00:00:00

Edersen Lima

Chico das Verduras é condenado à prisão


Prisão
\"\"O deputado Chico das Verduras foi condenado ontem pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a quatro anos e oito meses de reclusão, em regime inicial semiaberto, pelo crime de corrupção ativa. A decisão é referente à Ação Penal 572, que aponta que na campanha eleitoral de 1998, Verduras, então candidato a deputado estadual corrompeu uma servidora de cartório eleitoral para que lhe entregasse títulos eleitorais em branco.


Corrupção ativa
De acordo com o processo, Chico das Verduras pagou R$ 3 mil para que uma servidora do Cartório da 1ª Zona Eleitoral de Boa Vista lhe repassasse 622 títulos eleitorais em branco, que permitiriam que outras pessoas votassem em lugar dos titulares.  Em seu voto, o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, disse que da análise dos autos ficou comprovado que o parlamentar cometeu o crime de corrupção ativa. Ao fazer a dosimetria da pena, o ministro aplicou pena final de quatro anos e oito meses de reclusão, em regime inicial semiaberto, além de 135 dias multa, ao valor de um décimo do salário mínimo vigente à época dos fatos.


Falsificação de 112 documentos
Chico das Verduras também foi condenado por falsificação de 112 documentos para fins eleitorais e, quanto a esse delito, a pena base ficou em três anos e seis meses, com aumento de seis meses por condição agravante, totalizando pena final de seis anos e oito meses de reclusão.


Hábito
Encrenca com a justiça eleitoral é um hábito de Chico das Verduras. Em todas as eleições que participou ele respondeu ações por infringir a lei eleitoral, chegando, inclusive, a ter mandato de deputado estadual cassado em 2008 por aliciamento de eleitores, e até preso por compra de votos, isso em 2010.


Catitu na área
\"\"E sobrou também para o líder do catitus em Mucajaí, Édio Lopes, ontem o STF recebeu ação judicial de que ele teria praticado crime de peculato entre janeiro de 2005 e dezembro de 2006 quando era deputado estadual, o deputado teria desviado dinheiro público da Assembleia Legislativa de Roraima, em proveito próprio e de terceiros,  quando ele nomeou para o seu gabinete os supostos "fantasmas" Maria Evanir Nogueira da Silva, Maria José de Santana e Antonino Praxedes Santana, sem exigir a prestação de serviços correspondentes.


Só faltam a auréola e as asinhas
Catituzão, como Édio é carinhosamente chamado em seu retudo eleitoral, nega tudo, afirmando ainda que nunca usou qualquer expediente ilícito na política.


Unanimidade
Parlamentares da Comissão de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos da Constituição aprovaram por unanimidade, projeto do senador Romero Jucá sobre a regulamentação do direito de greve do servidor público. A proposta ainda será apreciada pelos plenários da Câmara e do Senado.
Jucá reconheceu o direito de greve dos servidores públicos, “competindo-lhes de decidir livremente sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam, por meio dele, defender”. O senador ainda acrescentou regra para que a participação na greve não seja critério de avaliação de desempenho, avaliação de índices de produtividade ou justificativa de incapacidade para desempenho da \"\"função pública.


Redução
Jucá também acolheu a sugestão dos sindicalistas de reduzir de 80% para 60% o percentual mínimo de funcionamento dos serviços essenciais durante as paralisações. Entre esses serviços estão as emergências de hospitais, abastecimento de água e energia, coleta de lixo, defesa civil e controle de tráfego aéreo, os relacionados à educação infantil e ao ensino fundamental, a segurança pública entre outros. Já os serviços não essenciais terão 40% do funcionamento preservado.
Romero Jucá incluiu ainda em seu relatório, a proibição de greve no serviço público 60 dias antes de período eleitoral.


Inclusão educacional
Fortalecer estratégias de aprendizagem desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais e proporcionar a inclusão educacional e social dos alunos com deficiências visuais. Este foi o objetivo da oitava Oficina Pedagógica, promovida pela Secretaria Municipal de Educação.
Cerca de 160 professores e coordenadores pedagógicos participaram de palestras e orientações sobre mobilidade, localização da criança no contexto escolar, atividades lúdicas interativas, familiarização de obstáculos existentes na escola, entre outros.

