- 16 de julho de 2025
SBT expõe total descontrole
do Estado sobre Monte Cristo
Brasília - Vergonha e indignação, são as palavras que cabem em relação à responsabilidade do governo de Roraim e do Ministério Público de Roraima sobre a situação de total descontrole que reina há tempos na Penitenciária Agrícola de Monte Visto. A reportagem do SBT veiculada durante dois dias nessa semana é a prova de que o Estado, como poder, não administra, não atende, e muito menos controla os presos alí instalados.
Em certo momento da máteria, assiste-se o cúmulo do secretário de Justiça, o primeiro sogro Josué Filho, com uma cara de sono, de quem acabou de acordar, informar que "apenas dois presos foram mortos". Então, quantos presos precisariam ser mortos por outros presos para chocar o secretário sogrão?
Noutro dia, ainda com a mesma cara de sono, de quem acordou meio ressaqueado mas lustrada, Josué Filho, afirma que o governo está atendendo os presos com médico, dentista e apoio psicológico. Ok, mas o que as imagens mostram e comprovam, é que o descontrole e desmandos são gerais. Uma favela foi criada e continua em pleno funcionamento dentro da própria Penitenciária. Gravações com ordens de fora para que presos fossem mortos e enterrados no presídio e mais fugas constantes até gravadas pelos detentos foram veiculadas na reportagem, e o primeiro sogro vem com a conversa fiada de que os presos estão recebendo um bom tratamento do governo da sogra do seu filho.
Para informação do secretário, o justiça já decidiu ação em que o governo perdeu para construção d eum novo presidío e reforma urgente na PA. Vão continar culpando administrações passadas ou vão começar fazer alguma coisa de verdade para melhoria do sistema prisional?
Por outro lado, o MPE que também sabe do descontrole na PA, não toma atitude mais energica na justiça buscando ação efetiva e decente do governo. Isso tudo pode ser constatado pelas reportgaens do SBT, que veiculamos abaixo: