- 07 de novembro de 2024
Luiz Valério
Colaborador do Fontebrasil
O desembargador Robério Nunes dos Anjos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), disse na tarde desta sexta-feira, 30, que só será possível ter um panorama da nova situação partidária no Estado, depois que os candidatos e novos filiados comunicarem ao órgão eleitoral, ao longo deste sábado, a sua desfiliação do partido ou filiação em uma nova sigla. O processo de filiação e desfiliação ocorreu durante toda a sexta-feira, último dia estabelecido pela Justiça Eleitoral.
Os cartórios eleitorais estarão funcionando durante todo o dia 1º de outubro para receber o comunicado dos novos filiados e registrar as ocorrências de desligamento dos partidos por determinação do corregedor do TRE, desembargador Almiro Padilha, que publicou portaria neste sentido.
Robério Nunes afirmou também que possíveis irregularidades, se houverem, só poderão ser detectadas, após feita a comunicação das novas acomodações partidárias pelos próprios candidatos à Justiça Eleitoral. Aqueles que deixarem de fazer o comunicado da mudança de partido, perderá o prazo, que é somente durante este sábado, e ficará impedido de se candidatar para o próximo pleito.
Enquanto isso, as agremiações partidárias terão até o dia 10 de outubro para entregar suas relações de nomes ao TRE. Caso conste o nome de algum filiado que não tenha feito o comunicado individual ao órgão eleitoral, este não poderá concorrer nas próximas eleições.