- 16 de julho de 2025
Física
É lei máxima da Física: dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. Ainda mais, quando um dos corpos pesa em torno de 10 arrobas. Impossível, mesmo. Assim sendo, da bancada governista, Luciano Castro ou Anchieta Júnior vai brindar vitória ou bater na trave das urnas. A vaga é só uma, e ainda seguindo o que informou a única pesquisa da disputa pelo Senado registrada há quase um mês na Justiça Eleitoral, há um empate entre os dois.
Hoje, com toda certeza, os nomes e colocações variaram na corrida pelo senado.
Fazendo água
Anchieta é candidato ao Senado desde que assumiu o segundo mandato em janeiro de 2011. Luciano, só teve sua candidatura oficializada no fim do mês de junho. Era de se espera que, diante dos sete anos em que governou o estado, Anchieta estaria bem das pernas o suficiente para não precisar, ele próprio, e mais a mulher Shéridan, gastar tempo com choradeira de que foi "traído".
Qual o medo?
Do que Anchieta tem medo, se ele fez um bom governo?
Exemplo disso, é que Shéridan pode encomendar o vestido de posse pois está cotadíssima para ser eleita em cima do trabalho social que desenvolveu graças ao apoio que Anchieta, governador e marido, lhe oportunizou.
Louros secos
Agora, se Shéridan dá show em simpatia e empatia com o povão, e Anchieta, não, isso não é problema de "traição". É, com certeza, deficiência da comunicação social que foi todo o seu governo. Sheridan usou equipe própria e está aí entre os líderes para a Câmara dos Deputados, e Anchieta, com comunicação mal comandada e ultrapassada, colhendo esses louros secos.
Herança
A "traição" que Anchieta reclama, ora é com Luciano, que nunca fez nenhum acordo com ele sobre o assunto. Ora com Romero Jucá, que tem visto e sentido nas ruas quão desgastado Anchieta está devido ao governo de muitas denúncias de irregularidades e problemas graves em setores básicos como saúde, educação e segurança. E ora, Chico Rodrigue, que patina visivelmente atrás de Neudo Campos, segundo o Ibope. Chico sabe que, enquanto estiver sua imagem colada ao Anchieta, vai continuar herdando todas as críticas à saúde, à educação e à segurança.
Neudo agradece
Cabe aqui comentar que, se Neudo está na frente na pesquisa Ibope, isso se deve muito ao resultado do governo Anchieta. É até constrangedor que, o eleitor demonstre preferência por um político que há 12 anos deixou o governo, ficou em quarto lugar na eleição para o Senado, foi preso acusado de roubar dinheiro público, é condenado ficha suja a mais de 60 anos de prisão e mesmo assim esteja liderando a disputa ao governo. É claro que isso não é saudade ou reconhecimento popular, e sim, desesperança e descrédito com que o governo de Anchieta deixou, e Chico Rodrigue, herdou.
Posteridade
Iran Gonçalves, Gerlaine Bacarin e Jean Franklin.
No Facebook:
"Engraçado que, se Chico Rodrigue ganhar quem vai governar é Romero Jucá. Neudo Campos impedido de concorrer por ser ficha pra lá de suja põe a mulher Suely Campos na disputa. Mas se ela por ventura se eleger quem vai governar é o Neudo, que de público anunciou isso. E se a Angela Portela vencer, é o Flamarion que vai mandar no governo dela."
Explica
Cada vez mais assíduos, os auto intitulados "candidatos de Deus" pregam o evangelho junto com a política. E se não forem eleitos, com o cabo eleitoral que dizem ter, a culpa é de quem?
Desculpa
A maioria desses "candidatos de Deus" vai alegar que perdeu a eleição porque o eleitor vendeu o voto. Vão dizer que foram vítimas do dinheiro.
Ainda falta
Já foram gastos, só nas campanhas ao Senado e ao governo de Roraima, R$ 7,8 milhões e todos esses candidatos reclamam que falta dinheiro.
Milagre
Chama a atenção a campanha de Anchieta Júnior. Toda a estrutura montada por ele e sua equipe, e até agora, com mais de dois meses de campanha, só gastou R$ 529 mil, é uma proeza da economia, da aplicação pra lá de bem gasta, é um milagre da multiplicação de tão pouco para tanto que se vê de publicidade em carros e placas, gente contratada, o marketing usado, combustível, estrutura de comícios, alimentação de pessoal e outros gastos. Se Anchieta administrasse assim o governo, como administra o que entra e sai na sua campanha, ele tinha 90% da preferência para o Senado.
A la Martin Scorsese
Sexta-feira, dia 5, 7:15h, um ASX Mitsubishi entra em disparada no "esqueleto" da obra do Boa Vista Shopping, na avenida Ville Roy. Um minuto depois, dois outros carros, um Corola e uma S10 também na mesma balada entram no local. Um candidato ao Senado desce do ASX, recebe um pacote, fala alguma coisa aos ocupantes do Corola e da S10, aperta suas as mãos, retorna ao carro e sai novamente em disparada.
A cena, parecendo um filme de Martin Scorsese, foi registrada pela potente câmera de um Sansung Galaxi.