- 11 de julho de 2025
Agradecimento
A ex-presidente da Câmara de Vereadores de Boa Vista, Sônia Barcelar, fez agradecimento público ao senador Romero Jucá pela sua efetivação como servidora pública federal na primeira lista beneficiada pela Medida Provisória 660/2014, que permite o enquadramento de servidores que trabalharam nos ex-territórios, durante o programa "Linha de Frente", na Rádio 93 FM.
Romero jucá foi o relator da Medida provisória e defendeu pessoalmente junto à presidenta Dilma a sanção do projeto.
Não é "Lei Darby"
A efetivação de Sônia Barcelar e de mais 59 servidores do ex-território é processo bem diferente do que fez de forma ilegal o homem do milagres de multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, quando, simplesmente, por decreto legislativo, criou um trem da alegria através da Lei Darbilene (nome dado em homenagem a mais ilustre das beneficiadas daquela ilegalidade, Darbilene Rufino, a Dárby, como é mais conhecida nas colunas sociais, mulher de Mecias, e muito bem efetivada) que efetivou sem concurso público 76 pessoas.
Lei é lei
A Constituição Federal é clara ao reger que, efetivação no serviço público seja em que esfera for, só através de concurso público, ou salvo como no caso da MP 660, que depois de aprovação no Congresso Nacional e sanção presidencial, tornou efetiva a contração de ex-servidores públicos, em caso especial, dos ex-territórios.
Zapzap não é coisa de homem trabalhador
Reclamação
E parte dos deputados estaduais que se dispuseram a dar apoio de governabilidade a Neudo e Suely Campos, já começa a reclamar da contrapartida do casal. Até agora, indicações para empregar correligionários no governo e atenção com empresas de serviços e fornecimento ligadas aos parlamentares ainda aguardam o "dá cá", do "toma lá".
Contentes e calados
Já outra parte dos que decidiram dar o tal apoio de governabilidade que está calada, ja acomodou seu pessoal.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa
Para o amigo leitor entender melhor, apoio de governabilidade que vereadores e deputados de Roraima dão aos executivos municipais e estadual é aquele apoio de votações durante o mandato em troca de gentilezas como empregos para aliados e serviços para empresas amigas dos parlamentares, isso só durante o mandato. Quando chega a campanha eleitoral, esquece o tal apoio de governabilidade e abre-se nova rodada de negociações ou articulações ou composições político-partidárias entre ambas as partes em troca do "apoio para a eleição", onde o parlamentar pede voto para o governo, e governo dá mais "estrutura" às campanhas dos parlamentares.
Zapzap no "caneco"
Sinal da crise
Oscar Maroni, dono do Bahamas Hotel Club, a mais famosa casa de “entretenimento adulto” de São Paulo, como reza o eufemismo para o que acontece no local, tem procurado agências de publicidade para criar uma campanha para o seu negócio.
Maroni quer fugir da crise. Aos mais próximos, tem dito que de uma média de 150 clientes por noite no ano passado, caiu agora para quinze neste mês de julho.
Travolta do Rei Arthur
Enquanto quase todas as semanas, presos fogem ou fazem "túneis" para escaparem da Penitenciária de Monte Cristo, o mais novo "sommelier" de Roraima, e secretário de Justiça, Josué Filho, ensaiava uns passos a la John Travolta e degustava seleta safra no pub Rei Arthur, fim de semana passado.
Chato
Lá pelas tantas, Josué Filho, igual a muitos outros que chegam às "dunas" Marrakesh, virou "diretor de DJ", pedindo essa e aquela música de sua preferência. Ótimo cliente, a casa não se fez de rogada em atender seus pedidos.
Já os outros frequentadores, pelas caras de reprovação, não curtiram muito a seleção musical do novo "sommelier".
Tradição e cultura
Para quem não conhece, vale a informação. Por tradição ou cultura, boa parte dos políticos do Amazonas adora passeios de lancha, pescaria e muita alegria nos rios que banham o estado sempre bem acompanhados.
Posteridade
Zafira Souza, despertando paixão.