- 18 de julho de 2025
Simplesmente sem noção
Brasília - Incorporar o estilo ou o espírito de alguém não é coisa fácil. A não ser que seja para alguma obra de ficção. E incorporar o jeitão do saudoso Ottomar Pinto é ainda muito mais difícil. Os tempos são outros. O eleitor é outro. As necessidades de Roraima são outras, como por exemplo, tem nada a ver doar "bucho" ou "miúdos" de boi como forma de saciar a fome das pessoas. Entrar nessa, Chico Rodrigue, do populismo barato de Ottomar é pura sem noção.
Hoje, mais de 30 anos da política populista ottomariana, o que o eleitor, o cidadão, jovens e crianças precisam e querem é melhorias na saúde, mais e melhores escolas, praças e ruas limpas e bem iluminadas, combate às drogas, policiamento nas ruas e condições reais de poder crescer economicamente e, se for o caso, por pura questão de gosto e afinidade, comprar - e não ganhar por doação - o "bucho e miúdos" que desejar.
É como se Chico Rodrigue - que há três anos distribui "bucho" adquirido segundo consta na base do 0800 no frigorífico da Codesaima -, ao invés de fazer fortuna, em adquirir obras para empresa de sua família, praticamente todas elas coincidentemente em cima de emendas que ele próprio como parlamentar arrumou para o estado - e para si -, ao invés disso, ganhasse só tapinhas nas costas e agradecimentos verbais pelos feitos.
Ou seja, tanto Rodrigue gostaria, até por ele considerar justo que suas emendas, já que são suas, fossem colocadas em prática pela empresa da sua família, como o eleitor gostaria de poder ter condições de escolher o que quer comer e não receber "bucho e miúdos" como se fossem tapinhas nas costas.
Incorporar Ottomar naquilo que é o mais ultrapassado dele é sem noção, Chico. Incorporar Ottomar naquilo que ele era maior, é o que se espera, porém, há de se considerar que o velho brigadeiro não era medroso, não se acovardava diante de pressões e na dúvida fazia como ninguém em Roraima as suas acareações, que Rodrigue, com certeza, tem conhecimento.
Pra começar, futuro governador, chame para acareação um sujeito que se proclama futuro secretario, junto com quem ele acusou para o senhor de tentar extorqui-lo, assim para tirar a teima. Tal futuro secretário, entre outras coisas impublicáveis, tem como costume assediar meninas menores de idade, como fez em várias ocasiões com as coleguinhas de escola de sua filha, então todas com 15 anos de idade. Muitas delas deixaram de frequentar sua casa por medo. Ottomar jamais correria o risco de ter ao seu lado quem mente de forma patológica. E muito menos, quem assedia menor de idade.
Se aqui cabe uma sugestão, digo que o eleitor, o cidadão e o jovem roraimenses querem mudanças cada vez para melhor. Isso inclui a forma de praticar política e de governar. Incorporar qualquer estilo ou espírito, mesmo do saudoso Ottomar Pinto, é retroceder além de demonstrar que não se é original, de que não se tem personalidade própria. Quando que doar "bucho e miúdos" de boi em plena era da Internet e avanços tecnológicos e sociais é sinônimo de melhoria ou mudança? É simplesmente sem noção.
Posteridade
Com o sorriso de Paloma Oliveira.
Telmário acusa Amazonino de "corrupto"
e Rudson debocha do MPE
Brasília - A acusação é grave e merece apuração do Ministério Público Eleitoral. De acordo com o penúltimo colocado na eleição para a Prefeitura de Boa Vista e com o presidente do PV, Rudson Leite, o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, foi na quarta-feira, 26, a Boa Vista cobrar o empréstimo que fez ao governador José de Anchieta, durante a campanha eleitoral de 2010. O dinheiro supostamente não teria sido contabilizado. A dupla afirmou isso sem nenhum constrangimento em redes sociais.
Apesar da acusação ser grave, pois envolve o então prefeito de Manaus e o governador que tentava a re-eleição, o presidente do PV, Rudson leite, fez pouco caso debochando de que o Ministério Público Eleitoral e o procurador da República, Igor Miranda, nada iriam fazer, muito menos com relação à dupla em caso de tudo não passar de difamação e calúnia.
