- 18 de julho de 2025
Usa e pula, pula e usa
Brasília - Pela diferença tão pequena que foi a vitória de Anchieta Júnior sobre Neudo Campos em 2010, 1.756 votos, pode-se dizer que qualquer apoio a mais que um ou outro teve ou perdeu, foi decisivo naquela eleição. Assim, pode-se afirmar que, a pulada de barco - ou traição, como dizem os neudistas - de Telmário Mota, para o lado de Anchieta no segundo turno, selou a derrota de Neudo.
Candidato ao Senado em 2010, Telmário estava junto com Neudo no primeiro turno, numa troca informal de apoios, semelhante ao que hoje ocorre com Chico Rodrigue, Luciano Castro e Anchieta Júnior. Na base neudista, Angela Portela era a outra candidata que contava com apoio de Neudo.
No segundo turno, vislumbrando que Anchieta, com a máquina do governo na mão ganharia, Telmario fez a proposta em troca de seu apoio no segundo turno. Queria a Secretaria do Índio, a Agência de Fomento, e cargos na estrutura de governo para seus correligionários. Anchieta, com a corda no pescoço, cedeu e assim Telmário o apoiou no segundo turno.
Se não tivesse sido abandonado e pela diferença tão pequena de votos, acredita-se que hoje, Neudo seria o governador concorrendo à re-eleição. Por outro lado, cabe lembrar que, esse governo que Telmário tanto critica na TV e rádio, ele apoiou até o dia em que seus apaniguados foram demitidos porque seria concorrente de Anchieta. Dali em diante, o governo de Anchieta passou a não mais prestar para Telmário. Coisas de quem usa e pula. Pula e usa.
Sinal de que não vai
Suely Campos não foi à sabatina com candidatos ao governo na UFRR. Prenúncio de que também não irá ao debate da TV Roraima.