- 11 de julho de 2025
Redução da maioridade penal é aprovada
Em uma decisão histórica, embora reversível, a Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira uma proposta que permite a punição criminal de adolescentes a partir dos 16 anos em casos de crimes graves. O resultado da votação é uma vitória pessoal do presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) - que, sob protestos do PT e de outros partidos contrários à medida - reverteu a derrota de uma proposta semelhante ocorrida menos de 24 horas antes. Houve 323 votos favoráveis, 155 contrários e duas abstenções.
Como fica
A proposta reduz a maioridade nos casos de crimes graves contra a vida, como homicídio, estupro, sequestro, lesão corporal seguida de morte e exploração sexual infantil. A mudança em relação ao texto anterior significa que os adolescentes de 16 e 17 anos que praticarem tráfico de drogas, roubo qualificado, tortura, lesão corporal grave e terrorismo não serão mais incluídos no sistema criminal: para eles, valerá a regra atualmente em vigor.
Risco
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou ontem que a presidente Dilma Rousseff vetará o projeto de lei que reajusta em até 78% os salários dos servidores do Judiciário. Ele disse estar preocupado com o risco de o projeto ter impacto explosivo nos gastos de pessoal não só da União, mas pelo país por causa do seu efeito de pressão em "cascata".
"Não podemos e não iremos sancionar esse projeto de Lei. Ele coloca em risco a estabilidade fiscal", disse Barbosa.
Queda livre
A crise política por que passa o governo Dilma Rousseff derrubou a aprovação da presidente para um dígito, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira. De acordo com o levantamento, 68% dos brasileiros consideram o governo Dilma ruim ou péssimo - pior marca já atingida por um presidente desde a redemocratização do país. Até agora, o recorde negativo pertencia a José Sarney, em julho de 1989 (64% de reprovação). Apenas 9% dos brasileiros consideram o governo bom ou ótimo - número pouco melhor do que o registrado por Sarney naquele ano: 7%.
Foram ouvidas 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais e o grau de confiança é de 95%.
Façanha
Dilma e o PT conseguiram, de certo modo, unir o país num grande entendimento: que o seu governo é o pior desde a redemocratização.
Discordam de galo velho
Senadores do PDT foram até José Serra prestar solidariedade, afirmando que a agressiva e irônica consideração do homem das rinhas de galo, Telmário Mota, que acusou Serra de "traidor da pátria", não condiz com o pensamento deles.
Levou pito
Galo velho foi repreendido pelos senadores Tasso Jereissati e Renan Calheiros, que como presidente do Senado, advertiu o roraimense para se adequar ao bom comportamento que se preza na Casa, em que há o respeito às opiniões dos senadores. Já Tasso, o chamou de "leviano e irresponsável".
Bola fora
Roraima teve no Senado representantes que pouco fizeram pelo estado, mas nunca, em tão pouco tempo, um senador deu tantas bolas fora como Telmário Mota vem dando, errando quase tudo, principalmente quanto ao decoro, quanto ao modo de se comportar meio que confundindo a Casa Alta do Congresso com a Câmara de Boa Vista, onde foi vereador e lá cantava de galo.
Incoerência
E como um dos tantos exemplos de incoerência de Telmário, ele quer colocar uma lista para aprovação dos senadores que impeça membro do Senado ser relator ou presidir comissões especiais ou permanentes. Engraçado que ele, que compõe a comissão que apura mortes de jovens por violência, coleciona Boletins de Ocorrência na Polícia Civil, por ameaças e agressões físicas feitas a outras pessoas. Há até um BO que o acusa de mandar atentar contra o jornalista Marcelo Ribeiro, que lhe cobrava pagamento por serviços prestados durante a campanha eleitoral de 2012. Marcelo acusa Telmário de calote.
Galo velho deveria dar exemplo e ser coerente, como alguém tido como violento e cheio de BOs por ameaças e agressões, não deveria compor comissão que apura violência, não é?
Não colou
O truque de Neudo Campos é velho. Colocar quem julga suas contas (ou da família) e atos sob suspeição. Só que ontem, não colou. O Tribunal de Contas de Roraima negou pedido de suspeição do conselheiro Essen Pinheiro para analisar e apresentar relatório sobre gastos na Secretaria de Educação, chefiada pela primeira irmã, Selma Mulinari.
Para os conselheiros que derrubaram o pedido de suspeição por unanimidade, Neudo é parente de Essen, mas Selma, não.
Se apequenou
Advogados que acompanharam o segundo colocado na eleição passada da OAB-RR, em 2012, estão surpresos e decepcionados com a informação de que, depois de obter apoio de quase metade dos advogados que votaram naquela eleição que queriam mudança na Ordem, ele se "apequenar" sendo vice presidente na chapa de homologação articulada pelo diretor Tesoureiro da OAB nacional, Antônio Oneildo, o coroné, que rivalizou com as propostas da chapa opositora de 2012.
Para muitos advogados, vice na OAB é igual à uma samanbaia, planta que só serve para decorar salas e jardins.
Cara de pau
O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, condenado a 26 anos e seis meses de prisão pelos crimes de desvio de verbas, estelionato e corrupção na construção do Fórum Trabalhista de São Paulo, pediu de volta a aposentadoria que lhe foi cassada em dezembro de 2013, após sua condenação definitiva – sem possibilidade de recursos. Nicolau também requereu a devolução de seus bens confiscados por ordem judicial.
Tava muito "legal"
E a evangélica deputada Shéridan... disse que não viu nenhum ato descompensado do namorado Arthur Bisneto e do pai prefeito Arthur Neto com empregados da mansão alugada em Parintins para os festejos do Boi Bumbá, noticiado pelo site Radar Amazônico.
Um funcionário da casa comentou sobre o "não vi nada" de Bilú, como Shéridan é chamada pelo namorado: "Ela devia tá (sic) é muito "legal" pra não ter visto e ouvido o barraco deles".
Os pitís de pai e filho, um que ninguém entendeu porque de tão bêbado, a língua tava pesada e não dava para comprender o que falava, e o outro, parecendo menino mimado, porque saíram com a lancha que queria dar uma volta com Bilú e a galera para mostrar a orla de Parintins, foram notícia no Amazonas e em Roraima.
Do arromba
Dá para o amigo leitor imaginar como foi a festa com Aécinho, Arthurzinho e Bisnetinho juntos?
Verdades secretas
O "chefe" Neudo Campos encomendou pesquisa de avaliação desses seis meses de governo. Recebeu o resultado, mas mantém segredo sobre ele.