- 26 de novembro de 2024
“A Semana foi muito especial com uma programação voltada para o fortalecimento dos vínculos entre pais e filhos, cuidadores e crianças. Em seis dias levamos ações por toda a cidade, em unidades de saúde, em escolas, nas praças, na sede do programa. Trabalhamos com gestantes, famílias, os pais, ensinando-os como estimular seus filhos na principal fase do ser humano, que são os primeiros seis anos de vida”, disse o prefeito Arthur Henrique.
João Henry - “Bebê prefeito” da Capital da Primeira Infância
Este ano, o escolhido foi o pequeno João Henry Conrado, de 10 meses, filho da dona de casa, Karen Mayara Gomes, de 34 anos, moradora do bairro Centenário. A mãe possui três filhos, dois receberam o acompanhamento do programa: a pequena Kiara Mayara Conrado, de 7 anos, e o caçula João. Durante a solenidade, o prefeito Arthur, entregou a chave da cidade para a criança, como símbolo do cuidado e proteção dado a ele e para servir de exemplo para as demais famílias.
Um orgulho para a mãe, Karen Mayara, que teve todos os cuidados necessários desde a gestação para que o menino recebesse esse reconhecimento. “É muito gratificante participar deste momento hoje. Só tenho agradecer ao Família que Acolhe, pois tudo que eu preciso, eles nos dão a assistência necessária. Fizemos todo o acompanhamento certinho e hoje ele é o Bebê Prefeito da edição”, disse emocionada.
Esta é a segunda edição desta atividade dentro da Semana do Bebê. Alguns critérios foram levados em conta para que João recebesse o título: A mãe tem mais de 20 anos; participou de pelo menos 7 consultas de pré-natal; Teve o bebê de parto natural; amamentou exclusivamente até os 6 meses; A criança está registrada, em acompanhamento de puericultura e com as vacinas em dia.
Lembrando que, em 2021, foi a pequena Maria Liz, na época com 8 meses de idade, a primeira Bebê Prefeita
Semana do Bebê – A 6ª edição do evento em Boa Vista foi marcada por diversas ações para a primeira infância. Teve show de palhágica, palestras, mini oficinas em Primeira Infância, massagem shantala, dança materna, rodas de conversa, cinema da paternidade e piquenique. A Semana do Bebê é uma mobilização que faz parte das ações estratégicas de participação social e primeira infância do Selo UNICEF.
Nove anos transformando vidas
Em 2013, a gestão começou a investir nas crianças, da gestação aos seis anos de idade através do Programa Família que Acolhe. Um trabalho pioneiro no Brasil, que trouxe a Boa Vista o título de Capital da Primeira Infância. Cerca de 26,3 mil gestações já foram assistidas. Com as atividades descentralizadas para os Cras, hoje o FQA atende mais de 7 mil beneficiárias.
O que as beneficiárias dizem
“Sou muito grata ao Família que Acolhe. Sou haitiana e fui muito bem acolhida aqui. Sou muito feliz de fazer esse acompanhamento, não perco um dia e todos são excelentes”, disse a haitiana, Queria Erlinda Sttot, de 35 anos, mãe do pequeno Gael Asafi, de 1 ano, moradora do bairro São Bento.
“O programa é muito importante, principalmente para quem é mãe de primeira viagem como eu. É como se fosse uma escola, onde a gente aprende tudo, desde a criação, alimentação, o comportamento”, disse a dona de casa Edinalva Silva, 29 anos, mãe do pequeno Thayllon, 1 ano e 10 meses.
“Aprendi muito durante a gestação. Eu como mãe de primeira viagem estou sempre buscando aprender coisas novas. O programa representa amor, eles cuidam da gente e nos sentimos bem acolhidas”, disse a professora Isadora Santiago de Araújo, 29 anos, mãe da pequena Clarisse Santiago, de 11meses.