- 16 de julho de 2025
Mudança de comando
Pelo três partidos deverão trocar de comando em Roraima a partir de fevereiro de 2015. O PR, hoje nas mãos de Luciano Castro, que não se elegeu para o Senado deve ira para o colo de Remídio da Amatur, eleito com 15.492 votos. O mesmo deve acontecer com o PSB, hoje dirigido pelo governador Chico Rodrigue deverá ser encampado por Maria Helena, que retorna à Câmara. O PMN deverá ser dirigido pelo médico Iran Gonçalves e o PHS, pelo novato Carlos Andrade.
Praxe
É de praxe que deputados federais controlem os partidos políticos quando esses não são controlados por governadores ou senadores.
Sem mandato, sem comando
Não adianta tempo de direção, como poderá ser o caso de Luciano Castro, que foi três vezes líder do PR na Câmara. Sem mandato, não tem como comandar partido com um deputado cobrando controle da sigla, que significa cargos nos diretórios nacional, regional e municipal, além de controlar a verba repassada para manutenção do partido no estado, e poder também ditar com quem se alianhará na esfera estadual.
Exemplo
Chico Rodrigue tinha quase 20 anos de DEM e mesmo eleito vice governador em 2010, foi sacado do comando do partido para dar vaga e tudo mais para Paulo César Quartiero, eleito deputado federal à época.
Engolidos
Quanto aos nanicos PMN e PHS, esses é que serão "engolidos" mesmo por Iran Gonçalves e Carlos Andrade.
Vai ter que dividir
No PDT, Telmário galo velho Mota, que é líder de si mesmo, terá que dividir o comando do partido com Abel Galinha, eleito deputado federal.
Oleno é promessa de Neudo
Para o homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus e para o aliado Brito Danadão, o "governador" Neudo Campos acenou com "sim" em apoio para a presidência da Assembléia Legislativa. Para a 1ª Secretaria da ALE, ele já confirmou que será Oleno Matos, isso, para o próprio Oleno Matos.
Vai pular por cima
Oleno é "marinheiro" de primeira viagem e com a promessa de Neudo em fazê-lo 1º secretário, pulará por cima de deputados de dois e mais mandatos.
A vida como ela é
A agente da Operação Lei Seca Luciana Silva Tamburini foi condenada pela Justiça do Rio de Janeiro a pagar, por danos morais, uma indenização de R$ 5.000 ao juiz João Carlos de Souza Corrêa. De acordo com decisão, em primeira instância, da 36ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, a servidora pública "agiu com abuso de poder" e "zombou" da magistrado ao afirmar que ele "era juiz, mas não Deus". O fato ocorreu em 2011.
A infração ocorreu depois que Corrêa foi parado em uma blitz da Lei Seca sem a carteira de habilitação e com o carro sem placa e sem documentos. Com isso, o carro do magistrado foi rebocado. Na ocasião, Corrêa era titular da 1ª Vara da Comarca de Búzios.
"Ao apregoar que o demandado era 'juiz, mas não Deus', a agente de trânsito zombou do cargo por ele ocupado, bem como do que a função representa na sociedade", escreveu o desembargador José Carlos Paes, da 14ª Câmara Cível do TJ-RJ, que manteve a condenação em segunda instância.
Prisão é pra pobre
Condenado a 7 anos e 11 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal no processo do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu está a um passo do regime aberto. Hoje, no começo da tarde, ele terá audiência coletiva na Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas (Vepema), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal onde lhe serão passadas instruções. Como no Distrito Federal não existem casas de albergados, José Dirceu vai direto para a residência dele.
Preso em 15 de novembro do ano passado, Dirceu passou menos de um ano preso.
Prisão é pra pobre 2
Se vale pra Zé Dirceu, chefe da quadrilha do mensalão, vale para Neudo Campos, apontado como chefe da quadrilha dos "gafas" e já condenado a mais de 60 anos de prisão pelo rombo do "gafanhotos". Neudo vive livre, leve e solto e até emprego público terá, ou seja, é condenado da justiça mas o povo vai continuar lhe pagando salário.
Prazo final
Os candidatos que participaram do 1º turno das Eleições 2014, realizado em 5 de outubro, têm até hoje para prestarem contas dos recursos arrecadados e das despesas de campanha. Quem foi eleito e não efetuar a prestação de contas, não será diplomado no dia 16 de dezembro.
E hoje também encerra o prazo para os mesários que faltaram no dia 5 de outubro apresentar justificativa à Justiça Eleitoral. Ao todo, 4.240 mesários foram convocados para trabalhar no 1º turno das Eleições Gerais de 2014, em 292 locais de votação distribuídas nas oito zonas eleitorais do Estado, em 1.060 seções eleitorais.
Banda larga
Desde sábado (1º), ficaram mais rigorosos os limites mínimos da velocidade de banda larga fixa e móvel que deve ser entregue pelas operadoras aos seus clientes. Pela regra definida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), esse o mínimo passa a ser de 80% da velocidade contratada.
Isso significa que, num plano de 10 MBps (megabits por segundo), a média mensal da velocidade fornecida pela operadora deve ser de 8 MBps, no mínimo.
Em Roraima, pelas reclamações dos usurários deve ocorrer o inverso, 20% dos 100% que são pagos em banda larga são fornecidos pelas operadoras.
Posteridade
Bruna Marquezine, sem comentários.