- 11 de julho de 2025
Fanfarrão
Quando a imprensa e alguns políticos classificam o homem das rinhas de galo, Telmário Mota, de "fanfarrão" e que não se pode levá-lo a sério, ele fica possesso de raiva, quer sair no braço, xinga todo mundo e fica revoltado. Porém, contra fatos não há argumentos. Na sessão em homenagem do Senado aos 70 anos da justiça eleitoral, galo velho se solidarizou com uma juíza que segundo ele fora ofendida por um político durante a campanha eleitoral em Roraima. No entanto, Telmário Mota esquece as acusações e ofensas levianas que promoveu não só contra um juiz eleitoral, mas contra todos os juízes eleitorais e ao próprio TRE-RR, lembra, galo velho?
Raposas
"O TRE de Roraima é igual a raposa, a raposa muda de pelo mas não muda de costume, o TRE muda seus membros mas não muda de costume, tem dois pesos e duas medidas". Afirmou o então candidato ao Senado pelo PDT, Telmário Mota, há um ano atrás nas redes sociais protestando contra os juízes eleitorais pela multa de R$ 5 mil aplicada a ele por fazer propaganda antecipada. Em linguagem popular, a raposa é o animal que simboliza esperteza em alguns casos, ou a trapaça, em outros.
Juízem prevaricam, segundo Telmário
Telmário, pejorativamente, comparou todos os juízes eleitorais a raposas, classificando-os como trapaceiros e não como espertos. Isso porque, na mesma postagem, ele afirma que o "TRE muda seus membros mas não muda de costume, tem dois pesos e duas medidas", ou seja, o órgão comete erros e injustiças de conhecimento próprio há tempos, e é prevaricamente injusto pois para uns aplica a lei, e para outros em situações idênticas, não as aplica. Ou seja, os juízes eleitorais prevaricam de forma consiente, segundo galo velho.
Homem rico
E as acusações foram além. Telmário Mota afirmou que os juízes eleitorais, via TRE, "condena os pobres e beneficia os ricos". A acusação é pesada. Mas estranha, pois Telmário não é o que se pode chamar de um homem pobre, pois na eleição para prefeito de Boa Vista, em 2012, ele revelou à Justiça Eleitoral ter patrimônio acima de R$ 3 milhões. E continuou acusando os juízes de prevaricação e preconceito: "Será se fui multado porque sou filho de uma empregada doméstica e vivo do meu suor, na produção da agricultura familiar?"
Juízes coniventes
"Ou será se eles estão incomodados pelas minhas cobranças de providência diante da malversacaão (sic) da coisa pública, e querem me calar?". Aí, Telmário Mota acusa os juízes eleitorais de serem coniventes com a malversação com a coisa pública que ele se diz paladino. Em outro post, galo velho afirma: "Não acredito na Justiça de Roraima". E avisa aos juízes eleitorais: "Uma coisa tenho certeza, não vão me calar", finalizou o "corregedor" da "raposada" da justiça eleitoral, que ele, anteontem, fanfanronamente, se solidarizou.
Neófito
E galo velho, pelo visto vem dando razão às considerações de que o cargo de senador é muito maior do que o seu limitado preparo. Nesses meses de mandato, ele só vem dando bola fora. Ontem, a OAB-RR se posicionou de forma até pedagógica com Telmáio, comprovadamente um neófito quanto a ações constitucionais. "Por se tratar de um preceito constitucional (indicações de advogados para cargos de juiz eleitoral, que Telmário deseja acabar), por isso, a OAB entende que o senador está falando do que não tem conhecimento", diz nota oficial da Ordem.
Salários
Apesar dos resultados decepcionantes neste início de temporada, o espanhol Fernando Alonso, da McLaren, é o piloto mais bem pago da Fórmula 1 em 2015, segundo revelou o jornal espanhol Mundo Deportivo. Alonso tem contrato de 35 milhões de euros (121,3 milhões de reais) anuais. O segundo da lista é o tetracampeão mundial Sebastian Vettel, que passou a embolsar 28 milhões de euros (97,1 milhões de reais) da Ferrari.
O atual campeão e líder da temporada, Lewis Hamilton, recebe da Mercedes um salário de 25 milhões de euros anuais. Os brasileiros na categoria aparecem bem abaixo, mas ainda com salários invejáveis: Felipe Massa, da Williams, está na sétima posição, com 4 milhões de euros por ano (equivalente a 1,1 milhões e reais mensais), e o estreante Felipe Nasr, da Sauber, recebe 200.000 euros anuais (equivalente a 58.300 reais mensais).
Com larga vantagem
Levantamento do governo aponta que diminuição da maioridade de 18 anos para 16 anos será aprovada na Câmara com larga vantagem. aí, o balcão de negócios já está pronto para ser instalado no Salão Verde já na próxima segunda-feira, 8.
Rabo de cavalo
Servidores públicos estaduais não endenderam o aumento de 4,5% em seus salários anunciado pelo governo de dona Suely Campos, quando o valor recebido ontem foi menor do que do mês passado.
"Esse aumento de dona Sula para rabo de cavalo, resce pra baixo", disse uma servidora indignada.