- 18 de julho de 2025
Torra-torra
E Chico Rodrigue assumiu prometendo vender a frota de aviões do governo e as confortáveis casas do Conjunto dos Executivos, utilizadas como moradias de secretários, quase todos, com casa própria mas que preferem utilizar as do conjunto.
Pelo menos não anunciou nenhum pacote populista barato tipo distribuição de bucho velho à população carente ou coisa parecida.
Demissões e beneficiados
Demissões em massa vão ocorrer para que um re-cadastramento seja efetuado e assim se saber quem trabalha e quem não trabalha no governo. De certo, é válida é medida, mas também é certo que muita gente que trabalha mas não tem “padrinho” vai perder o emprego e muito apadrinhado, vai continuar flanando recebendo do estado sem bater um prego na madeira, como é o famoso caso de uma jornalista, multi assessora de imprensa, muito querida do governador Rodrigue, e que há anos recebe na Secretaria de Educação sem trabalhar.
Pequeno Pinóquio
Mecias de Jesus alega que deixou a Oposição por falta de definição das candidaturas ao governo e ao Senado. Ora, ora, ora, como diria o bom gourmet, Mozarildo Cavalcanti, o próprio Mecias se colocou em várias ocasiões como pretenso candidato da Oposição ao Senado ou ao governo.
Em reuniões com Angela Portela e com o próprio Mozarildo, manifestou apoio aos dois em caso de concorrerem ao governo e ao Senado. E quem não sabe que Angela Portela é candidata ao governo e Mozarildo, ao Senado?
Seria mais convincente se Mecias não alegasse o que até as pedras soltas do Beiral sabem que o fisiologismo de entrar para a base governista ganhando de porteira fechada a Codesaima e suas centenas de cargos e atividades para lhe apoiar eleitoralmente é que pesou na sua decisão de abandonar o barco da Oposição, que não tem uma Codesaima para lhe dar.
Ligações próximas
Ainda ao metro e meio da ALE, é creditado a indicação do adjunto para Casa Militar, coronel Mozart Paulo da Silva Júnior, por ligações próximas.
Irmão do pequeno Pinóquio
Chico Rodrigue dizer que não vai lotear cargos no seu governo é outra deslavada alegação um tanto quanto irreal. O presidente e demais diretores da Codesaima não foi indicado? O empresario e delegado em dispensa integral Lurene Avelino para Casa Civil não foi indicado? O delegado Luciano Silvestre não foi indicado para Chefia da Polícia Civil?
E por aí vai...
Prioridade
De positivo, Chico Rodrigue anunciou ações na Saúde e na Segurança como prioridade desse início de governo. Realmente, os dois setores precisam de atenção especial.
De fora
Enquanto metro e meio da ALE abocanha sozinho a Codesaima, os deputados federais Édio Lopes, Berinho Bantim, Urzeni Rocha e o ex-deputado Márcio Junqueira parceiros de primeira hora do governo não deram um piu de indicação no governo Rodrigue.
De fora, também
O mesmo vale para o presidente da ALE, deputado Chico Guerra e alguns colegas que nem tomaram conhecimento do novo secetariado.
Enquanto isso, depois de falar cobras e lagartos...
Saudade manifestada
Na noite de 4 de abril e na manhã do dia seguinte, pelo menos cinco ocasiões uma frase foi dita por políticos diferentes: "Já tou com saudade do Anchieta".
Estranho
Falando em Anchieta, se foi combinado, tudo bem, mas se não foi, é de se estranhar. Chico Rodrigue extinguiu secretaria recém criada que abrigava toda equipe ligada à ex-secretária de Promoição Humana Shéridan de Anchieta, que criou os principais programas sociais do governo do qual Rodrigue fez parte.
Sem buchada
E já no domingo, dois dias depois de empossado, o governador iniciou programa de vacinação do gado roraimense contra aftosa. Pelo menos, no almoço do evento não rolou nenhuma "buchada velha", iguaria um tanto dispensável pelo próprio Chico Buchada.
No Facebook:
"Muitos comentários a respeito das manchetes dos dois jornais impressos de Roraima deste final de semana. Ninguém falou do número de pessoas que vaiou ou do número de pessoas que aplaudiu e muitos nem foram até o local para tomar posição. A pergunta que se faz é a seguinte: foram mais vaias ou aplausos? Quem esteve lá sabe e pode dizer qual manchete foi a mais coerente." Nei Costa
E a vida copia a arte ou a é arte que copia a vida?
A personagem de Viviane Pasmanter, "Shirley", da novela
"Em família", que adora homem casado e sua melhor amiga,
uma cobra.