- 18 de julho de 2025
Frustração
Deve ser no mínimo frustrante para o ex-governador José de Anchieta, ter iniciado a conversa de aproximação e oferta de apoio ao homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, pelo seu retorno à base governista, esperando dele a retribuição durante a campanha eleitoral, e saber que o milagreiro, já está fechado e amarrado com outro pretenso candidato ao Senado: Luciano Castro.
Escada
Mecias soube muito bem usar o apoio de ex-colegas de oposição, como os deputados e o bom gourmet do Senado, Mozarildo Cavalanti, este que contava que o milagreiro também lhe retribuisse o apoio na contratação do marketing que deu na campanha para a Prefeitura de Boa Vista, serviram, na realidade, de escada para o retorno à base governista.
Risco grande
Ontem na Assembléia Legislativa, um grupo de quatro deputados comentavam as dificuldades que Anchieta vai encontrar caso realmente concorra ao Senado. "Ele (Anchieta) não pode fiar sem mandato. Já tem duas ações do MPE contra ele e até outubro outras, com certeza, vão surgir. Com a montanha de denúncias, acusações e críticas que ele vai sofrer, o risco é grande", comentou um deputado tido como da tropa de choque do ex-governador.
R$ 20 mil mais pobre
E falando em Anchieta, a coisa ficou preta para ele que teve sua aponsetadoria suspensa e pelo que se sabe, está desde que deixou o governo sem rendimentos. Ontem o juiz eleitoral Wagner Mota o condenou a pagar multa de R$ 20 mil por propaganda política antecipada. O Ministério Público Eleitoral é o autor da ação.
Enquanto isso...
Apurando o passado
O conseleiro Marcus Hollanda quer que o governo do estado apure com rigor as responsabilidades de todos os secretários que nos últimos anos passaram pelas secretarias de Educação e de Saúde. Ele argumenta que a situação nas duas pastas vêm de longa data e não de situações recentes.
Hollanda suspeita de que o estado de emergência nas duas áreas ocorra pela falta de planejamento ou de má-gestão dos recursos públicos aplicados nos últimos anos.
O leitor já sabia
O "draga news" informa hoje o que o leitor da Coluna já sabe desde o inicio da semana. A nomeação do procurador José Lessa para juiz eleitoral do TRE foi anulada por ele não comprovar os dez anos de exercício da advocacia em atos privativos de advogado a partir da inscrição na OAB, como se exige.
Propaganda enganosa
E já que se falou no "draga news", hoje em suas páginas é cobrado resultados de tanta propaganda - pra nada - sobre a venda dos aviões do governo. Nada foi feito, fora o dinheiro jogado em propaganda em rádios, jornais e TVs, o que também fez a alegria de agências que cuidam do marketing do Palácio Hélio Campos.
Acorda, Rodrigue!
Sobre a farra com dinheiro público que o governo Chico Rodrigue anda fazendo sem mostrar resultados para a sociedade, tanto que a Saúde e a Educação estão em estado de emergência, já passou do tempo de alguém chegar junto ao governador e alertar que pega muito mal, caso como o do irmão do próprio secretário de Saúde morrer com suspeita de que o principal e maior hospital público não tinha remédio para lhe tratar, e que em seguida, o secretário de Saúde viajou para São Paulo para também se tratar, enquanto a "raimundagem" na Comunicação Social rola solta mostrando um Roraima fantasia, elaborada pelo chefe da pasta, Raimundo Weber.
E dá-lhe raimundagem!
Chico Rodrigue, que adora e faz tudo para agradar o professor da dragagem e o seu jornal, deveria se atentar ao próprio "draga news" que, todos os dias, é noticiado casos de roubos, assaltos e mortes violentas no estado. Que em dois meses, esses índices cresceram. Na campanha eleitoral, Rodrigue vai falar o quê sobre a Saúde, sobre a Educação e sobre a Segurança Pública, a mesma "raimundagem" que a sua Comunicação Social vem divulgando?
Que lição!
E o professor de todos nós, que ensina bons modos, ética e probidade com a coisa pública, foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado.