00:00:00

Edersen Lima

O governo do rancor


Aperitivo
\"\"Fato inteiramente reprovado ocorreu na madrugada de ontem em frente à casa da deputada eleita Shéridan de Anchieta. Um grupo de neuditas e mais familiares de dona Suely promoveram gritaria e xingamentos à deputada eleita e sua familia, dando já um "aperitivo" de como neudistas e a familia de dona Suely vão agir com quem não esteve em seu palanque ou simplesmente não comunguem de seus pensamentos ou ordens.


Resposta
"Sou tão mulher, mãe, cidadã como qualquer uma outra mulher que aqui vive, além de roraimense com muito orgulho e política eleita desse Estado. Roraima é minha casa, minha Terra, alto lá quando vierem tentar me comparar a quem quer que pensem", comentou Shéridan em uma rede social. "Para os pouco informados vale lembrar que talvez a minha principal diferença é que não tenho centenas de processos contra mim, não sou ficha suja, não tenho histórico que me envergonhe e, nem tão pouco desrespeito às pessoas, não agrido ninguém, pelo contrário, eu sei muito bem a importância do respeito, da humildade , da grandeza que se espera de verdadeiros líderes", completou.


Dependência da mulher
E depois de não eleitos e com as urnas negando-lhes o sucesso, como vão ficar os principais nomes que perderam mandato ou não se elegeram?
José de Anchieta vai ficar na dependência de acertos políticos da mulher Shéridan, eleita deputada federal. Como a oposição deverá seguir rachada, isso por causa de desentendimentos dentro da atual base governista ocorridos durante a campanha eleitoral. Uns seguirão Romero Jucá e outros Anchieta.


Pouco muda
\"\"Romero Jucá tem mais quatro anos de mandato, tem a Prefeitura de Boa Vista como parceira, e como é do PMDB deve ingressar no time do partido que irá trabalhar a aproximação da presidenta Dilma com o Congresso. Ou seja, Romero não ganhou com o governo de Roraima, mas também não perdeu nada em escala federal. O mesmo pode-se dizer de Angela Portela. Mas do que nunca ela será necessária na base de apoio à Dilma e do PT no Senado, que a partir de fevereiro terá bancada reduzida. Com i, em alguma secretaria de ministério ou estatal.


Na esplanada
\"\"Luciano Castro, com 22 anos de Cãmara dos Deputados e com o PR, partido que Dilma não abrirá mão de compor, poderá também assumir alguma secretaria de ministério ou até do prório governo federal. Rodrigo Jucá, provavelemnte retornará à Secretaria Municipal de Educação. 


Enem
Os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão desde ontem disponíveis, segundo o Ministério da Educação. Para acessá-lo, é preciso informar o CPF e a senha de login no site de inscrições do Enem. O acesso é individual.
O Enem 2014 acontece nos dias 8 e 9 de novembro. Segundo o MEC, o envio dos cartões pelos Correios também terá início nesta segunda-feira. A versão enviada pelo correio é a mesma que pode ser acessada pela internet.
O cartão confirma o endereço e o local de provas de cada candidato, mas não é obrigatório apresentá-lo no dia do exame para poder fazer as provas. 


Danadão na área
\"\"Neudo Campos é conhecido por empenhar a palavra e promessas de cargos para mais de uma pessoa. Assim, o deputado Brito Danadão, que esteve ao lado de Neudo todo esse tempo em que enrolou seus correligionários com a promessa de que assumiria o governo, teve a palavra dele de que seria presidente da ALE em caso de eleição de dona Suely.
Por outro lado, o homem do  milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, condicionou apoio a Neudo seu retorno à presidência da ALE. E agora?


Saída ottomariana
Neudo pode optar por uma saída assim "ottomariana". Para quem conheceu o saudoso brigadeiro, quando ele não queria nem um e nem o outro aliado para determinado posto, ele anunciava que nem A e nem B ocuparia a vaga, e sim, um terceiro nome que ele, Ottomar, já tinha em mente. Dessa forma, os dois aliados briguentos até ficavam contentes pois se não assumiu o cargo, o desafeto também não.


Foi assim
Colocar nomes no sol e na chuva do desgaste político, para não nomear, era uma das artimanhas mais usadas pelo saudoso brigadeiro. Vide a "indicação" de Haroldo Amoras como seu vice em 2006. Ottomar sabia que todo o seu grupo político reageria mal a essa indicação devido à relação próxima de Haroldo com o professor da dragagem, Getúlio Paredão Cruz.
Aí, a base, entre ficar com Haroldo/Getúlio, preferiu o simpático e solícito José de \"\"Anchieta, que foi então indicado por maioria absoluta dos aliados ottomarianos.


Pulava que nem anão de circo
Na época em que Anchieta foi indicado vice de Ottomar, um dos mais empolgados e animados aliados era metro e meio da ALE.


Secretário Draga
E como se falou no professor da dragagem, Getúlio Paredão Cruz, outro que é condenado por desvio de dinheiro público, está cotado para assumir a Secretaria de Planejamento ou uma estatal. Draga também deverá indicar o secretáriode Comunicação Social.


Governo do rancor
Neudo e dona Suely prometeram um "governo de amor", mas seus aliados e familiares, pelo visto, vão promover é o do rancor.


Cadê a "inteligência"?
Assim que assumiu, em abril, o governador Chico Rodrigue colocou a Saúde e  a Educação em estados de emergência. O choque pretendido não foi lá essas coisas, mas ainda há tempo de fazer algo em outro setor que precisa urgentemente de ordem; o setor prisional.
O que os detentos fizeram na noite de domingo, sem que os setores de inteligência (?) da Polícia Militar da Polícia Civil, ou até de detentos colaboradores, nada soubessem e tomassem precauções é prá lá de vergonhoso.


Intervenção já!
Uma intervenção federal não seria constrangedor, não. Seria providencial.


Perguntar não ofende:
Como a eleição de dona Suely foi vista lá pelas bandas da Justiça Federal?

Últimas Postagens