- 07 de novembro de 2024
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) comunicou ao Plenário ter enviado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, uma denúncia contra funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Roraima, que estariam tratando de maneira desumana e arrogante moradores que estão sendo desalojados da 35ª reserva indígena criada naquele estado.
A reserva, localizada nas fronteiras entre o Brasil, a Venezuela e Guiana, foi recentemente demarcada por força de decreto do governo federal, contrariando, segundo frisou o senador, orientação de uma comissão temporária criada pelo Senado, da qual foi presidente.
Na comissão, o senador argumentava que a área útil para exploração econômica em Roraima é pequena em relação à quantidade de reservas florestais e indígenas ali implantadas. Mozarildo ressaltou que esteve recentemente no município de Uiramutã, onde recebeu o título de cidadão honorário e também muitas queixas de moradores de um povoado anexado à reserva, todas relatando o mau tratamento que lhes é dispensado pelos funcionários da Funai.
-Houve até denúncias de incêndios em áreas da Igreja Católica local, provocados por pessoas encapuzadas - disse o senador, acrescentando que os funcionários da Funai mentem, "culpando os políticos de Roraima pelas demarcações".
Fontebrasil - A informação que forma opinião