- 18 de julho de 2025
Com Rodrigue será lembrado
Brasília - Se não ocorrer alguma medida jurídica aprovada no Tribunal Superior Eleitoral que o mantenha no cargo, daqui exatos 30 dias termina o governo de Chico Rodrigue, o mais fraco da História de Roraima. Um governo que, mesmo contando com 19 partidos, apoio da maioria da Assembléia Legislativa, da Prefeitura da capital e prefeitos do interior, perdeu para um "poste de saia" que tem até enorme dificuldade de concatenar uma idéia por inteiro.
Caso Rodrigue não derrube no TSE decisão confirmada pelo TRE em cassá-lo, os últimos dias de 2014 em Roraima serão governados pelo presidente da ALE, deputado Chico Guerra, o que tornaria ainda mais melancólico o que foi o governo de quem passou três anos e três meses acompanhando tudo, observando tudo e anotando tudo em um carderninho preto sobre o que ocorria no governo do qual foi vice, para depois que assumisse, fazer o que tinha que ser feito.
Falar dos erros de Chico Rodrigue seria ser repetitivo. Mas citar apenas o maior deles, é confirmar que não há maquiagem no mundo em termos de propaganda e publicidade que engane o povo. Ainda mais, quando tal comunicação é mal feita. Esse foi o maior fiasco de Rodrigue, sua comunicação social, cara, enrolada e ineficiente. Não só repetiu a mesma ineficiência da de Anchieta Júnior, foi além conseguindo ser pior.
No contexto político, Chico Rodrigue mostrou ser tão fraco quanto sua comunicação, não liderando nada. Durante toda a campanha não se ouviu da base aliada elogios à sua conduta de governante e nem à forma como tratou de política. Pelo contrário, nos bastidores as críticas vinham de candidatos e de secretários do seu governo. Chico se escondeu deixando para outros as decisões do rumo tanto da sua administração quanto da sua campanha. Com um detalhe, esses rumos só ele é que poderia traçar.
Resultado, uma derrota que entrou para a História coroando-o como o primeiro governante de Roraima a perder uma eleição no cargo. É assim que Chico Rodrigue provavelmente será lembrado, se for.
Informações
A Anvisa prepara para março um novo conjunto de regras para os rótulos de alimentos com substâncias que provocam alergia. A ideia é que as embalagens tragam um quadro com os nomes das substâncias vetadas aos alérgicos, dentre 3.500 sugestões recebidas em uma consulta pública.
A agência quer simplicidade para o público. Em vez de informar que contém “caseinato de sódio”, por exemplo, o rótulo vai trazer apenas “derivados de leite”.
No Facebook:
"Botafogo é como décimo-terceiro: todos já esperavam, mas só caiu essa semana."
Despedida de um super herói
Eleição
O Tribunal de Justiça elegeu ontem para o biênio 2013-2015 os desembargadores Almiro Padilha, Ricardo Oliveira e Tânia Vasconcelos Dias para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral, respectivamente. A previsão é de que a posse da nova administração seja realizada no final de Janeiro de 2015.
Na mesma Sessão, o Tribunal Pleno do TJ indicou o nome do magistrado Mauro Campello para compor o Tribunal Regional Eleitoral.
Vida mais longa
A expectativa média de vida dos brasileiros aumentou, segundo os números mais recentes do IBGE. É um dado social importante, com impacto em outro assunto relevante: como financiar a previdência.
A expectativa de vida chegou a 74 anos, dez meses e vinte e quatro dias. Essa projeção é menor para os homens, o equivalente a 71,3 anos e maior para as mulheres: 78,6 anos. Mas eles têm acelerado o ritmo. Desde 2012, ou seja, em um ano, os homens ganharam três meses e 29 dias de vida, 15 dias a mais do que as mulheres.
Aposentadorias
Tempo extra de vida, tempo extra de trabalho. Essa mudança na longevidade tem impacto direto no cálculo da aposentadoria.
Com a expectativa de vida do brasileiro, sobem as despesas do governo com aposentadoria. Ainda não dá para calcular qual será o impacto. mas seja qual for só deve aumentar um problema: o déficit, que tem se aprofundado desde 2011.
Kibeloco