- 16 de julho de 2025
Berlinda
Dois fatos ocorridos ontem envolvendo o candidato Neudo Campos serão os principais temas de discussão hoje no meio político macuxi. O indeferimento da sua candidatura, já esperado diga-se de passagem, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e os dados da primeira pesquisa Ibope divulgada ontem pela TV Roraima, em que o aponta em primeiro lugar com 32% das intenções de voto para o governo do estado.
No TSE
O TRE considerou o que Neudo é aos olhos da Lei da Ficha Limpa: Ficha suja, com duas condenações colegiadas. Seus aliados comentaram nas redes sociais que já esperavam isso.
Ele pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, e também lá não será será surpresa que sofra de novo indeferimento da sua candidatura, que nasceu sob esse aspecto de registrá-la contrariando o que diz a Lei da Ficha Limpa.
Embolados
Quanto à pesquisa Ibope, Neudo é seguido pela senadora Angela Portela e pelo governador Chico Rodrigue, ambos com 27%. a margem de erro, segundo o Ibope é de 3%, ou seja, Neudo pode ter na realidade 29% e Angela ou Chico ou os dois 30%. Em suma, estão todos embolados.
Comemora
Mas Neudo comemora resultado. Angela e Chico, idem. Neudo se sentindo a redenção do povo. Mas não é bem isso. Difícil acreditar numa sociedade que se agrade e valorize quem publicamente até outro dia era o político número um do país em processos diversos de danos aos cofres públicos, preso junto com mais 50 pessoas no maior escândalo de desvio de dinheiro público de Roraima, e já condenado a mais de 60 anos de prisão em regime fechado.
Fatores
Então, por que Neudo aparece na frente na pesquisa?
Simples a resposta. José de Anchieta não foi competente o suficiente para mostrar o que fez em sete anos de mandato - principalmente na área social com o VIva Comunidade - e por outro lado, negligenciou em setores que poderiam estar em melhores situações como a saúde, a segurança e a educação. E Chico Rodrigue, com muito blablablá ainda não disse a que veio. Simples então que Neudo esteja na frente.
Indefinido
Porém, se o amigo leitor observar, esse "na frente" de Neudo com 32%, sendo seguido de perto por Angela e Rodrigue, mostra que o eleitor, cerca de 13% não sabe em quem votar ou não votaria em nenhum desses. O resultado da pesquisa Ibope mostra que há menos de dois meses não há favorito, e que todos estão no páreo. Daí, o motivo de Angela e Chico também comemorarem. Não estão na frente da pesquisa Ibope, mas também não estão tão atrás.
As apostas
Angela aposta na menor rejeição entre os candidatos ao governo e na vontade de mudança do eleitor. E Rodrigue aposta que com ele, que foi vice de Anchieta, o eleitor vai acreditar que as coisas vão mudar e melhorar com ele governando.
Menor erro, maior acerto
A Coluna aposta que o vencedor será aquele que menos erro cometer na campanha, principalmente, durante os programas de TV no horário eleitoral e nos debates que ocorrerão. Não serão os programas com mais tempo de mídia e efeitos especiais que irão ganhar, e sim, aqueles que menos subestimar ou simplesmente respeitar a inteligência do eleitor. A imagem do político está muito comprometida, e qualquer exagero na sua "beatificação", poderá ser fatal. Como por exemplo, Angela, não assumir posição firme e esclarecedora sobre o que apoiou e votou como senadora. Chico Rodrigue, de que não sabia de nada e nada podia fazer como vice de Anchieta. E Neudo, condenado, pousar de vítima.
Avaliação
A pesquisa aponta, ainda, a avaliação do governo Chico Rodrigue. O Ibope apurou que 30% dos pesquisados o classificam como “ótimo ou bom”. Outros 40% afirmaram que ele é regular. Os que dizem que ele é “ruim ou péssimo” somam 27%. Os que não sabem ou não responderam somam 3%.
Dados
O Ibope registrou a pesquisa no TRE com o número RR-00004/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo BR-00347/2014. O Instituto entrevistou 812 eleitores no estado entre 8 e 10 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica e é a primeira do Ibope após o registro das candidaturas.