"Pega porra nenhuma..... Amazonino... quantos exitem (sic)? O que me refiro é um coboclo (sic) que foi enganado a (sic) tempos atrás....", tentou desmentir o presidente do PV, tido como língua solta do Facebook, debochando do Ministério Público Eleitoral. "Essa grana (que Amazonino foi receber) será usada para financiar a candidatura de um senador do PDT, é isso", disse no melhor estilo boquirroto verde. E fica a pergunta: Que senador do PDT vai receber essa "grana" para sua campanha?
Já Telmário Mota, além de colaborar com o parceiro Rudson Leite, de que o ex-prefeito de Manaus esteve em Boa Vista "a negócios", afirmou que dispensa o apoio de Amazonino Mendes, pois não quer "apoio de político corrupto".
Agora, se houve mesmo empréstimo financeiro de Amazonino para Anchieta em 2010 como a dupla afirma, cabe aqui questionar por que tal irregularidade não foi denunciada à época por Rudson ou por Telmário?
Maior liderança política do PDT na região Norte, Amazonino Mendes esteve em Boa Vista e participou de evento do governo no Palácio Hélio Campos, onde elogiou as ações de infraestrutura no estado. Porém, mesmo tendo no seu partido um candidato declarado ao Senado, Amazonino não fez nenhuma referência, e muito menos sequer contou com presença de alguém do partido durante a visita.
A postagem que abordava o encontro de Amazonino com Anchieta e mais os comentários e acusações feitos por Telmário Mota e Rudson Leite foram protocolados ontem à tarde no Ministério Público Eleitoral, que deverá se manifestar sobre o caso.
Maré não muito boa
Para a coisa ficar mais emocionante para Telmário Mota, ele foi condenado pela Justiça Eleitoral a pagar multa de R$ 5 mil por propaganda antecipada por causa dos panfletinhos que distribuiu contra o senador Romero Jucá.
Além disso, o galo velho foi proibido de distribuir seus panfletinhos agressivos. Pelo menos assim ele não suja a cidade.
Imagem da semana
O deputado Luciano Castro, relator da PEC 111, que efetiva servidores públicos
dos ex-Territórios do Amapá e Roraima, no momento que obtém do presidente
da Câmara, Henrique Eduardo Alves, confirmação de votação da proposta em
segundo turno no próximo dia 23.
Tuberculose
Na semana de combate a Tuberculose, a Prefeitura de Boa Vista promove diversas ações educativas nas unidades básicas de saúde, escolas da capital e Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS). Até o momento, foram colhidas mais de 270 amostras para a realização de exames.
Prêmio
A Prefeitura de Boa Vista recebeu, quarta-feira, 26, o Prêmio Selo do Mérito 2014, pelo Projeto Morar Legal, criado pela prefeita Teresa Surita em 2001 e que está sendo finalizado este ano. A entrega foi feita pela Associação Brasileira de COHABS e Agentes Públicos de Habitação, durante o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Brasília.
Uniforme escolar
E ontem a PMBV iniciou a entrega de uniforme escolar aos alunos da
rede municipal de ensino.
Assédio sexual
Corre nas redes sociais informação que de foram protocoladas no dia 24 de março pasado duas ações de indenização por danos morais pela prática de assédio sexual por parte do dirigente de uma das mais importantes entidades empresariais de Roraima. As ações tramitam na 2ª e 3ª varas do Trabalho. Nos posts, há a afirmação que há anos o acusado assedia colaboradoras da entidade.
Perdendo oportunidade
O deputado Raul Lima pode ter dado um tiro no pé ao ingressar com ação pública contra o reajuste das tarifas de ônibus e taxi-lotação. Empresário do ramo de motocicletas e carros, Raul bem poderia aproveitar o momento e fazer campanha publicitária alegando que, o que o cidadão gasta em transporte coletivo por dia, juntando ao fim do mês dá para pagar a prestação de uma Biz, moto pequena da marca que revende em Roraima.
Comparações
Quanto ao argumento de que as tarifas em outros estados são menores, vale informar que, tudo, tudo para Roraima em relação às outras capitais do país, é mais caro, é só Raul vê o custo do frete dos carros que revende em comparação aos de que chegam a Belém e Porto Velho.
Posteridade
Não precisa dizer nada, Tatiana Reis.