- 16 de julho de 2025
No que vai dar
Semana que vem faz um mês que o Ministério Público Estadual recomendou à dona Suely Campos a demissão dos seus parentes nomeados por ela nos primeiro e segundo escalões do governo. Sabe-se lá porquê, ela encaminhou ao Tribunal de Contas, que como órgão auxiliar da Assembléia Legislativa, tem como função analisar e emitir pareces sobre gastos públicos e não sobre legalidade de atos administrativos - que cabem ao MPE, ALE e Judiciário fiscalizar e julgar -, para avaliar a situação.
Como há entre a parentada contratada e entre os próprios membros do TCE, um sobrinho de Neudo Campos e parentes de conselheiros...
Nomeada
A procuradora Elba Christine Amarante de Moraes foi nomeada ontem por dona Suely Campos, chefe do MPE.
No Facebook:
"Estou perplexo com a maléfica ousadia do governo Federal em agora pretender demarcar todo o município de Pacaraima por conta da Reserva São Marcos. Quando personagens de uma determinada novela diz que somos o "fim do mundo", é porque transparece essa impressão. Em que lugar do planeta uma unidade federativa simplesmente fecha quando a noite se aproxima ? e agora vão nos levar Pacaraima. Cadê a nossa classe política ? Certamente estão completamente perdidos frente a liturgia do parlamento. Não precisamos de "musa" nem de "pianinhos" e sim de voz ativa. Acorda Roraima!" - Pedro Duque, advogado.
Iphan
A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, assinou ontem Termo de Cessão de Uso para
o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Roraima, o prédio
onde funcionava a antiga Secretária de Serviços Públicos, localizado no cruzamento
das avenidas Coronel Pinto com Nossa Senhora de Nazaré, no Centro.
“O Iphan já ocupava uma parte do prédio, então com a superintendência crescendo
não fazia sentido a gente com prédio vazio não passar justamente para quem cuida
do nosso patrimônio. Esse é o início de uma parceria que trará benefícios para Boa
Vista”, disse a prefeita.
Partido dos trabalhadores?
A empreiteira OAS é suspeita de haver pago ao menos R$ 215 milhões ao PT a titulo de propina, nos governos Lula e Dilma, segundo concluiu a força tarefa da Operação Lava Jato. A propina equivale a 3% do valor dos contratos da OAS na Petrobras. A quantia é exatamente a que o Ministério Público Federal pretende recuperar para os cofres públicos. Segundo a Lava Jato, o PT levou 3% do que as empreiteiras recebiam.
Perguntinha: Como pode o partido de Lula e Dilma, ainda ser chamado de Partido dos Trabalhadores?
Continuam
Não só Romero Jucá permaneceu como vice presidente do Senado. A senadora Angela Portela continua titular da Mesa Diretora compondo a 4ª Secretaria da Casa.
Carnaval
A Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) definiu com representantes dos 16 blocos selecionados para o carnaval da prefeitura de Boa Vista, que ocorrerá de 13 a 17 de fevereiro, na Praça Velia Coutinho, a programação da festa..
Na abertura do Carnaval 2015, haverá a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval. Após a entrega da chave da cidade à corte do carnaval, a banda Arikê, conhecida pelas músicas animadas e dançantes, fará um show. Logo depois, terá a apresentação do show Roraimeira Carnavalesca.
Dono da bola
Ontem em Brasília o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, não entendeu direito, mas educado, ouviu do sem cargo Neudo Campos pedido para acelerar as obras da linha de transmissão de energia elétrica da usina de Tucuruí, no Pará para Roraima. Neudo, que estava acompanhado dos senadores Telmário Mota e Angela Portela, dominou a conversa, sendo o que mais falou durante os 10 minutos de audiência.
Quem manda
Após a reunião, Eduardo Braga deve ter constatado o que as pedras soltas do Beiral sabem há tempos: que Neudo é quem manda no governo do estado.
Dificuldades
Por outro lado, como dona Suely tem enorme dificuldade em concatenar e expressar idéias, melhor mesmo mandar o maridão falar por ela e pelo estado.
Aluguel
Desde que a "ratada" do não envio da lista com nomeação para a administração indireta e sem a obrigatória mensagem governamental mostrou a eficiência da Casa Civil, pessoal do setor não pára de ligar para ex-adjunta consultando-a sobre procedimentos alguns.
Medida protetiva
É cada vez maior o número de medidas protetivas decretadas pela Justiça a mulheres que sofreram ameaças e agressões de ex-companheiros. Em dezembro de 2012, cerca de 350 mil medidas protetivas foram dadas pela Justiça desde que a Lei Maria da Penha foi promulgada. O CNJ está finalizando levantamento que deve apontar que em apenas dois anos, esse número subiu quase 50%.
Cabe perguntar: Quem ama ameaça, agride e mata?
Perguntar não ofende:
Como é que Mecias de Jesus, que criou o Trem da ALEgria, efetivando sem concurso público a mulher e mais 70 pessoas, pode vir falar em cumprimento de leis?