00:00:00

OPINIÃO FORMADA

A denúncia de Heloísa Helena contra Romero Jucá no Conselho de Ética pelas traquinagens que lhe são atribuídas por jornais e revistas de circulação nacional não mereceu da imprensa macuxi uma linha sequer. E olha que Romero é a celebridade política de Roraima mais badalada no Congresso, líder governista e o primeiro e único ex-ministro de estado que o lavrado produziu.


No sal
A exemplo dos processos abertos pelo Ministério Público Federal e pelo Basa sobre acusações de desvio de dinheiro público e calote, não se trata de nenhum adversário político do senador Romero Jucá a denúncia feita ao Conselho de Ética do Senado sobre suas piruetas e estripulias divulgadas pela imprensa nacional e pelo Fontebrasil.
A senadora Heloísa Helena, do PSol, protocolou queixa contra Jucá por falta de decoro parlamentar.

Com açúcar
A denúncia de Heloísa Helena contra Romero Jucá no Conselho de Ética pelas traquinagens que lhe são atribuídas por jornais e revistas de circulação nacional não mereceu da imprensa macuxi uma linha sequer.
E olha que Romero é a celebridade política de Roraima mais badalada no Congresso, líder governista e o primeiro e único ex-ministro de estado que o lavrado produziu.

Sem moral
Nunca na história do país um presidente da República foi ameaçado de levar uma pisa, muito menos um cascudo. As declarações dos senadores Arthur Virgílio e Heloísa Helena corroborada com o deputado ACM Neto mostram bem o tanto de moral e respeito que Lula tem da classe política.
Pelo o que se sabe, sua excelência rebateu as ameaças com doses de Chivas Regal.

Grampos
As ameaças dos parlamentares a Lula se deu pelo fato de que estão sendo monitorados através de escutas clandestinas em seus telefones celulares e fixos, o tradicional grampo, coisa completamente desconhecida em Roraima, não é?

Ingerência
Diz a Constituição brasileira, já em seu artigo 2º: "São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário". Independentes, talvez. Harmônicos, cada vez menos. A crise política já tinha azedado as relações do Executivo com o Legislativo.
Agora, o Judiciário também entrou na guerra. Nunca se viu tantas ações do Congresso serem seguidamente revistas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As desavenças se acirraram entre os dois poderes e, nos últimos dias, cresceram as acusações de ingerência indevida do Judiciário no Legislativo.

Ingerência 2
Presidido por um político - o gaúcho Nelson Jobim foi deputado federal pelo PMDB, ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso e é ainda hoje um dos nomes cotados como possível candidato peemedebista na campanha do ano que vem -, o STF acabou no centro da atual crise política.
Para a cientista política Lúcia Hippolito "a Suprema Corte é constitucional, mas é também política. Não há a princípio problema nisso. O problema é que, se a situação extrapola, o STF vira uma espécie de casa revisora. Um terceiro turno das decisões do Congresso", afirma. Ou seja, se o que está acontecendo virar regra, a palavra final para decisões de parlamentares pode passar a ser dada por magistrados.

Conluio
O Supremo interferiu várias vezes no processo de cassação dos deputados envolvidos com o esquema do mensalão. O caso do deputado José Dirceu (PT-SP) é o mais emblemático. Há duas semanas, o Conselho de Ética tenta julgar a cassação de Dirceu. Mas esbarra em um revés atrás de outro, vindos do Supremo.
A última vitória do deputado petista, assinada pelo ministro Eros Grau, alertou os integrantes do conselho em particular. Na última segunda, irritados com a obrigatoriedade de votar novamente o texto que pedia a cassação do deputado, já aprovado por 13 a 1, os integrantes do Conselho de Ética desferiram as mais duras críticas até agora contra o STF. Lançaram até a suspeita de que Eros Grau, nomeado pelo presidente Lula para o cargo, estaria de conluio para favorecer Dirceu.

No ringue
A IV Cúpula das Américas, que começa amanhã no balneário argentino de Mar del Plata, será cenário de um duelo entre os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e dos EUA, George W. Bush. Negociadores americanos querem que o texto traga uma forte defesa do projeto de criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e da necessidade de consolidar a democracia na região - uma clara alfinetada em Chávez.
Já diplomatas venezuelanos não aceitam referências à Alca e questionam as intenções dos EUA ao insistirem em se referir à democracia.
Chávez mandou a Bush um recado que terá uma reação imediata se o presidente americano questionar a democracia em seu país: "Se Bush tiver a idéia de dizer isso (que não sou um democrata), terá uma resposta imediata, porque este povo não aceitará ser atropelado nem pelo tirano mais tirano do mundo".

Entrevista
É boa a notícia de que Lula topou ir ao "Roda Viva", após três anos de convites. Mas deveria imitar FH, que, em suas quatro idas lá, deu entrevistas ao vivo.
A de Lula será gravada.

Haja saco
George Bush falará para platéia selecionada em Brasília. Nesta palestra que ocorre domingo, a ordem é para que todos os convidados cheguem três horas antes de Bush falar. Bom, tem gosto para tudo. Até esperar três horas para ouvir Bush falar... 

Biorítmo
Para manter o equilíbrio do biorítmo órgão de defesa do patrimônio público de Roraima atua a passos de lebre em certos assuntos e de cágados noutros. Enquanto isso, os beija-flores continuam a bater alegremente suas asinhas e o lixo faz fortuna e caixa 2.

Perguntinha:
Quem ensinou ao agente Roberto de Lima e Silva, que matou com um tiro na cabeça o pedreiro César Augusto, algemado dentro de uma viatura da Polícia Civil, que durante operação revólver se guarda entre as pernas?

Perguntinha 2:
Desde quando Polícia atende vontade de preso?

"Senhores"
Ulisses Guimarães ficou conhecido como "senhor diretas" pela luta que travou para que o Brasil voltasse já em 1985 a ter eleições abertas para presidente da República.
Hollywood produziu o fenomenal "O senhor dos anéis". Mais recente, o mesmo estúdio filmou "O senhor das Armas", com Nicolas Cage.
Pra não ficar de fora, Ottomar Pinto lança "O senhor dragagem" produção que será veiculada durante a campanha do ano que vem.

Ensinando vencedores

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA