- 07 de novembro de 2024
Marlen Lima
m[email protected]
Brasília - Como antecipou a coluna Opinião Formada, edição de 18/10, o senador Romero Jucá emplacou mais uma indicação sua no governo Lula. Aniceto Wanderley, que é irmão do deputado estadual Célio Wanderley (PSL), assumiu a presidência da Boa Vista Energia. Ele tomou posse ontem à noite.
A vaga do antecessor de Aniceto era do PTB, cota em que o presidente regional do partido, deputado federal Pastor Frankembergen indicou Carlos Andrade. Mas este não ficará sem emprego. Segundo o deputado numa conversa com o ministro Jaques Vagner ficou acertado que Andrade assumirá a Diretoria Financeira da Boa Vista Energia.
Pastor destaca que não vê como derrota em ter tido um indicado seu substituído por alguém indicado pelo senador Jucá. Segundo ele, "ao contrário do que alguns dizem, eu não fiz acordo nenhum com Jucá e minha indicação foi discutida diretamente com o governo".
O deputado ressalta ainda que é natural que na Boa Vista Energia tenha sido empossado alguém ligado ao PMDB, "já que o partido está tomando toda as vagas dos ministérios que lhe são de direito, isso faz parte do processo político", disse Frankembergen.
Quem de tabela ganha politicamente com essa indicação de Jucá para Aniceto presidir a Boa Vista Energia é Flamarion Portela (PSC). O indicado foi secretário do seu governo, e como o governador cassado faz parte dos aliados de Jucá, basta saber agora como fica a posição do deputado Célio que é da turma do governador Ottomar Pinto (PSDB).
Ensinando vencedores