- 19 de novembro de 2024
A energia fotovoltaica mais conhecida como energia solar oferece grandes benefícios, principalmente aos produtores do campo. Ela é uma alternativa sustentável bem como econômica, ou seja, reduz custos operacionais. Como resultado desses benefícios, a Prefeitura de Boa Vista tem implantado sistemas de irrigação alimentados por painéis solares na zona rural e comunidades indígenas.
A gestão atual do município já implantou 132 sistemas de irrigação fotovoltaica sendo 35 kits instalados em 2023. As propriedades beneficiadas neste ano, já somam 97.
Conforme o prefeito Arthur Henrique, a iniciativa do município com esse sistema de energia solar ajuda as famílias na redução dos custos bem como no aumento da produtividade no campo. “Com a instalação dos sistemas de energia fotovoltaica na zona rural e comunidades indígenas, oferecemos uma alternativa mais econômica e sustentável para os produtores. Esse projeto permite mais autonomia para as famílias do campo, aumento da produção e reforça o compromisso da Prefeitura de Boa Vista com o desenvolvimento rural e respeito ao meio ambiente”, disse.
De acordo com prefeitura os produtores recebem o benefício de uma energia limpa e renovável por meio do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). Beneficiada em 2023 com o sistema de irrigação fotovoltaica, Juceny de Oliveira ampliou a capacidade de produção na propriedade da família localizada na região do Murupu, pois diminuiu a dependência do período chuvoso.
“Hoje, aqui no sítio, a gente planta quiabo, feijão, abóbora, macaxeira, acerola e goiaba. A nossa produção é entregue na cooperativa, destinada à merenda escolar das crianças, e outra parte enviamos para a feira. Antes, era muito difícil porque não tinha como plantar no verão e a terra ficava parada por seis meses, sem produção. Nessa época, a gente precisava procurar outra coisa para o sustento”, contou.
Diversos benefícios, além do sistema de irrigação com energia fotovoltaica, têm sido oferecidos aos agricultores familiares. Produtor de milho, banana, melancia e abóbora, Francisco Borges tem uma propriedade na região do Murupu há mais de quatro anos. Ao longo do tempo, tem recebido apoio da Prefeitura de Boa Vista em algumas frentes para desenvolvimento do sítio da família.
“Tenho acumulado apoio da prefeitura ao longo dos anos, por meio do PMDA. Participo da AgroBV [Feira da Agricultura], recebi o sistema de irrigação fotovoltaica e, recentemente, fui beneficiado com a linha de crédito da AME [Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento] para empreendedor rural. Com esse dinheiro, que vou pagar sem juros, vou ampliar com plantio de cupuaçu e açaí”, destacou.
Fonte: Roraima em Tempo