00:00:00

Edersen Lima

Terra dos boatos


Terra de boatos
\"\"Boatos. Roraima é terra deles. Semana passada correu um nas redes sociais que afirmava que o Fantástico exibiria reportagem sobre a situação da saúde pública no estado. Os conselheiros do governador Chico Rodrigue, trataram logo de sugerir que ele se antecipasse à reportagem e criasse um factóide para diminuir o impacto da matéria devastadora.

Ao que tudo indica, Rodrigue seguiu fielmente à sugestão e decretou, em pleno sábado, assim de supetão, estado de emergência na saúde pública roraimense, e deu mais uma golpe certeito na pré-candidatura do antecessor Anchieta júnior, o que quebrou o estado contraindo uma dívida de mais de R$ 700 milhões, segundo o próprio Chico Rodrigue afirmou em documentos entregues até ao Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, dois órgãos fiscalizadores do patrimônio público.

Anchieta não precisou de nenhum adversário para acusá-lo de "demolidor" do estado e dar uma estocada certeira na sua pré-candidatura ao Senado. Agora, mais uma: “Antes, a demanda era de 100 mil, mas hoje chega a quase 500 mil. Cerca de 96% da população do estado necessita do SUS. Por isso, é preciso melhorar urgentemente o atendimento”, disse Rodrigue, lembrando que estava há 52 dias no governo.

O Fantástico mostrou levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União que examinou a qualidade do atendimento em 116 hospitais públicos, os mais procurados pela população em todo o país. Segundo o relatório do TCU, encontrar a emergência lotada se tornou comum, no Brasil. Até no Distrito Federal, que tem o maior número de médicos por habitantes do país. Em 81% dos hospitais visitados pelo TCU, os administradores reconheceram que há menos profissionais do que seria necessário para atender a todos os pacientes que procuram atendimento.

A palavra "boa" de Boa Vista, sequer foi citada na matéria de ontem do Fantástico. O governo de Roraima, claro, vai desdizer que não foi devido a um boato que, em pleno sábado se criou um alvoroço todo para anunciar uma medida que poderia ser muito bem anunciada na segunda-feira, quando toda a imprensa está com equipes inteiras nas redações. Rodrigue quis se antecipar, dando um tiro no boato. Mas acabou acertando o pé, mais uma vez, do "seu" candidato ao Senado. E mais, mostrou como é frágil o governo que se desdobra e envereda na terra dos boatos.


Enquanto isso, deitando na cama da fama...
\"\"

 

Últimas Postagens