- 26 de novembro de 2024
100 DIAS DO MESMO
O governo de Antônio Denarium - a continuação - completa seus primeiros 100 dias com a proeza de ser pior que o seu governo passado, marcado por mortes de pessoas por falta de medicamentos, cirurgias e UTIs. Marcado pelo sofrimento de mães que esperavam dar a luz debaixo de chuvas numa lona de pano impestada de bactérias e fungos, tida como "maternidade do governo". Com menos de 40 dias desse governo, 28 bebês tinham morrido superando o totald e mortes de todo o ano passado.
Resumo: São 100 dias do mesmo mal governo.
O QUE MELHOROU?
Se alguém duvida, é só perguntar para si: "O que melhorou a minha vida de 1º de janeiro pra cá quanto à segurança onde vivo, quanto à necessidade de atendimentos médicos da minha família, e quanto à qualidade da educação dos meus filhos?"
TUDO IGUAL
Se alguém pegar jornais de 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023 vai ver, praticamente, as mesmas manchetes de que há o caos na saúde pública, a violência no estado é assustadora; Roraima é campeão, bi-campeão, tri-campeão no quesito violência ontra a mulher; a clandestinidade do garimpo é negócio oficial com envolvimento de autoridades e de parentes do governador nesse ramo. E Denarium, com aquela cara de quem vive noutro mundo, repetindo aquela frase lesa dele: "Roraima cada dia melhor."
PARA DENARIUM E DISNEY
Melhor, visivelmente Roraima está para o governador e para seu amigo-sócio-operador Disney Mesquita, que não tem mais aonde colocar tanto dinheiro.
SÓ NÃO MAIOR QUE TERESA
Não à toa, a gestão do prefeito Arthur Henrique comparada a de Denarium, dá ele, em pesquisas do próprio governo, vantagem quanto à popularidade em relação a nomes tidos como prováveis candidatos governistas à Prefeitura de Boa Vista.
Arthur, nessas pesquisas, só não é mais popular que sua antecessora Teresa Surita.
DIFERENÇAS
Mas deve o amigo leitor diferenciar avaliação de gestão e avaliação de nome. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Um governante pode ter sua administração com 60% de aprovação (regular, bom e otimo), mas ter menos disso quando seu nome é colocado numa disputa com outros candidatos.
TUDO MAL AVALIADO
No caso de Denarium, tanto o seu governo anterior, como esses 100 dias do novo, e a sua imagem, são mal avaliados pelo cidadão.
DINHEIRO E VOTOS COMPRADOS
Mas como Denarium, então, venceu a eleição?
Simples. Com muito dinheiro e muitos votos comprados. Fato que a justiça eleitoral pode provar.
COMPLETA O RESTANTE?
Denarium chegou a 100 dias do seu novo governo, mas será que chega até abril de 2026, quando ele, teoricamente, renunciará para disputar o Senado; ou a ALE cassa os eu mandato; ou a justiça eleitoral o tira diante de crimes eleitorais cometidos?