias asfaltadas foram atingidos com o avanço das águas. Em resumo, São Pedro está mandando além da conta em termos de chuvas para o estado. E é nesse inverno que a governadora dona Suely Campos, resolve contratar empresa Bimeko pertencente ao marido da secretária-adjunta de Educação, Ana Ferst, para cavar cacimbas no interior roraimense. Foi o que divulgou ontem o jornal Roraima em Tempo.
Perguntinha:
A matéria informa ainda que, a exemplo de outros contratos, dona Sula firmou esse também sem a realização de licitação pública. Aí, vem a pergutinha: em que a governadora se baseou para contratar um emrpesa para cavar cacimbas em pleno inverno e como ela, sem licitação pública, que a firma do marido da secretária-adjunta apresentria ao menos o melhor custo-benefício para o estado?
Quebra de sigilo
A CPI da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprovou ontem a quebra de sigilo das transferências bancárias e fiscais do atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero e do empresário do setor de turismo e eventos, Wagner José Abrahão. A medida foi validada pelos senadores em requerimentos de autoria do senador Romário, presidente da Comissão.
A CPI também aprovou convites/convocações e solicitação de documentos para respaldar os trabalhos de investigação dos senadores. A CPI aprovou convites de uma série de jornalistas que fazem cobertura do futebol e que fizeram trabalhos de apuração nas possíveis irregularidades. “Estamos aprovando os requerimentos, mas as datas de convocação serão definidas de acordo com os encaminhamentos dos trabalhos”, afirmou o senador Romero Jucá, relator da CPI.
Mudos, cegos e surdos
Quem não lembra os deputados Sampaio das Diárias, Mecias "milagreiro" de Jesus e Brito Danadão denunciando contratos do governo passado, e agora o trio se cala e fecha os olhos com o que o "governo do povo" anda fechando com empresas de fora de Roraima. Quanto é que eles ficariam assim, mudos, se algum secretário de Anchieta Júnior ou Chico Rodrigue tivesse empresa contratada?
Saia justa
A greve dos professores tem colocado os políticos que dão sustentação ao governo do estado em verdadeira saia justa. Eles não têm como apoiar os professores contra quem, em troca da sustentação política, lhes dão sustentação partidária com cargos no governo, não é galo velho?
Dilema
Entre a cruz e espada, haja vista que é professora e da base governista, a senadora Angela Portela pediu "disposição ao diálogo", alegando que "a educação de nosso Estado não pode prescindir deste entendimento".
Pontos de drogas
Em uma reunião realizada ontem com representantes de órgãos ligados à segurança pública do estado, a prefeita Teresa Surita apresentou os dados do Mapa Falado da Segurança. O levantamento realizado por meio do Programa Braços Abertos, identificou 85 pontos de droga, 49 pontos de violência e sete de prostituição, em treze bairros da capital.
O mapeamento começou a ser elaborado em janeiro desse ano com base em informações passadas pelos próprios moradores. Entre os locais apontados estão ruas, avenidas e praças públicas nos bairros Senador Hélio Campos, Cauamé, Santa Tereza, União, Asa Branca, Tancredo Neves, Alvorada, Equatorial, Buritis, Santa Luzia, Cidade Satélite, Professora Araceli Souto Maior e Pintolândia.
Parcerias
Ao apresentar os dados, a prefeita demonstrou preocupação, principalmente com os jovens expostos a situações de violência e destacou a importância de parcerias para solucionar o problema. “A prefeitura não tem a condição de atuar sozinha nessas áreas, nós precisamos da parceria de todos para encontrar caminhos e enfrentar essa situação tão grave que é a droga e a prostituição”, disse.
Pressão em Dilma
O presidente da ALE, deutado Jalser Renier, aroveitou a realização da reunião do Parlamento Amazônico para aprovar resolução em que deputados estaduais e federais dos estados amazônicos exijam da presidente Dilma que revogue o decreto que transfere as terras da União para Roraima e que prevê a criação do Parque Nacional Lavrado.
Condutor Legal
Como forma de incentivar os motoristas de transporte público da capital, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), lança na próxima segunda- feira, 24, o prêmio Condutor Legal. O evento ocorre a partir das 19h30, no auditório da Faculdade Cathedral.
Será uma ferramenta inovadora para os profissionais do segmento de táxi-lotação, convencional e ônibus. O programa vai premiar condutores com no mínimo 12 meses de serviço.
Na rua
A Coluna volta a afirmar: em qualquer estado sério, o secretário de Justiça que responde pelo sistema penitenciário já tinha há muito tempo sido exonerado do cargo diante da farra que ocorre na Penitenciária de Monte Cristo. Ontem, foi publicado as fotos de oito preesos que fugiram por um túnel cavado sem problemas para fuga dos presos.
Longe de acontecer
Só os mais otimistas dos oposicionistas ainda crêem no impeachment da presidenta Dilma, depois que ela acertou apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros.
Uso distorcido
Não só de lavanderia de roupa suja, mas de espaço para racismo,
preconceito, discriminação, difamações, calúnia e uma série de coisas
que contradizem a proposta de uso de uma rede social.