- 07 de novembro de 2024
Brasília - Em novembro deste ano está sendo agendada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, por meio da sua Câmara Brasil/Venezuela um encontro entre o parlamento brasileiro e daquele país.
O deputado federal Chico Rodrigues (PFL), presidente dessa Câmara Brasil/Venezuela no Congresso Nacional, é quem estará viajando para Venezuela, em novembro, e informa que o governo federal não tem cumprido com sua parte nos acordos que foram acertados entre os dois paises em relação ao processo de estruturação da fronteira de Pacaraima com Santa Elena de Uairém. "E já até sei o quanto vou ouvir por parte dos venezuelanos, reclamando do que o Brasil não tem cumprido".
Chico é enfático quando afirma que o governo federal tem sido irresponsável e indolente com o governo venezuelano, "já que do lado deles tudo foi feito como combinado, quando o sistema alfandegário deles está funcionando 100%, modernizado e estruturado, mas do nosso lado nos falta tudo, desde estrutura física como pessoal".
A reunião entre o representante do parlamento brasileiro deverá acontecer até o dia 20 de novembro, deste ano, "quando vou me encontrar com o presidente do Congresso Venezuelano, deputado Nicolas Maduro Moros e com mais alguns membros Comissão do Parlamento da Câmara Venezuela/Brasil", disse Chico Rodrigues.
O assunto em pauta será o mesmo que vem sendo discutido há anos, a falta de empenho do governo brasileiro em melhorar as ações alfandegárias entre o País e a Venezuela, "que são problemas vividos hoje e que causam enormes transtornos, tanto para venezuelanos, mas principalmente para o lado brasileiro", afirma Chico, "e isso tudo por falta de comprometimento por parte do governo brasileiro".
O governo federal tem contribuído para que os negócios com a Venezuela não possam ser ampliados, "pois o Brasil quer ampliar, mas não investe e não tem estrutura para isso, e vamos fazer uma pressão para que esse quadro mude", afirmou Chico Rodrigues.
Para tanto, Chico diz que será encaminhado ao presidente da Câmara, deputado federal Aldo Rebelo (PCdB/SP), "um documento oficial com os relatórios tanto do nosso lado como do lado venezuelano solicitando providencias necessárias para o comércio entre os dois países", assegura o parlamentar.
Esse documento será também entregue para todos os órgãos competentes do Brasil, "para possam alertar ao presidente Lula, da necessidade de estreitar mais os laços comerciais com a Venezuela, porque o Brasil está devendo muito mais do que o governo da Venezuela", alerta Chico.
Ainda nesse encontro que Chico terá com os parlamentares venezuelanos será discutida a criação de uma agenda para o início do ano que vem, quando agentes tanto de um país como de outro estarão se reunindo no Brasil e na Venezuela. "O que pode acontecer em fevereiro de 2006, onde o Itamaraty e outros órgãos federais brasileiro participarão dessa discussão, e o que se quer é reverter esse quadro".