- 18 de julho de 2025
MPE quer evitar racionamento
Diante da notícia de racionamento de energia elétrica em mais de 60 mil domicílios do estado de Roraima em decorrência dos desligamentos do linhão de Guri, localizado no país vinho – Venezuela –, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) e a Eletrobras Distribuidora Roraima firmaram Termo de Ajustamento de Conduta para tentar minimizar o problema.
Caso não haja adoção de medidas urgentes – explica a Eletrobras no documento encaminhado à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente – a partir do mês de setembro, se o fornecimento continuar pela Venezuela, Roraima passará a sofrer racionamentos.
Porém, o MPE destaca que as referidas usinas deverão funcionar apenas para atender a demanda emergencial ora existente, até que se conclua a interligação da energia de Roraima ao Sistema Nacional de Eletrificação, mediante a efetivação do linhão Boa Vista/Manaus.
Reflexo
O sinal de alerta acendeu nesse fim de semana no Palácio Hélio Campos. Pesquisa recente informada ao governador Chico Rodrigue aponta queda na avaliação do seu governo. O resultado, no meio político, foi visto como natural diante das medidas emergencias tomada na Educação e na Saúde, porém, tais medidas não deixam de ser criticadas dentro da base governista pois Chico assumiu o mal serviço prestado pelo governo do qual ele fez parte. E detalhe: governo do qual ele, sem nada para fazer, por três anos viveu perambulando em todas as secretarias ouvindo reclamações, sugestões e anotando tudo - principalmente nomes de servidores que deveria demitir - no seu famoso caderninho preto.
Impressão de traição
"Como ele (Rodrigue) quer aparecer bem em pesquisa depois de anunciar as falências na Educação e na Saúde?", questiona um deputado governista. "E no mais, ficou feio pra ele (Rodrigue) adotar essas medidas (decretação de emergência) fazendo o estardalhaço que fez, desgastando o Anchieta (antecessor). Para o público, fica a impressão de traição", completou.
Estranho
O comportamento "estranho" de Chico Rodrigue em relação ao seu antecessor José de Anchieta também tem sido comentado na Assembléia Legislativa. "Nenhum adversário do Anchieta fez estrago maior na candidatura dele ao Senado do que o Chico", afirma outro deputado governista. "Ele tachou na testa do "gordo" a pecha de que quebrou o estado. Como é que ele (Rodrigue) vai pedir voto para o Anchieta depois disso (decretação de falências na Educação e Saúde)? "Venham, votem no Anchieta, o homem que quebrou Roraima, faliu a Saúde e a Educação!". Vai ser assim?", questionou.
Nenhum acordo
Nas redes sociais, simpatizantes da candidatura Anchieta voltaram suas miras para o deputado Luciano Castro, que o amigo leitor da Coluna sabe desde abril vai disputar o Senado, classificando-o como traidor. No entanto, Luciano alega que não fez nenhum acordo com Anchieta ou Romero Jucá ou com Chico Rodrigue de que não disputaria outro cargo além do de deputado federal.
Só entre os três
"O Luciano bem que poderia ser candidato ao governo, ou a vice em outra composição política-partidária, ou mesmo a senador de forma independente. Não há traição nisso. Traição será se algum dos três (Romero, Chico e Anchieta) largar o outro pois o acordo governo, vice e Senado foi fechado só entre eles três. Nenhum deputado estadual ou federal sequer foi consultado. Nós fomos apenas informados da decisão deles", complementou.
Saudade do Rui
Pelo sim, pelo não, a "menina dos olhos" de Chico Rodrigue, a Comunicação Social não tem dado o retorno esperado. O secretário Raimundo Weber já está sendo chamado de "Rui Figueiredo do Chico", em comparação ao antecessor que teve passagem muito criticada no governo Anchieta. Porém, Rui nunca bancou e deixou passar as "raimundagens" que Weber tem bancado e deixado, como tranformar o site oficial do governo, em pasta de sugestões de entretenimento gastronômico, sugerindo restaurantes e café da manhã, coisa assim parecendo "jabalesca" como é tratada no meio jornalístico.
"Raimundagens" são referência
Rui Figueiredo pode ter cometido vários erros, mas jamais deixaria passar e gastar dinheiro público de forma exagerada como a Comunicação de Weber vem fazendo e gastando. Quase 50 placas ao longo do Parque Anauá para informar uma parceria para melhorias do local. Pagar por divulgação do aniversário de Caracaraí com foto do lago de Caracaranã que fica em Normandia, no outro lado do estado. E por fim, convidar o cidadão para torcer pelo hexa campeonato com apenas três estrêlas pintadas no cartaz enorme na entrada do Parque.
O certo é que, as "raimundagens" de Weber estão sendo a maior referência de que os anos de Rui na Comunicação não foram assim tão ruins.
Prestígio
No etanto, no governo Chico Rodrigue, Raimundo Weber é o secretário de maior prestígio e moral com o governador, que segue religiosamente todas as sugestões e palpites do assessor.
Ronda nos bairros
Foi lançado ontem em Boa Vista o Programa Ronda nos Bairros. A iniciativa do Governo de Roraima implementa o policiamento comunitário que consiste em ação de combate a criminalidade com rondas ostensivas pelos bairros da capital. “O governador Chico aplicou a experiência do Amazonas e, também do programa Pacto pela Vida utilizado em Pernambuco. Está adotando programas com resultados positivos para serem implantados no Estado. A segurança é um desafio por isso, a cada dia temos que criar ações para proteger a sociedade e dar garantia de tranqüilidade para as famílias roraimenses,” disse o vice presidente do Senado, Romero Jucá.
Foram entregues 22 carros e 40 motocicletas que já começam a circular pela cidade. Cada viatura possui uma câmera, telefone e um tablete.
Cadastro
As famílias do bairro São Bento, atendidas pelo programa Bolsa Família, participam no sábado, 14, até às 17h, da ação que visa o cumprimento da condicionalidade de saúde do programa. A intenção é expandir o atendimento para as localidades que não possuem unidades de saúde. Até o final do dia a expectativa é atender 600 famílias.
Os atendimentos estão sendo feitos pela Secretaria de Gestão Social, que tem a responsabilidade de atualizar o cadastro dos beneficiários e orientá-los sobre as condições exigidas pelo Governo Federal e pela Secretaria de Saúde, que está disponibilizando serviços de vacinação, pesagem, medição e acompanhamento nutricional. Além dessas condições, a Prefeitura orienta para a realização do preventivo e dá dicas para a população manter o quintal sempre limpo.
Menino verde
Depois de falar mal do deputado Márcio Junqueira para um colega da Câmara, que lhe deu uma resposta desconcertante de que Junqueira era muito querido, o rapaz que imita cantoras foi falar mal, novamente do deputado agora para advogado amigo "unha e carne" de Márcio. Êita menino verde!
Anúncio
É esperado para hoje a confirmação da candidatura do homem que só fala a verdade, Neudo Campos, bem como a dos seus companheiros de chapa a vice e ao Senado, que tem ventilados os nomes dos deputados Raul Lima e Paulo César Quartiero.