- 11 de julho de 2025
Clima quente
A próxima eleição na OAB-RR promete ser mais disputada que a de 2012, quando a diferença foi de apenas 32 votos entre a chapa vencedora, comandada pelo hoje diretor tesoureiro da OAB nacional, Antônio Oneildo - o "coroné Neildo" como é chamado na Ordem -, e a chapa derrotada.
Há seis meses do pleito o clima já se mostra quente dentro da diretoria, seus apoiadores e o movimento que se mostra contrário à situação que perdura há mais de 10 anos na OAB roraimense, sob tutela do "coroné", como dizem até advogados da banda situacionista.
Ponto em comum
E é em relação a Oneildo que situação, oposição e indecisos parecem concordar: não querem uma OAB politizada, governamental e tutelada, querem "mudança verdadeira", como pregam os chamados "jovens advogados". E na atual diretoria, o questionamento pesa sobre a decisão de colocar o atual vice presidente como candidato a presidente ser decisão exclusiva de Oneildo, amparado pelo poder de ser tesoureiro da OAB nacional.
Consulta
Numa consulta feita pela Coluna junto à três advogados, surgiram sugestões de nomes de membros da diretoria que, segundo eles, também têm as mesmas ou muito mais condições de representar a classe que o Rofolfo Moraes, que tem comportamento muito diplomático, muito "vaselina" (em cima do muro), concordam os três.
Nomes
Entre os capacitados tanto ou mais que Rodolfo Moraes, apontados pelos advogados pesquisados, aparecem os nomes de Alexandre Dantas; do defensor geral Stélio Dener, que já concorreu à presidência; do advogado Alberto Jorge, que conhece bem o funcionamento da OAB pois foi tesoureiro; além da doutora Denise Cavalcanti, que foi presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada, e Denise, inclusive, atende um apelo que Florany Mota, esposa de Oneildo, vem promovendo, numa campanha disfarçada, de maior participação da mulher advogada nas decisões da OAB-RR. Assim, por que não eleger a primeira mulher a presidir a OAB no estado?
Coerência manda apoiar mulher
"Já que a Flora (Florany Mota) vem todos os dias postando no Facebook fotos dela com mulheres advogadas, ela, por coerência, deveria se manifestar em apoio a uma mulher já nessa eleição para a presidência", comentou um advogado, acrescentando, ainda, que a própria Florany prega isso nas redes sociais: "Não podemos deixar de lutar por essa causa mais que justa. #maismulheresnaoab"
"Coroné desembargador"
E ainda sobre o casal Florany e Oneildo, outro advogado afirmou à Coluna que ela é, sim, candidata à presidência da OAB. Só que "em 2018, e com apoio do marido, que quer ser coroné desembargador". O Tribunal de Justiça vai aumentar o número de cadeiras no seu pleno.
Espaço
E falando no TJ, em até 90 dias, crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual terão um espaço adequado para atendimento. A informação é do presidente desembargador Almiro Padilha, dada durante audiência pública com a temática “Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual e Tráfico de Crianças e Adolescentes em Roraima”, promovida ontem pela Assembleia Legislativa de Roraima.
Segundo Almiro, o espaço será uma sala especial que atenderá crianças e adolescentes que prestarão depoimentos. O espaço funcionará no Fórum Criminal, que está sendo construído no bairro Caranã. “Atualmente, a criança ou adolescente vítima de abuso e exploração sexual prestam depoimento em ambiente normal no Judiciário”, explicou.
3.526 vítimas
Em Boa Vista, de 2013 até abril deste ano, 3.526 crianças e adolescentes sofreram algum tipo de abuso ou violência sexual. A informação é do secretário Municipal de Gestão Social, Moacir Carlos Collini.
Na van
A Prefeitura de Boa Vista inova com a "coletiva itinerante". A imprensa foi convidada a percorrer pontos de ação do trabalho da PMBV em pontos que antes alagavam nas chuvas, além dos serviços limpeza e manutenção tocados pela Patrulha das Chuvas.
Sem fundo
O texto do relator da reforma política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), propõe impedir acesso de metade dos partidos aos R$ 868 milhões anuais do fundo partidário. Pela proposta, os partidos devem obter, no mínimo, 2% dos votos válidos do País, para deputado federal, e 1% em 9 dos 27 Estados. Se a proposta já estivesse em vigor, partidos como PCdoB, PSOL e PRTB não teriam acesso ao butim do fundo, este ano.
Seriam excluídos do fundo partidário, na reforma política, PHS, PTdoB, PSL, PTN, PRP, PEN, PSDC, PMN, PTC, PSTU, PPL, PCB e PCO.
Parece Roraima
O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), nomeou mais de vinte comissionados na Secretaria de Comunicação (Secom). Incluindo jornalistas da emissora afiliada da Globo e do seu portal de notícias.
Mea culpa
Reunião na Câmara de Vereadores de Boa Vista, um mea culpa foi feito por um vereador arrependido: "Nosso erro foi querer ter as mesmas regalias que os deputados, gerando despesas para pagar além pelo nosso trabalho".
Cópia de tudo
E falando na CMBV, o vereador Júlio César não nega que tem cópias de tudo quanto é documento destinado a custos e despesas dos colegas. De diárias a passagens aéreas; de notas fiscais e recibos comuns a pagamento de verbas extras dos contidos colegas.
Galinheiro
Um deputado estadual gaiato comentava ontem no plenário da ALE: "Se alguém sair por aí afirmando que o PDT em Roraima é um "galinheiro", seus filiados não podem reclamar. O senador é galo velho. O deputado é Galinha. E o vereador, o garnisé empresário treinador."
Há vagas
O governo da Arábia Saudita publicou em um site oficial um anúncio em que anuncia uma incomum oportunidade de emprego.
Estão abertas inscrições para interessados em trabalhar como executores (carrascos). São oito vagas disponíveis.
Confusão
Em audiência no Fórum Sobral Pinto, o "ativista" político eleitoral, Alex Melo, que postou nas redes sociais que servidores como ele e outros do Abrigo de Menores eram "obrigados" pelo juiz a levar os menores para passar o fim de semana em suas casas teria apresentado apenas uma autorização para isso de praxe é que para cada fim de semana uma autorização é expedida -, enquanto que há acusação de que foram várias as vezes em que ele teria sido "obrigado" a cuidar dos "anjinhos".
Posteridade
Precisa disso tudo, Galiendo?
Inês
Não é só na ficção, não. A vida copia arte e vice versa. "Inês" vive em Boa Vista, e pode ser vista todos os dias no Facebook.
Levou?
E João Batista Campelo, levou para Roraima sua famosa pasta 007?