- 11 de julho de 2025
Contratos suspensos
Por decisão do desembargador Mauro Campello, a liminar que mantinha os contratos de quase R$ 60 milhões entre a Secretaria Estadual de Educação com as empresas amazonenses Costa Rica Serviços Técnicos Ltda.e DR7 Serviços e Obras Ltda, para serviços de manutenção e reforma predial das escolas estaduais, estão suspensos.
o Tribunal de Cotas do Estado decidiu em maio que os contratos deveriam ser suspensos por inadequação dos contratos firmados.
Uma das empresas entrou com pedido de suspeição do relator da matéria, conselheiro Essen Pinheiro em maio passado, o que garantiu que as empresas continuassem prestando serviço ao governo e recebendo.
Ontem, Mauro Campello em seu despacho apontou a "prejudicialidade do presente feito, pela perda do objeto, haja vista que a alegada ilegalidade suportada pela empresa impetrante restou superada ante o julgamento da exceção da suspeição pelo Pleno do TCE".
Mais saia justa
Tem certas coisas que quando se mexe, mais exala mau cheiro. Ontem o advogado Marcos Oliveira, aquele que esdruxulamente (para usar linguajar parecido) agradeceu por uma irregularidade (tramite administrativo e legal não cumprido) cometida pelo diretor da Detran, Juscelino Pereira, ao liberar seu veículo com sem documentos do carro e de habilitação, voltou a agradecer Juscelino, repetindo que ele "de bom senso" deixou sair com seu carro sem qualquer documento.
Nada propício
Tudo isso, porque Marcos Oliveira, de short, camiseta e chinelos foi questionar o trabalho de policiais militares que tinham apreendido um veículo de um suposto cliente seu que, por falta de tato ou experiência, não se tocou que alí, na rua, a autoridade (no caso os policiais) estavam executando o seu trabalho, e se ele entendeu alguma irregularidade, abuso ou até mesmo crime por parte dos PMs, que coletasse provas para no ambiente e momento propícios (delegacia ou na justiça) questionar apontando o que ele lá entendeu como erro, irregularidade ou crime dos policiais.
Sair batendo boca e talvez se excedendo perante a autoridade do local é pedir para ser - como foi - conduzido para delegacia por desacato.
Lição
Advogados mais tarimbados e mesmo recém formados, porem mais atentos, dificilmente cometeriam qualquer ato esdrúxulo (só para lembrar pobre linguajar) que levasse o mais truculento dos policiais a prendê-los. E muito menos, pagariam mico veiculando vídeo esdrúxulo (só para certificar o pobre linguajar).
Condenação
A Justiça Federal no Paraná condenou ontem o ex-presidente da OAS por envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras. A OAS é uma das empreiteiras acusadas de formar cartel para fraudar licitações da Petrobras.
O ex-presidente Léo Pinheiro foi condenado a 16 anos e quatro meses de prisão por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Lista
A lista das 20 escolas com as melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 está mais diversificada do que em anos anteriores. Os colégios do Sudeste continuam sendo maioria, mas desta vez há mais instituições do Nordeste e do Centro-Oeste ocupando as primeiras posições.
TV Assembléia
Como anunciado pelo presidente da ALE, deputado Jalser Renier, amanhã iniciam a transmissão de sinal da TV Assembleia, Canal 57. As sessões da Casa e notícias do Poder Legislativos serão veiculados no canal que também transmitirá parte das programações das TVs do Senado e da Câmara.
Mais de 700 processos
O Tribunal de Justiça de Roraima tem meta de julgar mais de 700 processos amanhã, 7, em uma sessão especial. O julgamento marca o Dia do Advogado e Magistrado, celebrado no mesmo dia e pretende atingir as metas impostas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de julgamento e arquivamento de processos. Dentre os processos aprovados pela Turma Recursal para a pauta de julgamentos, haverá o julgamento em bloco das causas de má prestação de serviço de telefonia e fila de banco.
Seis magistrados pertencentes à Turma Recursal vão trabalhar no mutirão de julgamentos, entre eles, o 1º Titular-Dr. Cristóvão Suter; 2º Titular-César Alves; 3º Titular-Dr. Erick Linhares; 1º Suplente-Elvo Pigari; 2º Suplente-Angelo Mendes e 3º Suplente-Bruno Fernando Alves Costa. Cinco servidores e três estagiários também auxiliarão na atividade.
O contribuinte quer saber
Menos de uma semana em que uma visitante de um "hóspede" da Penitenciária de Monte Cristo foi flagrada carregando celulares, uma vistoria surpresa apreendeu mais de 100 celulares nas celas.
É do contribuinte questionar como tudo isso entrou e provavelmente continua passando nas revistas e entrando na penitenciária? Quais medidas a Secretaria de Justiça, do primeiro sogro Josué Filho, adotará para impedir esse absurdo, pois nesses sete meses de "governo do povo" foram de festa na PAMC? E se descobriu quem permitiu a entrada dos celulares, o que foi feito com tal "amigo" da criminalidade?
Só pode ser piada
Na Venezuela até as cervejarias fecharam como mais um dado da pior crise econômica que o país enfrenta. E o "governador do povo", quer investir dinheiro do estado lá.
Arrependidos
Não se duvida que a maioria dos professores estaduais de Roraima está arrependida em ter feito campanha e votado em dona Suely Campos. Desiludidos com Anchieta Júnior e Chico Rodrigue, os professores acreditaram nas promessas de Neudo e dona Sula de que suas reivindicações seriam atendidas, e o que se vê é que mais uma queixa de calote eleitoral pesa contra o "governo do povo".
De resto, Roraima tem greve dos professores na semana que vem e quem arca com o prejuízo são os milhares de estudantes da rede pública de ensino.
Outro lado
Já Neudo e dona Sula afirmam que estão cumprindo tudo que prometeram aos professores.
A era da mentira
A revista Super Interessante desse mês traz matéria de capa sobre "A era da mentira" e informa as campeãs no ranking "pinochiano":
49,2% mentem ao dizer "Está tudo bem"; 44,7% "Eu não sabia"; 37% "Eu estava só brincando"; 31% "Meu celular sem sinal/bateria"; 22% "Já estou a caminho".
Três pulam fora
Na hipótese de acontecer o impeachment da presidenta Dilma, pelo menos três senadores deixarão na mesma levada o PT.
Deu chabú
Relacionamento de duas figuras ilustres que demonstravam nas redes sociais recíproca paixão avassaladora e que prometia ser eterna, deu chabú. Uma médica, caso antigo descoberto, foi o motivo da precoce separação.
Escolinha do Professor Raimundo
Tanto nas escolas como nos manuais de redações de veículos de comunicação - quem já foi repórter sabe bem disso - palavras com sentido irônico ou propositadamente escrita errado são cercadas por aspas " ", justamente para informar que se trata de erro ou ironia.
Agora, escrever "exculhambada" e "exculhambação" com 'X', sem aspas e em vários contextos distintos é erro ortográfico puro, coisa de semi-alfabetizado.