- 16 de julho de 2025
A culpa é de dona Suely
Brasília - O homem do milagre da multiplicação dos ben, Mecias de Jesus, deu nova versão à vergonha maior que passaria se disputasse a eleição para presidência da Assembléia Legislativa. No programa de rádio do professor da dragagem, Getúlio Cruz, ele afirmou: “Eles (deputados que não o queriam na presidência da ALE) fecharam um bloco já no término da eleição do primeiro turno e decidiram caminhar juntos. Depois das eleições do segundo turno, quando a governadora Suely decidiu quem seria o candidato com orientação do Governo, a outra base dos deputados estaduais já estava decidida e fechada, com seus compromissos assumidos e não houve espaço para construir novas negociações e mostrar novos caminhos. Por isto, resolvemos desistir da eleição da presidência da Casa”.
Bom, o milagreiro afirma indiretamente que dona Suely demorou a definir seu apoio e por isso, acabou fortalecendo os que não o queriam no comando da Assembléia Legislativa. Ou seja, dona Sula é a responsável pelo chabú da candidatura de Mecias.
Porém, na véspera da eleição, Mecias publicou nota oficial afirmando: "Diante do quadro político que se desenhou no âmbito do Legislativo Estadual, criando um ambiente de disputa incomum, imprevisível e insustentável, o grupo de parlamentares membros da bancada de apoio a Governadora Suely Campos, entendeu e em comum acordo com as demais lideranças que compõem esse grupo, resolveram não apresentar chapa concorrente aos cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima."
Que "quadro político" é esse que criou "um ambiente de disputa incomum, imprevisível e insustentável"?
O resultado da votação apontou 20 votos a favor de Jalser Renier, um contra, um nulo e dois votos brancos, ou seja, mais de 80% dos deputados queriam o deputado Jalser, que teve contra ele apenas o voto provavelmente de Mecias. Os votos em branco e nulo, não se mostraram a favor mas também não foram contra o vencedor.
Dessa forma dá para entender que o "quadro político" dentro da ALE, para o milagreiro, era sim, "insustentável". E para não passar vergonha maior que a de fugir da disputa, desistindo dela responsabilizando a governadora, Mecias saiu com aquela nota que, diante do resultado, só lhe poupou, repete-se, passar vergonha maior.
Perguntar não ofende:
É verdade isso, Danadão?
Antecipado
Faltando um ano e 10 meses para a eleição para prefeito de Boa Vista, o ex-governador José de Anchieta antecipou o debate eleitoral, anunciando que o seu partido, o PSDB, terá candidato à PMBV, e que ele ou a deputada eleita Shéridan de Anchieta, poderá ser o candidato do partido.
Sobrevivência
Participar efetivamente da eleição na capital é de suma importância para manutenção do PSDB no jogo político em Roraima. Como a partir de 2016 Boa Vista terá eleitorado que poderá proporcionar o segundo turno, o jogo político fica mais aberto e mai participativo, acredita o ex-governador.
Jogo
De certo, Neudo e dona Suely Campos terão candidato do governo à PMBV. A prefeita Tersea Surita é candidata natural à re-eleição. E o PSDB correndo por fora já foi anunciado. Ainda têm o PT e os partidos pequenos que poderão também apresentar seus candidatos.