- 11 de julho de 2025
Combate à violência sexual
O Ministério Público do Estado de Roraima e a Polícia Civil realizaram, no município de Normandia, operação conjunta de combate a violência e exploração sexual na região. A ação culminou com mais de dez ações penais ajuizadas contra pessoas acusadas de envolvimento com crime de estupro de vulnerável.
As vítimas, em sua maioria, são crianças de aproximadamente 12 anos e, em muitos casos, restou comprovada a omissão da família, que consentia, de certa forma, essa prática. Em um deles, conforme o promotor de justiça substituto, Rogério Toledo, responsável pela investigação, o pai oferecia a própria filha para operários da construção do programa social “Minha casa minha vida” e, após, exigia dinheiro dos abusadores para não denunciá-los.
“Há situações envolvendo servidores públicos, que diante de sua relação de superioridade com as comunidades do local, bem como junto aos munícipes, se aproveitavam para praticar abusos sexuais”, ressalta Rogério Toledo.
O promotor também chama atenção para o aumento do número de crimes de estupro de vulnerável na região de Normandia e Bonfim. “A situação é alarmante, em Bonfim, somente entre 2014 e abril de 2015 ajuizamos 25 denúncias envolvendo crimes sexuais com menores de 14 anos ”.
Busca e apreensão
Ainda sobre o MPE, efetuou ontem mandados de busca e apreensão de processos licitatórios realizados pela Secretaria de Estado da Saúde, por suspeita de fraude. A medida visa instruir eventual ação civil pública de ato de improbidade administrativa contra o secretário da saúde, Kalil Gibran Linhares Coelho e o governo de Roraima, em razão do descumprimento à requisição do MPE, que pediu documentos sobre processos licitatórios reiteradas vezes sem ser atentido.
O MPE apura se há irregularidades na contratação de empresas para prestação de serviços de locação de veículos; fornecimento e distribuição de alimentação hospitalar; aquisição de equipamentos médicos hospitalares, entre outros.
Suspeitas
Para o promotor de justiça Madson Wellington Batista, “a postura do gestor da secretaria depõe em favor da existência de irregularidades ou até mesmo de fraude na elaboração dos certames”. “Apenas dois processos foram efetivamente apreendidos e o secretário da Sesau não fora contato no local. Com o resultado da busca apreensão serão tomadas a medidas judiciais cabíveis” conclui o promotor.
Perguntar não ofende:
Será que o volutarioso Neudo Campos vai dar outro show acusando, também, o promotor Madson Batista de perseguição?
Expulsão de deputado
Críticas feitas ontem pelo deputado Izaías Maia na tribuna da Assembléia Legislativa pode selar sua expulsão do PRB, com risco até de levar um processo por infidelidade partidária. O comandante do partido em Roraima, deputado Mecias de Jesus, anda há tempos descontente com a posição independente com que Izaías vem mantendo em relação ao governo de dona Suely Campos. E Mecias, tornou-se Suely desde criança, no segundo turno da eleição passada, depois de apoiar Chico Rodrigue no primeiro turno.
Caos na saúde
Pelo andar da carruagem, Izaías Maias não tem nenhum motivo para apoiar o governo de dona Suely. Segundo disse ele ontem, a saúde do estado está um caos. No Hospital Geral de Roraima a situação é de “calamidade pública”, afirmou, acrescentando que pôde observar a precariedade do hospital nos dias em que ficou lá, internado. “Eu falo porque eu vi e ninguém disse ou comentou, fiquei internado e encontrei profissionais de primeira qualidade que fazem o possível e o impossível para atender os pacientes que ali estão. É uma situação de desumanidade”, desabafou.
Milagreiro anda esquecido
Como apoia o governo, Mecias, torceu ontem o nariz às reclamações do colega de partido, e jogou a culpa, para variar, na administração passada. Ocore que, depois de seis meses de governo, a situação precária da saúde pública ainda ser responsabilizada à gestão anterior não convence, ainda mais partindo essa desculpa de quem partiu, pois a gestão passada foi de Chico Rodrigue, que ficou nove meses no governo e com todo apoio de Mecias, que pulou do barco da oposição e ganhou cargos no governo e estrutura para as campanhas eleitorais dele e do filho Jonatan. Esquece disso, Mecias?
Está satisfeito com a saúde pública?
Então, com os nove meses de Chico Rodrigue e mais os seis meses que se completa dentro de alguns dias o governo de dona Sula, Mecias apoia há um ano e dois meses o governo, e não viu, não vê, não cobrou ou cobra melhorias na saúde pública, ou ele se dá por satisfeito com a atual situação do HGR e demais hospitais do estado?
Acompanhamento
Durante o pronunciamento de Izaias, o presidente da ALE, deputado Jalser Renier (PSDC) recebeu a informação sobre o mandado de busca e apreensão de processos licitatórios na Sesau, por suspeita de fraude.
Ao ler o comunicado, Renier informou que desde janeiro deste ano a Comissão de Saúde vem acompanhando a situação de emergência decretada pela Sesau, que inclui o acompanhamento de processos licitatórios, e que aguarda a conclusão do relatório da Comissão para ser apresentado no Plenário e a partir de então, a ALE poder agir de acordo com os pontos que julgarem necessários.
Renier solicitou à deputada Lenir Rodrigues (PPS), presidente da Comissão de Saúde, que após a sessão os deputados se reunissem para definir uma visita às instalações da unidade hospitalar.
Mais uma conta
E na Funai, assumiu mais um petista de carteirinha. O amazonense João Pedro da Costa assumiu com uma reivindicação urgente do estado de Roraima: a interligação da Linha de Transmissão de Tucuruí com o estado.
A Funai tem criado resistência a pedido de índios Waimiri-Atroari, por causa da linha que passa na reserva deles. Isso no campo de infraestrutura, no campo político, caso a Funai emperre a obra para Roraima, será mais um senhor desgaste do PT com os eleitores do estado, e a conta disso vai cair do colo dos petistas roraimenses.
Rasta pé
No Boa Vista Junina, o sanfoneiro Dorgival Dantas, colocou ontem cerca de 50 mil
pessoas pra dançar.