- 11 de julho de 2025
Depenando o galo pianinho
E o senador Magno Malta sentou a lenha no projeto tosco de se criar requisito de escolaridade para pastores evangélicos, diáconos e até pais de santo, de autoria do homem das rinhas de galo, Telmário Mota. "E como fica aquele pastor humilde que vive no interior do Amazonas, em uma região onde nem sequer existe escola, mas que conduz uma igreja grande, onde prega há 20 anos?”, questionou Magno Malta.
O projeto de lei elenca as atribuições do ministro religioso, estabelecendo o que padres, pais de santo e pastores podem ou não fazer no Brasil: "Não li no projeto, por exemplo, que o ministro religioso pode pregar o Evangelho para um crackeiro na rua. Então, se esse projeto de lei for aprovado e um pastor for pego pregando na rua, ele estará fazendo algo ilegal?", completou o Malta.
Ponto ainda mais polêmico
O ponto que talvez seja o mais polêmico do projeto de lei se situe no artigo nº 06 da redação que estabelece que "a comprovação da condição de Ministro de Culto, Pastor, Reverendo ou Ministro do Evangelho será feita pela Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil (OMEB)".
No parágrafo seguinte, o projeto estipula que "a comprovação da condição de Dirigente Espiritual será feita pelas Confederações ou Federações. "Jesus, como se sabe, não pertencia a qualquer organização religiosa", comentou Mano Malta, que defende que não se regula o que é "irregulável". "Não se pode regulamentar uma atividade que transcende as categorias profissionais e técnicas. Vamos trabalhar para impedir que isso seja aprovado. Chamado é chamado; missão é missão. Não se pode colocar o chamado pastoral dentro de uma caixa e estabelecer quem é ou não vocacionado", concluiu.
Pianinho pianinho
Telmário Mota sentiu com esse projeto tosco que Senado é Senado, não é Câmara de Vereadores de Boa Vista, onde ele fazia cara de brabo, esperneava quando não atendido e chamava isso e daquilo quem se opusesse às suas intenções.
No Senado, galo velho está "pianinho" "pianinho".
É de se perguntar...
... será que Telmário Mota não tinha algo ao menos aproveitável para pensar e propor?
Picaretagem
E ainda falando em galo velho, esses dois meses de mandato começaram com pé esquerdo, embora ele se orgulhe de ser canhoto. Agora, a mais nova das presepadas: provavelmente querendo mostrar de forma "adquirida" que o seu perfil no Facebook é bem curtido, eis que...
Titular
Enquanto uns começaram mal o mandato, já outros, como o deputado Hiran Gonçalves mostrou prestígio e responsabilidade reconhecidos. Ele é titular da poderosa Comissão de Constituioção e Justiça e da Comissão de Esporte, importante depois que o país sediou uma Copa do Mundo e realizará no ano quem uma Olimpiáda.
Curso
A Prefeitura de Boa Vista começou a capacitar os comerciantes que trabalham no entorno da Praça Mané Garrincha com o curso de boas práticas de alimentação, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O curso iniciou ontem, 6, e segue até sexta-feira, 10, das 8h às 12h.
Com a reforma da praça, a PMBV vai construir boxes para atender os 22 comerciantes que trabalham hoje no local.
Crítica
O líder do G14, deputado George Melo, também manifestou estranhamento com a passividade com que o Ministério Público Estadual acompanha (?) os contratos emergencias firmados pelo governo do estado. Em alguns desses contratos, segundo informou George, os preços dos servicos e fornecimentos triplicaram de valor. Chama, também atenção os critérios utilizados por dona Suely, já que não houve pregão e nem licitações, para escolher até empresas de Manaus que estão sendo investigadas pro irregularidades, não mereceram, até agora, qualquer movimento, nem um "piscar de olhos" do MPE.
Qual a cara?
Há menos de um mês assumiu o comando do MPE a procuradora Elba Christine Amarante de Moraes. Qual a cara e perfil que ela pretende adotar e mostrar do órgão: mais incisivo e participante ou assim como a atual que já dura uma década?
Sinais do tempo
Antes, quando distribuia a rodo empregos no governo, a então primeira dama Shéridan de Anchieta - que à época assumia o sobrenome do marido, hoje, depois de eleita, não - postava um simples "Oi" na sua página no Facebook, e em menos de uma hora, não menos que 100 pessoas curtiam esse fajuto "Oi".
Agora, quando muito, suas postagens, chegam a 20 curtidas e olhe lá. Exemplo disso, hoje, 7 de abril, mais de 48 horas depois de postar mensagem de Feliz Páscoa, apenas 17 pessoas curtiram, entre elas, alguns assessores.
Ingratidão
Sheridan... está sofrendo os sinais do tempo, que deixou de distribuir empregos e que não dirige mais os Vivas, tudo dado e promovido especialmente para ela pelo maridão Anchieta Júnior, quando governador.
Por outro lado, essa ingratidão e falta de reconhecimento com Anchieta e mais o uso de assessoras que mais parecem cães raivosas que praticam bulling ofendendo moralmente quem discorda de qualquer coisa sua, diminuíram a admiração dos bons tempos de primeira dama, e que pregava que era "do bem".
Perguntar não ofende
Há dois meses no cargo, o quê o petrolão João Pizzolati levou em investimentos - ou ao menos em intenções reais de investimentos - para Roraima, dona Sula?
Tira teima nas contas
Desde que assumiu pasta providencial - para ele - no governo do estado, Pizzolati, ao que parece esteve apenas duas vezes em Roraima, e nelas se hospedou no Aypana Palace Plaza International Hotel, onde teria, segundo informações divulgadas nas redes sociais, consumido iscas e mais iscas de filet e frios, bebidas alcoolicas. Um tira teima verificando as despesas de bar e restaurante anexadas originalmente à conta de hospedagem do secretário Lava jata, seria interessante.
Quem manda de verdade
E o "draga news" vem com a conversa mole que dona Suely comandou reunião que definiu o fim da greve dos professores. A foto do fato, encaminada a todos os veículos de imprensa pela assessoria de comunicação social do governo, mostra a cadeira da governadora vazia, e o maridão Neudo Campos com a boc aberta, tipo falando aos líderes grevistas. Ao fundo da foto, a primeira irmã, Selmão Mulinari.