- 18 de julho de 2025
Nadica de nada
E o bom de pratos refinados e hotéis de luxo do Senado, Mozarildo Cavalcanti, está informando suas atividades parlamentares fora do Pobre Juan, do Porcão e do Dom Francisco. Ele diz que apresentou projeto para criação da usina hidroelétrica do Cotingo, que pelo visto é só mais um projeto para inglês ver; falou do seu colégio militar de Boa Vista que, há uma década ele repete a ladainha de que será construído, e pra variar, fez suas tradicionais denúncias contra o governador José de Anchieta, seu provável concorrente ao Senado em outubro.
Em suma, Momô Gasolina não apresentou nadica de nada de novo, de novo.
Dinheiro nosso desperdiçado
Na prestação de contas do mês passado de Mozarildo com verba indenizatória, aquela que eu e você amigo leitor pagamos, aponta gasto de R$ 15 mil em "assessoria de marketing". Pelo o que se viu até aqui, muito dinheiro gasto pra pouquissimo retorno.
O bom, para Momô, é que não sai do seu bolso o dindin pra bancar essa conta.
O mais mais
E ainda falando no bom gourmet, ele foi eleito o senador que mais trabalha nos fins de semana e feriados em Brasília. Isso, a julgar pelos altos gastos com refeições em estabelecimentos refinados e luxuosos em que, depois de muita atividade parlamentar, vai repor as energias, lógico com a conta paga por você amigo leitor e eu, via verba indenizatória.
Proibido
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela proibição das doações de empresas a partidos políticos e candidatos em campanha nesta quarta-feira. Foram seis votos contra um. Embora o placar já esteja definido, o ministro Gilmar Mendes pediu vista adiando a conclusão do julgamento para data indefinida. Além dele, três ministros ainda votarão. Se o caso não voltar ao plenário antes das eleições de outubro, a nova regra valerá apenas para as eleições seguintes. A mudança representará redução drástica nos custos das campanhas, já que as pessoas jurídicas são as maiores doadoras.
Tava demorando
Um soldado americano matou ontem três colegas e feriu outras 16 pessoas antes de cometer suicídio na base militar de Fort Hood, no Texas, confirmou uma fonte oficial, em um tiroteio que lembrou o massacre no mesmo lugar em 2009.
É justo?
Com o objetivo de chamar a atenção dos governantes, a ONG Rio de Paz está lançando hoje nas redes sociais a campanha "É Justo?", na qual vai divulgar fotos de locais marcados pela desigualdade social e por deficiências nos serviços públicos nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Esta foto aí de cima é do lixo acumulado na Favela do Jacarezinho, comunidade pobre a menos de três quilômetros do Maracanã, onde será realizada a final da Copa. As imagens terão em comum bolas com cruz vermelha pintada.
Acordo
A prefeita Teresa Surita assinou ontem acordo de cooperação técnica por meio da Secretaria Nacional do Consumidor - MJ (Senacon - Ministério da Justiça) com o Município de Boa Vista, através do Procon Municipal, para a implementação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
Boa Vista é o segundo município brasileiro a assinar diretamente com o Ministério da Justiça o acordo de cooperação técnica.
Despedida
Ontem, ao se despedir do plenário da ALE, o deputado Ivo Som sentiu o quanto é querido entre os colegas, dos quais recebeu parabenizações e desejos de sucesso em outubro quando deverá concorrer novamente a deputado estadual.
Embora não seja classificado como parlamentar do alto clero político, Ivo Som é cortês, solícito, típica pessoa da paz. Não se conhece mal algum que ele tenha feito a qualquer colega ou servidor, daí o respeito e a demonstração de carinho dos demais deputados não só por Ivo, mas pelos eleitores que nele votaram.
Jogo Rápido / Shéridan de Anchieta
A ação social foi prioridade do governo Anchieta, e que diretamente esteve ligada à senhora, qual o balanço que pode ser feito dessa ação social?
Tenho muito orgulho do trabalho que construímos ao longo desses seis anos à frente da política de assistência social em Roraima. Tudo foi feito com muito empenho e dedicação, resultando num trabalho de excelência e resultados concretos na melhoria da qualidade de vida dos milhares de beneficiários dos programas sociais do Governo.
Do objetivo pretendido, qual o percentual que a senhora classificaria como atingido?
As demandas do Executivo Estadual são infinitas e, mesmo com a certeza de termos dado um importante passo e uma grande contribuição, muito ainda há por fazer. O mais importante foi poder mostrar que nada é impossível para quem quer, verdadeiramente, contribuir com o desenvolvimento de Roraima.
Se fosse resumir esses seis anos em uma frase, qual frase seria?
Saio com a sensação de dever cumprido e com a certeza de ter demonstrado que com muito trabalho, compromisso e determinação, é possível sim, fazer a diferença e transformar, pra melhor, a vida das pessoas.
É uma despedida ou quem sabe um até breve?
Despedida? Nunca! Tenho um compromisso com Roraima e estou preparada para enfrentar os desafios que virão para dar continuidade a esse trabalho. Essa é uma missão pra vida toda.
Programas
Dentro do balanço do governo Anchieeta na área social, são destacados os programas do Cadastro Social Único onde foi possível conhecer e acompanhar a situação socioeconômica de mais de 70 mil famílias do Estado; Implantação, com recursos próprios do governo do Estado, os programas Cuidar - que atende mais de 10 mil crianças em situação de vulnerabilidade social com a distribuição de leite - e o Crédito Social para mais de 50 mil famílias em Roraima; programas voltados para a valorização da mulher com ações como Semana Estadual da Mulher e Mulheres Rurais; implantação do Rede Viva com padrão de qualidade e eficiência no atendimento à população, com três unidades (Viva Criança, Viva Comunidade, Viva Melhor Idade) já em funcionamento e, a quarta unidade (Viva Juventude) com mais de 50% das obras concluídas.
Enquanto isso, no cardápio...