00:00:00

OPINIÃO FORMADA

Aniversário do estado de Roraima, a Opinião Formada reúne mensagens de autoridades pela passagem da data. Do Fontebrasil, desejamos ao povo roraimense a certeza de que o crescimento do estado depende, principalmente, de suas ações em acreditar na formação de uma sociedade melhor e mais justa para os nossos filhos.


Ao completar 17 anos de criação, Roraima tem muito o que comemorar. O Estado está completamente institucionalizado e caminhando a passos largos para o desenvolvimento.
A presença de um Poder Judiciário moderno, célere e independente faz de Roraima uma referência positiva no cenário nacional.
Neste dia 05 de outubro renovamos nossos protestos de que Roraima prossiga sua caminhada, com toda a força e exuberância de um Estado jovem, preocupado com políticas que venham em favor do crescimento econômico e social, satisfazendo os interesses de seu povo. 

Des. Mauro Campello
Pres. do Tribunal de Justiça de Roraima

RORAIMA 2005
Não foi a distância, não foi o isolamento, não foram as adversidades naturais que nos fizeram desistir. O povo de Roraima já provou que é forte, que sabe lutar e que persevera. Também não serão o preconceito e a falta de sensibilidade do governo federal que nos farão renunciar ao direito de fazer desta terra o cenário dos nossos sonhos, dos sonhos dos nossos filhos e dos nossos netos. Em um futuro não muito distante o país verá Roraima como viram os antepassados que para cá vieram apenas com a coragem e a esperança. E que fincaram a bandeira e defenderam nosso direito de também ser brasileiros. Os roraimenses do passado merecem o nosso tributo. Os de agora, a nossa fé. Roraima está de parabéns.

Almir Sá
Deputado Federal

CURSO VENCER

Parabéns, Roraima! Pelos vencedores que escrevem a tua história.

 

Parabéns Roraima!
Aos 17 anos nasceu com a esperança de um povo que deslumbrava um horizonte cheio de perspectiva, principalmente o do desenvolvimento sócio-econômico. Hoje essas metas ainda não foram alcançadas em sua plenitude. Mas nós acreditamos em Deus em primeiro lugar, e nas pessoas que verdadeiramente tem compromisso com o bem-estar social de um povo tão sofrido. Sofrido, porém persistente. Não percamos as esperanças, prossigamos lutando.
Parabéns aos roraimenses e a todos aqueles que escolheram Roraima para viver. Deus abençôe nosso Estado.

Pastor Frankembergen
Deputado Federal / PTB - RR

O Estado de Roraima completa mais um ano de criação, ainda carente de um
plano de desenvolvimento consistente, capaz de melhorar a vida das pessoas,
com mais empregos e divisão de renda. A sociedade roraimense tem, apesar das
adversidades, que comemorar esta data e ter a visão de que precisa estar
focada em traçar um futuro mais próspero para as próximas gerações. Parabéns
ao nosso POVO.

Raul Lima
Deputado Estadual

"Para ter compromisso é preciso amar, viver e criar seus filhos em Roraima. Parabéns para o meu Estado".  Rodolfo Pereira Deputado Federal

 

Parabéns Roraima, pelo seu povo trabalhador, que confia no progresso e que todos os dias ajuda a contruir um estado melhor e mais justo para as próximas gerações.

Suely Campos
Deputada Federal

 

 

Há 17 anos atrás, no bojo das discussões alimentadas pela Assembléia Nacional Constituinte de 1988, surge o Estado de Roraima, antes apenas território. De lá para cá muito se construiu. Pelas mãos de seu bravo e obreiro povo, Roraima se firmou como um Estado que busca, permanentemente, erguer sua economia e fornecer dignidade aos seus habitantes.
Os problemas ligados à posse da terra, ao relativo isolamento geográfico, à insuficiência de recursos públicos, bem como problemas associados à demarcações de terras indígenas são apenas alguns dos obstáculos que o povo de Roraima têm enfrentando com altaneira serenidade.
Presto minhas homenagens, por ocasião deste 17º aniversário de Roraima, ao nosso povo. A cada uma das pessoas que, a cada dia, trabalham na construção de um Estado mais humano e mais cristão.
Parabéns ao povo do nosso Estado de Roraima!

Augusto Botelho
Senador

 

Projeto vira realidade
Quando exercia o cargo de deputado federal, Mozarildo Cavalcanti, apresentou na Câmara Federal, o Projeto de Lei Complementar de nº 56, de 1983, que criava o Estado de Roraima. Boa Vista, ficou sendo a capital e os limites do antigo Território, seria o mesmo para o novo estado da federação.
Em sua justificativa, Mozarildo defendia que existia a uma boa infra-estrutura, com a implantação de agências bancárias, o comércio estava crescendo, as empresas de economia mista do Governo do Estado estavam sendo criadas, um sistema viário composto por três rodovias federais que ligavam o Território com Manaus, e com os países vizinhos Guiana e Venezuela.
Para ele não dava para entender que o povo do Território, naquela época constituído de várias gerações que tinha nascido aqui ou que para cá vieram e escolheram para morar, ficassem tutelado ou governado por alienígenas que era enviado pelo governo federal.
Para o senador Mozarildo,  Roraima completa 17 anos de sua transformação, passando por dificuldades em duas situações essenciais para o seu desenvolvimento, às questões fundiária e indígena. Ele culpa governo federal por  todos esses conflitos, pois o presidente Lula, tinha nas mãos dois relatórios das Comissões Externas do Senado e da Câmara, que analisaram a fundo a demarcação da área Raposa Serra do Sol e  não deu a mínima para o que foi apresentado.
O senador acredita muito que o estado venha se desenvolver, mesmo sem o apoio da esfera federal, já que existem pessoas trabalhadoras e honestas, que buscam de todas as formas investir, gerando emprego e renda. " Não podemos perder essa batalha tão desumana, e o povo de Roraima está consciente disso e vai lutar por esse direito que lhe pertence", afirmou.
Em seu discurso do dia 10 de junho de 1983, na Câmara Federal, Mozarildo, afirmava já naquela época que era urgente essa transformação e já tardia com única forma de acelerar o desenvolvimento com liberdade. Era uma aspiração do seu povo, é um imperativo democrático, para contabilizar e integrar os habitantes daquela Unidade da Federação ao restante do povo brasileiro, que já viviam no clima da democracia quase plena.
O senador conclama as classes produtoras, entidades de classes, estudantes, indígenas, política, sindicatos, profissionais liberais a se unirem com um único objetivo de discutirem e buscarem uma alternativa  ao fortalecimento da economia local, já que não há por parte do Governo Federal nenhum interesse de investimentos para Roraima.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA