- 16 de julho de 2025
Falha humana provocou queda
de avião de Eduardo Campos
As investigações da Aeronáutica sobre o desastre aéreo que matou o candidato à Presidência Eduardo Campos, em agosto do ano passado, concluíram que o acidente foi causado por falha humana, informa reportagem do jornal O Estado de S. Paulo nesta sexta-feira. Segundo a publicação, o relatório da Aeronáutica aponta uma sequência de erros do piloto Marcos Martins, entre eles a falta de experiência com o jato Cessna 560 XL e a decisão de "encurtar" o procedimento de aterrissagem na Base de Santos, descumprindo os manuais de pouso. O relatório será divulgado oficialmente até o início de fevereiro.
Ao não obedecer as manobras exigidas na aproximação da pista, o piloto cometeu o erro que deflagrou a tragédia, segundo os investigadores. O "atalho" não deu certo e Martins precisou arremeter bruscamente. Durante o procedimento, o piloto sofreu a chamada desorientação espacial, perdendo a referência da aeronave em relação ao solo. Segundo o Estadão, o relatório chegou a essa conclusão com base no tipo de queda do Cessna: em um ângulo de 70 graus e em potência máxima, como se o piloto pensasse que estivesse acelerando em um movimento de subida.
Outras circunstâncias foram apontadas como agravantes para o desastre, como a chuva e a neblina que atingiam a região na manhã do acidente e a pista curta na Base de Santos, considerada difícil para os pilotos
6 por meia dúzia
E dona Suely fez a primeira mudança no seu secretariado. Na veredade, uma troca de parentes. O primo Albertinho Santiago deixou a presidência do Iteraima e em seu lugar entrou a filha dele, Flauene Silva Santiago. E assim, fica tudo em casa.
PT contra Tancredo
Ontem completaram 30 anos da eleição de Tancredo Neves, passo importante na redemocratização. Ele derrotou, no colégio eleitoral, Paulo Maluf, candidato da ditadura.
Um documento do SNI, em poder do Arquivo Nacional, mostra, num encontro em Belém em 1984, o então deputado José Genoino defendendo o boicote à eleição.
Maluf, que hoje apoia Dilma, representava um retrocesso “provocando um recrudescimento da ditadura” e Tancredo “está comprometido com o imperialismo e a burguesia”.
O PT boicotou a eleição e expulsou os deputados Airton Soares, José Eudes e Bete Mendes, que votaram em Tancredo.
Me engana que eu gosto
Em deoimento à Polícia Federal, o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerver´, disse que está pasando por dificuldades financeiras. Isso, 24 horas depois de chegar de um vôo de Londre, na primeira classe, depois de uma viagem a passeio a Europa.
Sonho de consumo
Viajar para o exterior é o principal sonho de consumo dos brasileiros, segundo uma pesquisa inédita do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz. De acordo com o estudo, divulgado ontem, o maior desejo de 15% dos 620 entrevistados é fazer uma viagem internacional. Em segundo lugar, os brasileiros sonham em fazer uma viagem nacional (11,5%), e, em terceiro, ter um carro (9,3%). A pesquisa foi aplicada em 27 capitais.
No Facebook:
JUSTIÇA! Ou falta dela.
(Na briga entre o mar e rochedo quem apanha é o marisco).
Pelo povo que somos, temos a "Justiça" que merecemos, o arquivamento "ab initio" da competente e necessária Ação Popular, ajuizada pelo Senador Romero Jucá, que pretendia a manutenção do programa social do Estado de Roraima, em socorro às milhares de famílias de roraimenses, foi fundamentada, em sua síntese maior, sob o pálio de que a mesma se constituía como temerária, pelo fato de ter sido ajuizada pelo Senador em questão, por suposto interesse político eleitoral em decorrência da mesma em futuro próximo, assim, a analise judicial do termo, em referência, não se deu sob o enfoque das necessidades das famílias dependentes do programa social, mas se admissibilidade, ou não, da ação popular daria, ou não, crédito político ao seu autor. - Wilson Précoma, advogado.