- 18 de julho de 2025
Mais uma emegência
O governador Chico Rodrigue decretou ontem Situação Especial de Emergência na Rede Pública Estadual de Ensino. A decisão foi tomada em razão do diagnóstico do setor levantado pela Comissão de Orçamento, Finanças e Administração (Cofa). O diagnóstico mostrou que existem débitos junto a fornecedores da Secretaria Estadual da Educação e Desporto (SEED) que podem comprometer o regular funcionamento das unidades educacionais.
Foi constatado também precárias condições físicas de inúmeras escolas da rede pública estadual, o desabastecimento de gêneros para a elaboração da merenda escolar, a falta de carteiras escolares, de material didático e até de pessoal de apoio.
Diante do quadro “preocupante” em que se encontra a Educação no Estado, Rodrigue decidiu declarar a situação de emergência, com prazo de duração definido no Decreto de 180 dias.
Em família
Pois bem, em outras palavras Chico Rodrigue foi bem claro, o governo do qual foi vice e que, sem nada para fazer, perambulava pelas secretarias e autarquias ouvindo reclamações e anotando tudo no seu famoso caderninho preto, quebrou a Educação, também, muito embora, uma cunhada de Rodrigue fizesse parte da pasta nada mais nada menos como secretária adjunta, que apitava justamente sobre a área de gestão.
Ta fora
Com dívida somada em mais de R$ 700 milhões, falênca na Saúde e estado de emergência na Educação, vai ficar difícil para a base governista pedir votos para o ex-governador Anchieta Júnior. Chico Rodrigue já deu toda a indicação de como vai se comportar daqui pra frente.
Quem mandava
Mas vamos dar a César o que é de César. Quem por anos decidiu o que tinha que ser feito e fez na Educação foi a prestigiada secretária Lenir Veras Lutsgards Moura Rodrigues.
Posteridade
O ditador Bashar Al-Assad, re-eleito anteontem, assim que folgar um pouco do
massacre que comanda na Síria, visitará um irmão gêmeo separado na maternidade
que é político em Roraima
Posse
Ontem foram empossados 27 professores, do cadastro de reserva, aprovados no concurso público promovido em 2012 pela Prefeitura de Boa Vista. De 680 vagas, do cadastro de reserva, já foram convocados 197 profissionais.
Projeto
O Senado Federal aprovou ontem o projeto de lei que flexibiliza a jornada de trabalho dos motoristas de transporte de carga e passageiros. O relator da matéria, senador Romero Jucá, reduziu a jornada de trabalho de 12 para 10 horas diárias e ampliou em até 5h30 a jornada ininterrupta. "Cabe agora aos motoristas decidirem se querem ou podem dirigir por até 5h30 ininterruptas, de acordo com as condições de estrada e ponto de descanso. A lei agora permitirá que o motorista seja o dono do seu plano de viagem, podendo dosar dentro das suas condições", explicou.
Até parece que bebeu
Se eu não conhecesse, acharia que o bom de pratos refinados e hotéis cinco estrelas do Senado, Mozarildo Cavalcanti, bebeu, e depois sugeriu intervenção federal em Roraima.
Mozarildo ressaltou mais uma vez a importância de os eleitores – de Roraima e de todo o país – votarem de forma consciente, procurando avaliar bem os candidatos, para evitar a escolha de pessoas não comprometidas com o bem-estar da população.
Ele está certo, eleitor não deve votar em corrupto, ladrão e em malandro bon vivan usurpador do dinheiro público em regabofes e regalias.
Gafanhoto antigo
Do arco da velha, chegou informação à Coluna que, nos idos dos anos 1960, um estudante que adorava tomar todas e tinha fetiches por igrejas, era gafanhoto do governo do ex-território morando em Belém. Quem sabe bem essa história é o velho Boca Mole.
Fotos
A criadora do Programa Viva Comunidade, Shéridan de Anchieta, passou dois dias em Brasília. Veio dar um "tapa" no visual e tirar fotos para as peças publicitárias de sua campanha a deputada federal.
Jogou a toalha
Neudo Campo reconheceu a aliados próximos que não irá mais tentar na justiça aval para poder disputar o governo do estado. Ele alegou que seus advogados não lhe deram garantias suficientes de sucesso na obtenção de liminares e recursos cautelares que permitiriam que ele concorresse. Neudo é ficha suja em três condenações colegiadas no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Missão impossível
O próprio Neudo admitiu que no TRE não obteria o registro de candidatura. Ele afirmou que poderia recorrer, mas o TSE seria uma loteria e conquistar três "alvarás" com a folha corrida que possui, é muito difícil.
Exemplo do Anchieta
Sem qualquer espaço na chapa governista, que já tem os nomes ao Senado, governo e vice, o caminho de Neudo será apoiar a senadora Angela Portela. Com o tratamento especial que Anchieta está recebendo, é praticamente impossível ele fazer qualquer composição com Chico Rodrigue com promessa de ter espaço no próximo governo.
Menos um
Com Neudo fora, ficam também descartadas as expectativas do deputado Raul Lima concorrer ao Senado.
Pegou mal
A união do panfleteiro Telmário Mota com a senadora Angela Portela recebeu críticas de todas as partes na redes sociais, menos, é claro, dos aliados aloprados do galo velho, que depois de tentaram se juntar a Chico Rodrigue, depois a Neudo Campos, depois a Paulo César Quartiero, arrumaram espaço no palanque do PT.
Perguntar não ofende
Vamos ver se entendi direito. A agência de publicidade que está faturando em cima de cada arte, cada audio e cada vídeo institucionais do governo, além de ganhar por isso, "morde" 20% de cada veículo de comunicação que divulgar suas peças?
Sagrada
Pelo jeito, o governador Chico Rodrigue pode decretar estado de falência, emergência e demência (se for o caso) em tudo quanto é setor, menos no da Comunicação Social.
Posteridade
Selfie básico de Juliana Amorim, fechando a página de hoje.