00:00:00

QUALIFICAÇÃO DO SERVIDOR

Ao todo, 16 mulheres e 11 homens participaram da capacitação


Guardas municipais finalizam curso de tiro com arma longa

Mais uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) encerrou nesta quinta-feira, 27, o Curso de Tiro de Arma Longa (calibre 12), que aconteceu no estande localizado no Distrito Industrial. Ao todo, 16 mulheres e 11 homens participaram da capacitação e já receberam o porte de arma de fogo calibre 380. E agora, fazem a habilitação para o porte de arma longa.

A turma é formada por agentes de inspeção diária até a 3ª classe, com os novos guardas civis que entraram no quadro da GCM esse ano. A Guarda Civil Municipal já teve o deferimento da Polícia Federal de 30 servidores para portar a arma de fogo e agora, aguarda a liberação de aproximadamente mais 30.

“Tem sido muito significativo para a instituição porque buscamos a qualificação e capacitação aos nossos servidores. Só esse ano, em 10 meses já realizamos dois cursos de pistola e dois de arma longa, com a proposta de estar com 100% do efetivo aptos a portarem arma de fogo”, afirmou o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Eliabe Campos.

A guarda civil Fernanda Rodrigues da Silva é uma das guardas civis que entrou recentemente no quadro da corporação e participou dessa capacitação de tiro longo calibre 12.

“O curso é bastante técnico e tivemos a experiência com disparos de munição de borracha (elastomero) como também com a letal e é importante sabermos utilizar esses armamentos, sem gerar maiores danos durante uma ação e o servidor tem sempre que estar se atualizando, com as novas tecnologias e instrumentos de trabalho que vão surgindo”, disse a GCM.

Henrique Torres é subinspetor da GCM e instrutor de armamento e tiro, que explica que essa capacitação é obrigatória a todo guarda civil municipal, para poderem andar armados. “É feito toda essa capacitação, onde eles passam pela parte teórica e concluem com a parte prática com a arma que utilizarão no dia a dia. Existe uma instrução normativa da Polícia Federal que precisamos seguir, que dita como é feito o critério de avaliação dos agentes da GCM que passam por prova teórica e prática. E após serem classificados é feito um processo administrativo para solicitar da PF a autorização para a emissão do porte de arma de calibre longo”, disse.

Últimas Postagens