- 26 de novembro de 2024
Marketeiros, cabos eleitorais e eleitores mentem, Denarium
Vou dar um conselho de graça para Antônio Denarium: procure o Otaci Nascimento e pergunte a ele como foi que ele perdeu tão feio no segundo turno em 2020, e ouça bem a resposta dele, que será a de que o dinheiro gasto na campanha dele era para ter tido, no mínimo, duas vezes mais votos que obteve.
Só que os eleitores que foram, digamos... assediados pelos cabos eleitorais bamburrados pela verba de campanha de Otaci, prometeram lhe dar o seu voto, prometeram que suas famílias iriam votar nele, responderam pesquisas eleitorais dizendo que iriam aperta o número de Otaci, mas alí, sozinhos na cabine de votação, eles votaram em quem eles queriam e no que eles queriam: Arthur Henrique para continuar o trabalho de Terasa Surita.
Quais as lições Denarium pode tirar disso. Uma, é que dinheiro não compra nem 30% dos votos quando o candidato não convence, e o cabo eleitoral, sabendo disso, também, não faz muita questão que o "recado", o "alô" do candidato blefado chegue na ponta. Ele guarda pra ele.
Outra lição, cabo eleitoral mente. Mente para que o candidato endinheirado mentindo que ele está bem, que vai se eleger e, empolgado pela vaidade, solte mais grana que não vai chegar na ponta em forma de campanha.
O eleitor, Denarium, também, mente. E mente até para o pesquisador seja para o DataRabelo, DataZenith, Instituto Lotus ou para o Ipec-Ibope, porque ele acha que pode ser um teste para ver se ele vai cumprir o acordo depois que recebeu sua demanda.
Mais uma lição, governador: Marketeiro adora um segundo turno porque fatura mais. Então, tem muitos que mentem, enganam, iludem, hipnotizam com ilusionismos verbais os candidatos bamburrados de dinheiro, de "denarium", que apostam tudo para se elegerem.
Então, Denarium, era isso. Agora, se você tiver curiosidade, pergunte do Otaci se isso tudo que te falei aqui é verdade ou é mentira. Boa sorte.