00:00:00

Setrabes vai executar Programa de Inclusão Digital

A Secretária Marluce Pinto assinou na manhã de ontem um convênio para a execução de mais um programa social a ser coordenado pela Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes), a Inclusão Digital para pessoas de baixa renda.


A Secretária Marluce Pinto assinou na manhã de ontem um convênio para a execução de mais um programa social a ser coordenado pela Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes), a Inclusão Digital para pessoas de baixa renda.
O Programa foi criado em parceria com o Serviço Nacional Aprendizagem Comercial (Senac) e a Secretaria de Estado da Gestão Estratégica e Administração (Segad).
O Secretário de Administração Luciano Moreira apresentou o Programa à imprensa. Ele esclareceu que o Programa Inclusão Digital foi baseado nas premissas de que a educação tecnológica é um dos mais importantes fatores da sociedade, sendo que o exercício da cidadania é amplamente facilitado com a Inclusão Digital.
O objetivo do Programa é oferecer a oportunidade a jovens e adultos carentes, familiarizá-los com os equipamentos de computação e recursos de informática, contribuir para a garantia de emprego, democratizar a computação e contribuir para a integração do Estado com o resto do país.
Visando este objetivo, foi firmada a parceria com o Senac, que tem experiência comprovada na realização de programas sociais e educacionais e também com a Setrabes, que vem inovando as políticas e as práticas de promoção social.
O programa de inclusão digital vai beneficiar jovens e adultos de 16 a 30 anos e que sejam pessoas socialmente carentes. Serão utilizados com instrumentos: a Carreta da Inclusão Digital, que vai percorrer de forma itinerante, os bairros da capital e municípios do Interior. A carreta vai contar em sua estrutura com 21 computadores.
Também será utilizada a estrutura da Escola de Governo de Roraima, antigo CEIA (Centro de Informática Aplicada) de forma permanente. Serão utilizadas três salas com 20 computadores, que serão utilizadas pelos alunos das 8h as 18h e cinco salas com 20 computadores, das 18h as 22h.  Os alunos utilizarão como recursos: Datashow, apostilas Windows XP e Word 2003, Retroprojetor e quadro branco.
O curso terá duração de 20 horas, distribuídas em dez sessões diárias de duas horas. As turmas serão realizadas das 8h às 22h, com aulas ministradas por instrutores do Senac. O curso é gratuito e o Certificado será emitido pelo Senac e pela Escola de Governo de Roraima.
A Inclusão Digital será ofertada a 450 alunos por mês, para a carreta e 1.050 para a Escola de Governo, sendo 450 alunos para estudar durante o dia e 600 no período noturno. O Programa será lançado no dia 07 de novembro no bairro Pintolândia, em local a ser definido pelos representantes dos órgãos parceiros.
A Secretária Marluce Pinto disse estar muito feliz com mais um Programa a ser coordenado pela Setrabes. Ela estará se reunindo com técnicos da Secretaria nos próximos dias para definir o processo de seleção dos primeiros alunos a participarem da primeira turma do curso.
"Temos vários Programas voltados para a as comunidades mais carentes e a Inclusão Digital é essencial para aquelas pessoas que não tiveram oportunidade de participar de um curso. Tenho certeza de vamos estar valorizando a nossa sociedade mais ainda com este Programa" disse.
 

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA