- 26 de novembro de 2024
Arthur anuncia concurso e firma prioridade a alunos especiais
O prefeito Arthur Henrique anunciou para amanhã a abertura das inscrições para o concurso público para professore pedagogo, professor de Educação Física e arte educador num total de 771 vagas, e que irá mexer com grande parte do mercado boa-vistense. Esse será o primeiro concurso público da atual gestão .
“Com esse concurso, a gente vai poder atender uma demanda muito importante da Educação Especial. Nós vamos implantar definitivamente a função do Professor Mediador, que vai apoiar pedagogicamente as crianças com deficiência em sala de aula, o que vai permitir a redução da carga horária dos cuidadores para as 30 horas semanais”, disse Arthur, que informou, ainda que haverá, também, concurso para Guarda Civil.
O atendimento a alunos com deficiência em todas as escolas, garantindo a matrícula destes nas escolas mais próximas de suas casas, é prioridade da PMBV, que dispõe do Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço da educação especial onde são atendidas crianças no contraturno escolar nas salas de recursos multifuncionais.
Esta medida integra a proposta pedagógica que envolve a participação da família, garantindo pleno acesso e participação dos alunos, conforme previsto na Lei 7.611/2011.
Outra ação importante do município são as Salas de Recursos Multifuncionais, presente em 61 escolas municipais. Em outubro, cerca de 300 professores do município concluíram em outubro o Curso Incluir, com a temática “Autismo: A importância e os desafios do acompanhamento escolar”.
A rede conta ainda com 22 professores de Libras que atendem 27 alunos surdos na sala de aula. Para estes alunos, a linguagem de sinais é ensinada como primeira língua e a Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita, em parceria com o professor da sala comum.
Neste ano de 2022, foi implantado o Projeto de Escolas Polos para atender os alunos surdos. Atualmente, quatro escolas atuam com a Educação Bilíngue: Escola Newton Tavares (Calungá), Ana Sandra (Cidade Satélite), Emília Rios (Cidade Satélite) e Luiz Canará (Senador Hélio Campos).
INCREMENTO - Com um certame para preenchimento de 771 vagas, haverá incremento no setor do cursinhos preparatórios e no que gira em torno da ida de candidatos de outros estados para Boa Vista por, pelo menos, dois dias.
Ou seja, os setores de hotelaria, alimentação, transporte e até lazer ligados ao mercado de turismo sofrerão um incremento devido ao consumo de 100 a 200 concurseiros-consumidores de outros estados.
Embora a média de apenas dois dias em Boa Vista seja pequena, será suficiente para que informações sobre o estado e sobre Boa Vista, por meio das mídias sociais, sejam repassadas para milhares de pessoas que vivem fora de Roraima.