- 16 de julho de 2025
Perdeu para o "poste"
Sim, o "poste" Suely Campos surpreendeu vencendo - com a vantagem com que venceu - o primeiro turno. Prova maior disso, a grande e marcante rejeição ao governo Chico Rodrigue/Anchieta Júnior. A luz amarela não está só acessa no Palácio Hélio Campos. Está insistentemente piscando em sinal de alerta, de perigo, para o grupo que enchia o peito e falava em vencer a eleição no primeiro turno, e perdeu por 9.395 votos.
Pecados
Ficou claro que a campanha de Chico Rodrigue foi totalmente errada. Ele pecou ao deixar colar sua imagem ao governo que quebrou o estado. E olha que foi o próprio Chico Rodrigue, com uma semana de governo, anunciou que Anchieta havia falido Roraima. Ali, era o momento para desgrudar sua imagem e pregar que nada teve a ver com as decisões castratóficas do antecessor.
Se acovardou
Mas Rodrigeu se acovardou diante das ameaças de Anchieta de pregar em sua testa a pecha de traidor, o que de certo modo não colou nem pra um nem pra outro. Pois Chico se manteve publicamente dúbio apoiando também Luciano Castro. E Anchieta, ficando em terceiro na disputa ao Senado, mostrou que o discurso de vítima de traição não foi engolido pelo eleitor.
Se não mudar...
Falando no posicionamento acovardado de Chico Rodrigue perante as ameaças de Anchieta, se continuar desse jeito, pode preparar sua prestação de contas para não sair do governo com a pecha de Anchieta, que enriqueceu no poder, e responder processos judiciais sob essa suspeita.
Perguntar não ofende
É de se questionar como conseguiu um governo com apoio de 19 partidos, da maioria absoluta da Assembléia Legislativa, inclusive do seu presidente, com apoio irrestrito da prefeita da capital, perder no primeiro turno? Como pode Neudo Campos, sem poder algum há 12 anos, ficha sujíssima, condenado a mais de 60 anos de prisão, eleger um "poste" com mais de nove mil votos sobre toda base governista?
Passando a mão no bigode
Coordenador geral da campanha governista, Romero Jucá deve está passando a mão no bigode. Terá um senador que tem prazer e satisfação quase que sexual em agredi-lo fazendo-lhe as piores considerações. E ver seu candidato ao governo, se mostrar frouxo por um lado e sem iniciativa por outro.
Seja grato, galo velho!
Telmário Mota tem a obrigação de agradecer sua eleição a Anchieta. Desde que foi compactuado a pular de lado e apoiar o então governador no segundo turno de 2010, Telmário passou a desfrutar de estrutura de duas pastas governamentais que lhe garantiram tempo integral para fazer desde janeiro de 2011 sua campanha ao Senado. Estrutura que manteve cerca de 60 cargos com salários de mais de R$ 20 mil, e quem sabe, gestos de campanha pagos.
Fora isso, Telmário não sofreu um décimo dos ataques que Anchieta - junto com suas "cachorras loucas" - desferiu em Luciano Castro, de quem perdeu, também.
Ajudou
Somou também para o galo velho, pousar como opositor radical aos desmandos de Anchieta, à insegurança governamental de Chico Rodrigue e à possibilidade de mais poder a Romero Jucá, que é senador influente e principal aliado da PMBV.
Mais um "marido de deputada"
Pra quem tinha cabos eleitorais ferozes que mais pareciam um bando de cachorras loucas atuando nas redes sociais, Anchieta, engrossou a estatística dos ex-governadores que tentam se eleger, fracassam fragorosamente, e veêm suas esposas sendo eleitas. Anchieta é mais um a se tornar "marido de deputada". Ficou em terceiro lugar, atrás de Luciano Castro.
Sonho realizado
Já Shéridan de Anchieta realizou seu grande sonho: se eleger com mais votos que Teresa Surita se elegeu deputada federal em 2010. Shéridan, assim, torna-se a recordista roraimense na categoria.
Vice prefeito
E já que se falou em Luciano Castro, com rádios e uma TV nas mãos, mais patrimônio político de 20 anos de mandatos de deputado federal, é nome forte para vice prefeito na chapa de re-eleição de Teresa Surita.
Conselheiro
Sobra para Anchieta, tentar trocar seu apoio, que é um apoio sustentado em perspectivas de poder, por uma vaga no Tribunal de Contas do Estado. Do lado de Neudo ele sabe que é muito difícil de obter tal cumprimento de palavra.
Anchieta precisa urgentemente de proteção.
Re-eleição
Angela Portela vai apoiar Suely Campos. Há histórico de amizade entre as duas, e Angela tem identidade dolado de Neudo. Deve negociar apoio à sua re-eleição em 2018.
Prefeito
Já Telmário Mota vai negociar já o apoio à sua candidatura à Prefeitura de Boa Vista em 2016, como o anti-Jucá.