- 07 de novembro de 2024
O Tribunal de Justiça de Roraima, realiza no dia 26 de outubro deste ano, às 10h, na Sala de Sessões do Palácio da Justiça, palestra com o tema "Juizado Informal de Conciliação na Vara de Família", a ser ministrada pela juíza de direito Márcia Alves do Rego, da Comarca de Campos dos Goytacazes - RJ.
A idéia da palestra é mostrar aos juízes e desembargadores de Roraima as experiências vividas na Comarca de Campos desde a implantação dessa modalidade de Juizado naquela localidade, bem como os resultados obtidos com vistas à implantação do mesmo na comarca de Boa Vista.
Na Comarca de Campos de Goytacazes no dia 20 de julho de 2004, foi instalado o Juizado Especial de Família, fruto de um convênio firmado entre o Tribunal de Justiça do Rio e a Faculdade de Direito de Campos dos Goytacazes. O funcionamento possibilita que alunos do 7o período em diante do curso de Direito, realizem audiências de conciliação servindo-lhes como aproveitamento para a disciplina de Prática Forense, ficando para os magistrados apenas os processos em que não houver acordo entre os casais.
De acordo com a juíza Márcia Alves, para a implantação e o sucesso do projeto foi necessário um trabalho de conscientização junto aos advogados, Defensoria Pública e Ministério Público. "Os resultados foram contagiantes, resultando no alívio da pauta de audiência, além de agilizar o andamento dos processos proporcionando aos jurisdicionados um resultado imediato para suas pretensões", afirmou a magistrada.
A Comarca de Boa Vista, conta com duas Varas de Família - 1a e 7a Varas Cíveis - que juntas possuem cerca de 5 mil processos e uma pauta de audiências que está preenchida até dezembro de 2005 na 7a Vara, e até maio de 2006 na 1a Vara. Com a implantação do Juizado de Família, muitos desses processos poderiam ser atendidos com maior brevidade, pondo fim às lides de maneira rápida e eficiente, à exemplo da Comarca de Campos.
A Escola de Dança Cristina Rocha trará este mês para Boa Vista uma das mais conceituadas bailarinas clássicas do Brasil: DUDA BRÁZ, esta que em 2003 lotou o Iate Club de Boa Vista com sua apresentação no Ballet Giselle. Mais uma vez em parceria com a escola, estará em Roraima; desta vez, para ministrar um curso de aperfeiçoamento técnico para o corpo de baile da Escola de Dança Cristina Rocha e alunas.
"A nossa proposta é dar chance e aperfeiçoar os bailarinos que aqui residem, e que por variados fatores não podem destacar-se aos grandes centros para se reciclarem e compartilharem de grandes personalidades da dança, como é DUDA BRÁZ, além do que, uma bailarina como Duda, ao visitar nossa terra levará para onde for a certeza do trabalho que nós desempenhamos aqui, e conhecerá nosso valor através de nossos talentos da dança", explica Cristina Rocha.
O curso se realizará na cede da escola de dança Cristina Rocha, e terá inicio no dia 25 até o dia 29 de outubro. Como encerramento Duda fará uma de suas premiadas apresentações, em exclusividades para os participantes.
Duda Braz é formada pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo, integrante da Raça Cia. De Dança; premiada como bailarina revelação em vários festivais nacionais e internacionais: Joinville, São Paulo, Campos do Jordão, Rio de Janeiro, Argentina, Uruguai, Paraguai, França, EUA, além de participar como bailarina, convidada e júri dos mais importantes festivais nacionais.
No exterior Duda Braz já dançou em 7º Masako Ohya W. Ballet - Osaka. Japão; Noite de Galas - Tóquio e Osaka.Japão; Danza Nueva - Lima. Peru, 2º Nureyev-NIBC - Budapest.Hungria e I Interdanza - Assunção.Paraguai. Recentemente esteve em tournée com Raça Cia. De Dança, em Roma e Sicília- Ítalia.
A Escola de Dança Cristina Rocha tem como patrocinadores o Hotel Baruudada. Em especial a pessoa do Senhor Paulo Barrudada, por sua sensibilidade com os principais eventos culturais ocorrentes em Boa Vista.
Fontebrasil - Jornalismo inteligente