- 07 de novembro de 2024
A maior favela de São Paulo foi escolhida pelo Governo Federal para o lançamento do projeto "Agente Cultura Viva", uma parceria entre os ministérios do Trabalho e da Cultura. Em Heliópolis, cerca de 500 jovens poderão a chance de participar de cursos de capacitação e receber uma bolsa de estudos.
A ação faz parte do programa "Cultura Viva", do Ministério da Cultura, que já vem sendo realizado nos "Pontos de Cultura". A novidade é a liberação das verbas para a formação de 50 mil jovens do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego em mil "Pontos de Cultura" de todo o Brasil, até dezembro de 2006. As atividades terão início em novembro.
Para participar, o jovem deve ter entre 16 e 24 anos, possuir renda per capita familiar igual ou inferior a meio salário mínimo, nunca ter trabalhado com carteira assinada e estar cursando o ensino fundamental ou médio. Nos seis meses em que participarão dos cursos de qualificação, os alunos vão receber uma bolsa mensal de R$ 150. Em contrapartida, prestarão trabalho voluntário, de 6 a 10 horas por semana.
A capacitação específica dos futuros agentes culturais é definida pelo "Ponto de Cultura".