00:00:00

JOVENS E IDOSOS

Gerações puderam compartilhar experiências


Projetos sociais reúnem jovens e idosos


Por aqui usar a imaginação é a única regra e o restante vem com a mão na massa. No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Pintolândia, zona oeste da capital, jovens do projeto Conviver e os idosos do Cabelos de Prata estão reunidos em uma atividade de interação durante toda essa semana. Um momento de encontro entre as duas gerações, que estão confeccionando produtos natalinos.

A oficina existe desde 2013 e só nessa quinta-feira, 10, reuniu cerca de 50 participantes. Durante as atividades, são utilizados diversos materiais natalinos, inclusive recicláveis, e com a orientação dos monitores os enfeites vão tomando forma e vida.

De acordo com a coordenadora do CRAS Pintolândia, Gisele Leitão, o projeto busca a convivência e o fortalecimento de vínculo entre jovens e idosos. As atividades desenvolvidas são direcionadas junto com um plano de ação e semanalmente são desenvolvidas temáticas diferentes.

“Essa é uma atividade intergeracional e têm esse objetivo dos jovens e idosos estarem juntos desenvolvendo suas habilidades e cada um vai ajudando ao outro. É um projeto da Prefeitura de Boa Vista, que funciona de segunda a quinta, e na sexta a gente desenvolve o planejamento”, disse a coordenadora do CRAS Pintolândia.

Coordenadora do Crás Pintolândia afirma que o projeto busca o vínculo entre idosos e jovens. 

Integrante do projeto Conviver há quatro anos, a jovem Ervily Pereira, que tem 16 anos de idade, já participou de várias oficinas e aproveita a oportunidade e o aprendizado para gerar renda para a família. “A oficina me ajuda muito. A gente distrai a mente, aprende coisas novas e adorei esse momento de conhecer os idosos do Cabelos de Prata e poder compartilhar experiências”, afirmou.

Ervily Pereira é integrante do projeto Conviver há quatro anos e já participou de diversas oficinas. 

E quando se fala em longevidade olha, aí um exemplo! Dona Josefa da Silva, tem 101 anos, é integrante do projeto Cabelos de Prata há 20 anos. Mas além dela, tem a filha que participa há 19 anos. “Poder participar desse momento com essa mocidade é muito gratificante. É nesse ambiente que me distraiu, que compartilho momentos especiais e vou aprendendo coisas novas a cada dia”, ressaltou Josefa.

Mãe e filha são integrantes do projeto Cabelos de Prata.

Últimas Postagens