- 07 de novembro de 2024
Luiz Valério
Colaborador do Fontebrasil
[email protected]
O governador Ottomar Pinto (PSDB) confirmou esta tarde, em entrevista ao Fontebrasil, que o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) é o seu candidato ao Senado nas eleições do próximo ano. Apesar de reconhecer que o deputado federal Chico Rodrigues (PFL) é "um político brilhante e que tem o direito de definir o seu rumo político", Ottomar disse que é Mozarildo quem deverá ter o seu apoio no pleito de 2006. O governador lembrou que Rodrigues tinha um compromisso prévio firmado com ele e que resolveu mudar de posição. Ele diz respeita a opção do parlamentar.
O acordo firmado com Mozarildo Cavalcanti para que tenha o apoio de Ottomar Pinto à sua recondução ao Senado Federal passa pela incorporação do que o governador chama de "grupo regional" às fileiras que defendem a sua reeleição ao Palácio Senador Hélio Campos. Desse grupo fazem parte o ex-governador Neudo Campos (PP), o senador Augusto Botelho (PDT), que também já demonstrou interesse em sair candidato ao governo, o deputado federal Rodolfo Pereira, que a princípio também defende uma terceira via, e o advogado Alcides Lima.
Porém, o governador afirma que ainda há tempo de se chegar a um consenso com Chico Rodrigues até as convenções. "Ainda temos tempo", registra. "O importante é que o grupo se mantenha coeso, que seja mantida a unidade", registra. Mas pela forma como se reportou sobre a decisão de anunciar a sua candidatura ao Senado, Ottomar Pinto não demonstrou muita satisfação com a quebra do acordo previamente firmado entre ele Chico Rodrigues.
Deputados estaduais não acreditam em racha
A base de sustentação do governador Ottomar Pinto na Assembléia Legislativa considera ser um direito do deputado Chico Rodrigues almejar sair candidato ao Senado, mas considera que ainda poderá haver reversão no seu posicionamento. Os parlamentares ouvidos pelo Fontebrasil se mostram divididos quando à possibilidade de que possa haver um racha no grupo do governador em decorrência da decisão de Rodrigues de se lançar candidato ao Senado.
O deputado Chico Guerra (PSDB) diz considerar "justa" a pretensão do parlamentar pefelista, mas entende que a situação política do senador Mozarildo Cavaltanti "é melhor". Na visão de Guerra, a colocação da candidatura de Rodrigues ao Senado pode resultar na desagregação do grupo político que apóia Ottomar Pinto. Porém, prevê que se o deputado não conseguir um desempenho satisfatório não irá levar adiante o seu projeto de sair candidato a senador.
O presidente da Assembléia Legislativa, Mecias de Jesus (PL), não quis entrar no eixo da discussão. Questionado pela reportagem do Fonte sobre qual a sua opinião sobre a atitude de Chico Rodrigues, ele disse apenas que "acha o deputado Chico Rodrigues uma excelente pessoa". Nada mais que isso.
O vice-líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ferreira, observa que Ottomar Pinto tem reiterado que o seu candidato ao Senador é Mozarildo Cavalcanti. "Mas evidente que o deputado Chico Rodrigues tem todo o direito de pleitear a sua candidatura", afirma. Ferreira não acredita que a mudança de posicionamento de Rodrigues possa causar grandes abalos no grupo político de Ottomar.
Esse é o mesmo pensamento da deputada Marília Pinto, líder do governo na Assembléia, para quem Chico Rodrigues "sempre foi grande parceiro dos sucessivos governos de Ottomar Pinto". Ela lembrou que existia um acordo anterior do parlamentar com o governador, mas acredita que ainda há tempo para contornar a situação. "Ainda há muito tempo para definições. Esse é um momento de discussão", frisa. Ela diz não acreditar na possibilidade de racha no grupo político do seu pai.