- 11 de julho de 2025
Prioridade?
Na campanha eleitoral, Neudo Campos, e depois Suely, afirmaram que tinham planos para melhorar a vida do roraimense, e que a Educação era prioridade. Pois bem, ontem, a primeira irmã, Selma Mulinari, secretária de Educação, anunciou o envio do plano do governo, faltando menos de uma semana para o fim do prazo dado pelo Ministério da Educação para que municípios e estado apresentassem seus projetos ara o setor.
Ou seja, quase seis meses depois de assumir, é que o casal Neudo e Suely, apresentará proposta para o que anunciavam como "prioridade".
Zeca Xaud da OAB
Na OAB, a pretensão de Antônio Oneildo em homologar uma chapa única, tem sido chamado de "projeto Zeca Xaud", em que ele visa comandar a Ordem em Roraima além desses quase 15 anos que comanda.
Não à toa, Oneildo é chamado pelo colegas de "coroné", e Zeca, comanda há 40 anos a Federação de Futebol de Roraima.
União condicionada
Enquanto isso, Florany Mota, mulher de Oneildo, defende nas redes sociais maior participação da mulher advogada na OAB postando a imagem ao lado, porém, desde que elas votem em homens, como, Rodolfo Moraes para presidente, o maridão Oneildo, mais Jorge Fraxe e José Demotiê para o Conselho Federal, o cunado para a Caixa de Assitência, e por aí vai...
Prorrogação
Para quem perdeu a oportunidade de inscrever a fotografia que expressa tudo que Boa Vista tem de melhor nesses 125 anos de existência, agora tem mais uma chance! A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), prorrogou as inscrições para a tradicional Mostra Fotográfica 9 de Julho, edição 2015.
Os fotógrafos profissionais e amadores têm até o dia 24 de junho para selecionar a melhor foto que mostre tudo que a cidade oferece de bom para seus cidadãos. Com o tema “Boa Vista por todas as lentes, 125 anos de história”, a Fetec selecionará 20 fotografias nas categorias preto e branco e colorida.
Eleição no TJ
Se por um lado, a decisão do Plano do Tribunal de Justiça de Roraima em democratizar a eleição para presidente e vice, abrindo participação de juízes no processo de eleição é festejada, por outro, inevitavelmente abre-se espaço para que campanhas junto ao "eleitorado" ocorram, o que não se descarta que promessas além das simples propostas de gestão, façam parte do processo eleitoral no judiciário.
Escrita
A eleição passada manteve a escrita de que governador que deixa o cargo para concorrer ao Senado ou outro cargo e lança a mulher candidata a deputada federal, perde feio a eleição enquanto ela se elege com tranquilidade. Assim, ocorreu, com Romero e Teresa Jucá, Neudo e Suely Campos, Flamarion e Angela Portela, e José de Anchieta e sua então Shéridan.
Outra
Outra escrita que permance é a de parlamentar federal concorrer à Prefeitura de Boa Vista ou ao governo do estado, perder a eleição.
Nesse ponto, salvo a eleição de Teresa, então deputada federal em cima de Alceste Madeira, também deputado federal, os que concorreram deram vexame nas urnas. Salomão Cruz levou uma peia de Ottomar Pinto em 1996. Airton Cascavel, mais votado em 1998 para a Câmara dos Deputados, não obteve nem um terço dos votos em 2000 para prefeito de Boa Vista. Em 2006, Augusto Botelho, concorreu ao governo e não chegou nem à metade dos votos que teve para o Senado. Em 2010, Neudo Campos, que renunciou o mandato de deputado federal para não ser julgado pelo STF, em setembro daquele ano, perdeu para Anchieta.
Vai encarar?
Não foi por falta de aviso para não deixar o governo que Anchieta renunciou e perdeu a eleição mantendo a escrita. Resta saber se a deputada Shéridan... que não nega intenção de concorrer à PMBVno ano que vem, irá desafiar a outra escrita, que trata dos parlamentares federais.
Perguntar não ofende:
Alguém duvida que a hostilidade de um grupo de venezuelanos contra comitiva de senadores brasileiros não foi autorizada pelo presidente Nicolas Madura?
Posteridade
O presidente do TRE, Mauro Campello, com Alessandra Campello e a nova
corregedora do tribunal, desembargadora Elaine Bianche.
Absurdo
Chega a ser um absurdo, o homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, permitir que o seu PRB casse o mandato do deputado Izaias Maia, por infidelidade partidária, por ele não apoiar o governo de dona Sula. Mecias, ao menos deveria ouvir os motivos de Izaias, que tem verdadeiro calhamaço de denúncias de má gestão, entre elas, as que pesam contra o HGR, em que Izaias ficou internado durante quatro dias e acompanhou pessoalmente a situação crítica em que aquela unidade de saúde se encontra.
Sem noção
A nota pode até ser fora do "time", mas ainda cabe registro. Talvez pela primeira vez na história das propagandas institucionais governamentais, um governo faz o contribuinte pagar por propaganda do Dia dos Namorados.
Com tanta coisa precisando de ação urgente do governo, gastar dineiro com isso, é sem noção pura, para não dizer outra coisa.
Pieguismo
E o instucional dos namorados é uma ode ao pieguismo.