Posteridade
\"\"
Contra 'gordofobia', misses "fats" protestaram de lingerie em frente ao Congresso Nacional.


Hip hop
Hip hop é uma dessas manifestações culturais que tem conquistado os jovens do projeto Crescer. Há cerca de um ano, o Quixote tem trabalhado em parceria com a Prefeitura de Boa Vista na busca de alternativas eficientes por meio da arte e educação de aproximar e criar vínculos com esses jovens.


Festival gastronômico
Gastronomia, turismo e cultura. Essa é a combinação que vai garantir o sucesso da terceira edição do Festival Gastronômico em Roraima. O evento do Sebrae  tem a  Prefeitura de Boa Vista como co-realizadora.  Nessa segunda-feira, 10, foi feito lançamento do evento para empresários, imprensa, patrocinadores e convidados.
O festival será realizado de 20 a 23 de novembro, no Parque Anauá, e terá na programação, oficinas, palestras e cozinhas show. As noites serão animadas por cantores locais como Eliakim Rufino, Neuber Uchôa, Euterpe, Zeca Preto, que terão espaço garantido no Palco Cultural.


Vê se aprende, dona Suely
O presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, convidou governadores eleitos para discutir gestão pública na próxima segunda-feira (17). Diante do que mostrou nas entrevistas que concedeu e nos debates que participou, o convite do TCE é oportunidade ímpar para dona Suely Campos tentar aprender alguma coisa sobre gestão pública.


Preocupado
Na palestra para clientes do Banco Itaú realizada anteontem à tarde, no Copacabana Palace, Joaquim Barbosa disse estar preocupado com as próximas nomeações para o STF. O ministro considerou ainda que as mudanças do colegiado do Supremo em 2012 e 2013 fizeram com que, no caso do mensalão, as penas aos políticos fossem de fato menores do que as penas dos não políticos. 
\"\"A turma que foi julgada antes das trocas de ministros pagou um preço maior. É o caso de Kátia Rabello, a ex-bailarina que presidia o Banco Rural, cuja regressão da pena será em 2016. 
Já políticos como Dirceu, Valdemar Costa Neto, Bispo Rodrigues e outros cumprem pena domiciliar. 


Sem pergunta, sem resposta
O que todo mundo queria ouvir, e ninguém teve coragem de perguntar, é por que Joaquim Barbosa ficou neutro nas eleições deste ano.


Acordo
Fontes bem instaladas no Palácio Hélio Campos afirmam que a conversa precoce entre Neudo Campos e Chico Rodrigue teve como assunto principal um acordo entre os dois. Rodrigue retiraria projetos que Neudo não que ver aprovado porque geraria despesas para dona Sula pagar, e por usa vez, o próximo governo não faria a varredura prometida, pelo menos, não sobre os últimos nove meses de 2014.


Contrato de risco
Denunciado por dar calote em assessor de imprensa na campanha eleitoral de 2012, o senador eleito Telmário Mota tem dívida assumida a pagar com pessoal de Brasília que fez o seu marketing eleitoral, inclusive, lhe criando a expressão do "pianinho".
Será que galo velho será novamente notícia sobre tal assunto?


Coisas do professor
Muitos problemas na Penitenciária de Monte Cristo poderiam ser resolvidos se a tal obra da cadeia de Caracaraí tivesse sido realizada e não só os escombros que ficaram. A "obra", que nem a dragagem do rio Branco e a hidroelétrica do Paredão, que ninguém sabe, ninguém viu para onde foram parar são ótimas questões que só o professor de todos nós, Getúlio Draga Cruz, sabe responder.


Fazia um extra 
Ainda sobre a dura vida dos conselheiros do TCE, há informação que um deles, enquanto morava no Conjunto dos Desembargadores, chegou a alugar a sua casa fazendo assim um "extra orçamentário".


Posteridade
\"\"
Miss Brasil Turismo, Bianca Matte, dispensando
qualquer comentário.

Últimas Postagens