- 11 de julho de 2025
Lula investigado
A Procuradoria da República no Distrito Federal confirmou ontem que investiga o ex-presidente Lula por tráfico de influência em financiamentos do BNDES à empreiteira Odebrecht no exterior. É considerado “crime perfeito”: os financiamentos do BNDES de obras no exterior, em geral países sem órgãos de controle, tinham longos prazos de carência (em média 25 anos), sem licitação, contratos “secretos” protegidos por sigilo fiscal, e eram “legalizados” por acordos bilaterais.
Atende todo mundo
No atual momento de desgaste político e de imagem, Lula está recebendo tudo quanto é gente que queira colar sua imagem com a do queimado ex-presidente falastrão. Assim, não foi à toa que ele recebeu o homem das rinhas de galo, Telmário Mota, e de quebra, elogiou Roraima por eleger "grandes políticos, como o Romero Jucá".
Mais um pito
E falando nisso, ontem no plenário do Senado, o senador Omar Aziz, deu outro pito em galo velho; "Acho que, há pouco, o Senador Telmário se referiu a mim novamente. Ele tem essa mania, não está aprendendo, mas ele avançou bastante. Já está chamando você, senador Romero, de Vvossa eexcelência. Já avançou no linguajar, mudou o discurso. Eu quero colocar aqui que os problemas que o senador Telmário tem com o senador Romero Jucá, lá em Roraima, que ele resolva lá. Não traga para cá essas questões, porque isso não vai resolver os problemas do país, muito menos o problema de Roraima. Por isso, quero parabenizá-lo, senador Romero que já está sendo chamado de vossa excelência pelo senador Telmário".
Pianinho pianinho
E falando em galo velho, o "calote eleitoral" que ele vem aplicando no seu eleitor quando na campanha prometia deixar o colega Romero Jucá "pianinho", comprovou de novo que "pianinho" continua ele. O Senado instalou ontem a Comissão Mista de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação dos Dispositivos da Constituição Federal – CMCLF.
A comissão será composta por sete senadores e sete deputados federais, e tem o objetivo de apresentar no prazo de 240 dias, projetos de lei visando à consolidação da legislação federal, à regulamentação dos dispositivos da Constituição e a modernização e fortalecimento econômico social do Brasil.
Agora, pra variar, adivinhe, amigo leitor, quem é o relator dessa poderosa comissão?
Melhoria no sistema fiscal
Quem respondeu que é Romero Jucá, acertou. Ainda ontem, após a instalação da CMCLF, Romero comentou que a Constituição Federal possui 25 dispositivos ainda pendentes de regulamentação por meio de leis complementares e 117 dispositivos pendentes de regulamentação por meio de leis ordinárias.
"Através deste trabalho iremos melhorar consideravelmente o ambiente econômico do país, já que será possível por meio da modernização e simplificação da legislação fiscal e econômica, fortalecer a economia, garantir empregos e dar mais segurança jurídica às empresas", explicou Romero Jucá, tendo como platéia, um caladinho galo velho.
Conta de apresentadora é hackeada
Ontem, o jornalista Leo Dias, publicou em sua coluna no jornal “O Dia”, que a âncora do “Bom Dia Brasil” da Globo, a jornalista Ana Paula Araújo, foi vítima de um hacker, que lhe deu um grande prejuízo financeiro.
O hacker invadiu a conta bancária da jornalista e roubou R$ 30 mil. Em nota, o banco de Ana Paula, diz, que assumirá o prejuízo e irá ressarci-la.
Guerra
A guerra declarada ontem pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao Palácio do Planalto consumou-se a jato. Pela primeira vez na história recente do país, o Palácio do Planalto pode ter pela frente um adversário real no comando de uma das Casas mais importantes da República. Cunha avisou seus aliados na madrugada que vai formalizar o rompimento com o Executivo na manhã desta sexta-feira. Se confirmada, a atitude pode acarretar consequências graves ao governo da presidente Dilma Rousseff e, politicamente, indicará um afastamento inédito e sintomático do PMDB dos cabides do poder no momento em que a crise política beira a temperatura máxima.
Isso tudo depois de saber que o lobista Julio Camargo, da Toyo Setal, iria contar à Justiça que o peemedebista pediu 5 milhões de dólares do propinoduto da Petrobras para agilizar contratos na estatal. Dito e feito. Mas Cunha não engoliu. Reagiu negando as denúncias, mas horas antes já havia colocado em curso um plano de afastamento do governo que, em tempos de crise econômica e agenda pública à deriva, o fortalece ainda que jogado no lamaçal do petrolão.
Gosta de cadáveres
O 'Miss Bumbum Brasil' está bem democrático neste ano. Para o público que gosta de bizarrices, a Miss que representa o estado de Roraima, Isa Naamah, é um prato cheio. Não em relação às curvas da gata, claro, mas sim quando se trata das preferências da jovem de 20 anos.
Em um novo ensaio sensual para o site Ego, Isa falou um pouco mais sobre suas preferências, e acabou revelando que aos 18 anos, não conseguiu decidir qual curso fazer na faculdade já que nada tinha a ver com ela, então acabou optando por fazer um curso de necrópsia.
Morto pelos próprios comparsas
O menor G.V.S., de 17 anos, foi assassinado na madrugada desta sexta feira dentro do Centro Educacional Masculino, em Teresina. Ele é um dos quatro jovens infratores condenados na semana passada pelo estupro coletivo de quatro meninas e pela morte de uma delas em Castelo do Piauí. O crime ocorreu no fim de maio. G.V.S. foi espancado pelos outros três menores condenados com ele, segundo informações iniciais da Polícia Civil. Ele teria sido atacado no alojamento onde os menores começaram a cumprir a internação, em ala separada.
Tiro no pé
E o "governador de verdade" Neudo Campos anunciou que o grupo de coreanos (que lembra os do pólo calçadista, os da produções de mel, café e celulose) vão exportar casas populares pré-moldadas. Pronto. O setor da construção civil que anda em baixa, irá ficar pior, pois casa pré-moldada reduz mais do que pela metade de mão-de-obra necessaria para construir uma casa. E olhe, amigo leitor, que Neudo é engenheiro civil.
Posteridade
O ex-governador José de Anchieta com o amigo e correligionário Wilson Clemente.
Decisão de HGB é comemorada até pela ré
Decisao acertadíssima do polêmico juiz Hélder Girão Barreto, quando juiz estadual, foi lembrada ontem nas redes sociais, inclusive comemorada pela parte ré, que anda vibrando com a liminar que ele obteve no STF para não ser removido compulsoriamente de Roraima, depois das polêmicas - digamos assim - que comenteu, entre elas, a de ser condenado pelo Tribunal de Contas da União por irregularidades em obra no Forum da Justiça Federal em Boa Vista.
HGB estava corretíssimo, criança mal tratada não pode ficar sob cuidados relapsos e perigosos.