- 11 de julho de 2025
Renovação e fim do "coronelismo"
Há seis meses da eleição para presidência e diretoria da OAB-RR, um movimento que conta inicialmente com advogados que atuam entre 5 a dez anos propõe uma renovação verdadeira nos quadros da Ordem. Por ser maioria dentro da classe, os chamados "jovens advogados" não querem só espaço nas composições de chapas e sim, querem ter uma chapa própria que realmente atenda os anseios e cumpra com projetos e compromissos assumidos com a categoria.
Quem defende essa renovação é o advogado Alexandre Cabral, que tem se reunido com outros colegas nesse sentido e são contra a forma "coronelista" que o diretor tesoureiro da OAB, Antônio Oneildo vem comandando a Ordem em Roraima há mais de dez anos.
"Coroné" irritou todo mundo
A decisão do "coroné" Oneildo - como o diretor tesoureiro vem sendo chamado - de indicar o atual vice presidente, Rodolfo Moraes, considerado um "vaselina" (não se compromete com nada e com ninguém) na OAB, sem ouvir as bases ou só ouvindo a sua base, composta por ele e a mulher Florany Mota, deixou descontente além de advogados que não fazem parte da atual diretoria como os que estão na atual diretoria.
"Não somos rebanho"
Segundo a Coluna apurou, Oneildo é contra a re-eleição de Jorge Fraxe. Os dois romperam porque Fraxe não aceitou ser uma espécie de marionete de "coroné", que, segundo informações de membros da diretoria, queria indicar onde, quando e com quem a caixa de assistência dos advogados de Roraima teria que ser feita. Outro motivo da zanga de "coroné" com Jorge Fraxe, teria sido a negativa do presidente em indicar Florany para um cargo ligado às mulheres advogadas.
Oneildo, ao que tudo indica, queria continuar mandando na OAB como ainda fosse presidente, como o Jorge Fraxe não aceitou, ele agora quer trabalhar Rodolfo Moraes para a presidência com argumento de que eles têm apoio até do Tribunal de Justiça, segundo três advogados ouvidos pela Coluna. "Nõs não aceitamos isso, que sejamos tutelados e conduzidos dessa forma. Não fazemos parte do rebanho bovino do Oneildo", disse Alexandre Cabral.
Tem mais essa?
E o vereador Mário César está sendo acusado de pagar funcionários de sua produtora e do seu programa de TV, de forma um tanto quanto usual, porém completamente ilegal entre parlamentares espalhados pelo país: com dinheiro público, oriundo de cargos em seu gabinete na Câmara de Boa Vista.
Têm que trabalhar
E já que se falou do vereador Mário César, os seus demais colegas que estão com o filme queimadíssimo pela perdulária e imoral gastança de dinheiro público, poderiam mostrar algo produtivo e de benefício direto à sociedade, em especial às crianças carentes e pessoas com deficiência física, colocando em pauta os projetos de autoria do Executivo Municipal que cria o programa de distribuição de leite a crianças carentes de 0 a seis anos de idade, e o de adequação residencial a deficientes físicos.
Boas oportunidades
Não é preciso ensinar aos vereadores que leite é uma fonte de alimento, vitamina e sais minerais essenciais para s crianças, e que muitas pessoas com dificuldades fisícas sofrem por falta de adequação de banheiros, portas e rampas em suas casas.
Os vereadores, que querem e precisam limpar suas respectivas imagens, estão aí duas boas oportunidades.
Trabalho forçado
E nas redes sociais, tornou-se público o que algumas pessoas já tinham ouvido falar sobre o "ativista" Alex Melo, que vive mudando de opinião a cerca de quem está no poder. Ontem foi postado nas redes sociais que Alex Melo quando trabalhava no abrigo infantil, junto com menos infratores, os levava para sua casa e para os bares em que frequentava. Alex Melo, justificava isso como que trabalho forçado pelo juiz da Vara da Infância e Juventude. Ver post abaixo:
Explica isso
O que Alex Melo precisa esclarecer, a bem da verdade, que juiz era ou é esse que "obrigava" ele e outros servidores a levar os "anjinhos" para suas casas em fins de semana. Por outro lado, Alex Melo tem que esclarecer a denúncia contra ele de que, oferecia e dava bebida alcoolica para os tais "anjinhos" que passavam o fim de semana em sua casa.
Último a saber
Ontem à noite, aqui em Brasília, durante jantar com os deputados Jalser Renier, Celso Russomano, Hiran Gonçalves e Carlos Andrade, mais o vice prefeito Marcelo Moreira, o ex-governador Anchieta Júnior informou à Coluna que desconhecia a ação do ex-deputado Elton Ronelth em "tomar" o PSDB.
Porém, a notícia circulou, sim, no meio político e em blogs em Roraima, incluisve, com postagem - para variar, raivosa - de uma assessora da deputada Shéridan... , que afirmava que Elton estava em plena ação.
Acorda, Anchieta!
Anchieta parece fazer pouco caso sobre a notícia de que querem lhe tomar o PSDB, do mesmo jeito, que fez pouco caso quando inúmeras vezes foi alertado para não deixar o governo, que seria abandonado pelos então aliados; quando foi alertado que, disputando o Senado junto com Luciano Castro, o risco de perder era enorme, e o resultado foi que ele ficou em terceiro lugar atrás de Luciano; quando ele foi alertado para acomodar sua candidatura ao Senado, retirando a da então esposa Shéridan... de deputada federal para estadual, e compondo com Luciano para re-eleição à Câmara.
Bom, Anchieta foi alertado para muitas coisas que se confirmaram. Resultado é que ele perdeu a eleição, Shéridan... se elegeu e se separou dele, e agora Elton Ronelth, um moribundo da política macuxi, mas com prestígio na nacional no PSDB, quer lhe tomar o partido.
Pronto, falei!
Se Anchieta não sabe, que fique sabendo. Do mesmo modo que circula em redes sociais e no meio político a intensão de Elton Ronelth em lhe tomar o controle do PSDB, corre ainda mais solto que Shéridan... almeja ser presidente do diretório regional do partido. Assim, só ela com mandato de deputada federal pode acabar com a graça de Elton.
Se é jogo combinado ou não, quem pode afirmar?
Mas que ela estranhamente se mantém calada, se mantém.
Saudade
Ainda falando de Anchieta, não só povo está com saudade do tempo em que ele era governador, com o muitos servidores públicos que se sentemd esprestigiados e perseguidos pelo atual governo, o de dona Suely. Exemplo disso, é que o destino que o delegado Adriano Severino, que prendeu o vereador Sandro Baré em uma rinha de galo, estaria sendo transferido de Boa Vista para trabalhar em Normandia, por retaliação de Neudo Campos, que embora não seja nada no governo, é quem manda lá.
Níquel Náusea