- 26 de novembro de 2024
Independentes de Denarium
A eleição para a Câmara dos Deputados em Roraima deixou de fora políticos experientes como Luciano Castro, Angela Portela, Raul Lima, e candidaturas que tinham grandes expectativas como Linoberg, Lurene Avelino, Rodrigo Cataratas e Édio Júnior.
Por outro lado, confirmou nomes como de Jonatan de Jesus, Nicoleti, Duda Ramos, Helena da Asatur, e Zé Haroldo que desde o início da campanha dispontavam como favoritos.
No caso da eleição de Zé Haroldo, ficou demonstrada a liderança política que o pai dele, o deputado Haroldo Cathedral, tem no estado e num caso raro em que filhos de políticos não conseguiram repetir as façanhas do pai, Zé Haroldo foi eleito.
Chico Rodrigues, Luciano Castro, Édio Lopes e outros que tentaram eleger seus filhos ou esposas, e quebraram a cara.
Essa bancada de deputados é a mais independente já eleita, sem qualquer relação de fidelidade canina com o governador do estado. Denarium não elegeu nenhum deputado seu, e sim, três deputados inteiramente comandados pelo homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, que ainda controla a Assembleia Legislativa via Sampaio das Diárias, e manda no governo com comandando a CAER, a CERR, a Codesaima, a Seplan, a Sefaz, a Educação, a Saúde e a Infraestrutura.
Aliás, Denarium só tem no governo dele, a cadeira e a Setrabes, o resto é do milagreiro, do Sampaio e de outros deputados.
Olha, tem gente que acha que essa força toda de Mecias vem do tambor batido por Pai Bida do Barão. Eu acho impressionante e altamente desproporcional esse espaço todo ocupado por ele em relação aos demais políticos que apoiam Denarium.
Voltando em falar da bancada federal, a priori, Duda, Helena, Zé Haroldo não deverão tocar seus mandatos de costas para a Prefeitura de Boa Vista, a exemplo de Jonatan e Nicoleti. Já a turma do metro e meio poderoso, essa, não sabe nem o que é Prefeitura de Boa Vista.
E será a turma que mais irá negociar emendas com o governo, já que em Roraima, as paredes têm ouvidos e os corredores falam. O meio político, a imprensa, as mesas de cafés e restaurantes do estado vão saber qual empresa de que deputado faturou a grana que ele liberou para se beneficiar, a la Chico Rodrigues, a lá a irmã humilde de Mecias e sua empresa União.
Espera-se mandatos diferentes por parte Zé Haroldo, Duda Ramos e Helena da Asatur. Já os demais, será o que já acontece há mais de 10 anos: galera comprometida com suas emendas para o governo e interior, e nem um banco de praça para Boa Vista, do jeito que o anão poderoso assim mandar.
Ou seja, não será muito diferente de como seria com os que perderam e agora vão se aposentar.